Migrar do Windows para o linux

Boa noite pessoal.

Eu quero migrar do Windows para o linux de vez, não quero fazer dual boot, quero excluir o windows e ir para o linux, eu vi algumas coisas como pegar todos os arquivos e jogar num HD Externo depois instalar o linux num Pendrive, e dar boot, mas fiquei um pouco confuso.

Sobre qual linux eu vou instalar gostaria de instalar o Ubuntu 20.4 LTS com interface gráfica que seja customizável igual nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=h-FsG-QpgfI

Talvez isso não seja possível, me desculpe se estiver falando bobagem

Não uso o Oficce da Microsoft e 99% dos meus programas são Multiplataforma.

Eu não tenho experiêcia nenhuma com linux.

Eu gostaria de migrar por problemas de performance com windows, para aprender a usar o linux, porque todas as clouds (AWS, GCP, Azure, etc…) usam linux e geralmente é Ubuntu 20.4 LTS, e também porque eu sou programador Javascript, Node, React/React Native, uso Docker e essas coisas não estão funcionando bem no Windows.

Como eu faço essa migração (Passo a passo) de forma que todos os meus arquivos sejam migrados pro linux e os programas eu instalo tudo de novo.

Obrigado pela ajuda!

2 curtidas

se quiser uar o KDE, como apontou no link, venha neste link → Ubuntu flavours | Ubuntu e seleciona o Kubuntu (KDE Ubuntu). Se quiser o Gnome padrão, é nesta tela que vc mostrou msm.

Recomendo baixar versões LTS, pois são mais estáveis e possuem suporte estendido, comparado às point releases.
Após baixar a iso, use um programa de pendrive bootável, como o:

Vc abre o balena, seleciona como arquivo a “.iso” a qual baixou e seleciona o seu pendrive. Ao terminar, reinicie, abra a bios e configure uma destas opções:

BOOT Legacy → Antigo, não recomendo…
BOOT Uefi / Secure Boot desligado → Atual, recomendo :+1:

Após isso, saia da BIOS e entre no Boot Manager (pode ser com f9, f12, etc… basta Googlar a tecla da sua fabricante). Selecione seu pendrive, que pode ser: UEFI: <nome_do_pendrive>. Aparecerá um menu chamado GRUB, dê enter na primeira opção.
Depois é so seguir a instalação, o instalador irá te ajudar :slight_smile:

Saiba mais em:

3 curtidas

Boas vindas ao fórum :wave:
Então, é bem de boa o processo e, como você quer usar o Ubuntu com a interface Plasma, já existe uma distribuição, referida também como “distro”, que é o Ubuntu já com o KDE Plasma que é o Kubuntu.

Você precisará de um pendrive sobrando, a ISO da distro e um programa para criar o pendrive de boot.

Existem N vídeos na internet ensinando a instalar o Ubuntu e seus flavours (Kubuntu, Lubuntu, Xubuntu, etc), mas acho que esse do Dio já é de boa ajuda:

Links úteis:

balenaEtcher - Flash OS images to SD cards & USB drives

Adicionando também o vídeo do Professor Juliano Ramos por ser mais recente e muito bom para novatos: Saia do Windows para o Ubuntu Linux - YouTube

4 curtidas

Valeu pela ajuda vou fazer o que você disse já entrei no site e estou baixando o arquivo.iso, vou marcar como resolvido ainda hoje no kubuntu, “Googlar” kkk, genial.

2 curtidas

@JG22 Valeu pela ajuda, o forúm é top, vou assistir a esse vídeo, tmj

3 curtidas

@Daniel_Vinicius conseguiu?

Eu ainda estou fazendo backup

1 curtida

Daniel, pelo que entendi, você tem um computador só com Windows. Certo? Recomendo pôr os dados da máquina para o pessoal experimentado aqui avaliar se é hardware com algum problema de compatibilidade com distros de Linux. Também recomendo testar a distro de sua preferência (no caso, o Kubuntu) e mesmo outras em sessão live ou instalada em teste mesmo. Deixe para apagar o Windows só depois de testar, OK?

4 curtidas

Boa recomendação. Essa é a maneira mais segura pra se começar.
@Daniel_Vinicius, boa escolha de distro. O Ubuntu tem uma documentação muito boa, além de muito material de qualidade espalhado pela internet.
E antes que eu esqueça, seja muito bem-vindo ao mundo Linux e a este fórum.

3 curtidas

@Daniel_Vinicius Já esta no Kubuntu?

1 curtida

Já, mas algumas coisas não funcionam, o touchpad e o extensor de portas USB não funcionam.

Ontem quando tava instalando fiz cagada, tinha esquecido de usar o balena ai bugou tudo ai usei e funcionou

Já apaguei, kkk, mas valeu pela recomendação, você estava certo, teve problema de compatibilidade de hardware com o touchpad e com o extensor de portas USB, e também não consigo setar como padrão Extender para direita pq uso 2 monitores toda vez que dá boot tenho que ir em configurações e colocar isso.

1 curtida

Valeu @msteles, tmj!

1 curtida

Creio que seja possível sim. Mas talvez seja mais interessante que você abra um novo tópico com as novas perguntas. Aí fica mais fácil de chamar a atenção de alguém que possa ajudar. :wink:

Ok vou fazer isso

2 curtidas