Migrar do Ubuntu LTS 24.04 para o 26.04, é seguro? sem formatar?

Usava outra distro nos meus PCs. mas ontem mudei tudo para Ubuntu 24.04.3.
E configurei tudo do jeito que eu queria. pesquisei no google gemini sobre isso e ela me disse que e possivel fazer isso sem formatar. Pois nao queria formatar meus PCs novamente e ter que fazer tudo outra vez. formatar da um pouco de trabalho sabe? por mim eu ficava no Ubuntu 24.04 ate encerrar o suporte ESM (ativei o Ubuntu Pro). queria um feedback de voces quanto a isso. no meu PC por exemplo, eu tenho configuracao no arquivo do GRUB, vou perder essa configuracao?

Eu acho que pra ir de uma versão do Ubuntu dois anos a frente, você terá que formatar. Versões LTS são mais estáveis e tem suporte maior do que as intermediárias. O Ubuntu 24.04 é uma LTS que tem suporte até 2029 e versão “Pro” tem 12 anos. Você tera tempo de testa-lá.

Sim. Pois é!
O Google Gemini me disse que eu poderia fazer esse upgrade sem formatar.
Que nao haveria problema nenhum. exeto de fazer backup dos arquivos e desabilitar os PPAs de terceiros. mas nao referi a versao intermediaria. e sim LTS. e ativar o ESM novamente no caso depois que o upgrade fosse concluido. mas como eu disse, eu nao queria formatar por um tempo. só se desse problema muito serio.
Veja só, as atualizacoes regulares vao ate 2029. o ESM vai ate 2034.

Podê você pode se vai funcionar é outra estória
Uma coisa que pode ajudar é instalar com a HOME separada dai se der ruim VC formata preservando a HOME antiga e tenha backups mesmo assim Se não quiser perder tudo.

Tomando os devidos cuidados, é provável que não terá problemas.

@pvgrogerio as distros mais seguras para fazer upgrade de versão, são o TigerOS e o Zorin, quanto ao Ubuntu, o recomendado é esperar alguns meses depois do lançamento da versão LTS, depois usar o Timeshift, para ter um backup de segurança, daí então, executar a atualização.

1 curtida

@sparrow
Não sei fazer isso, instalar com a HOME separada. nunca fiz isso.
@Daigo
Eu sei, pelo que eu vi a .1 do Ubuntu 26.04 vai lançar em agosto. ja usei o ZORIN OS 18 Pro
e nao me adaptei muito bem. apesar de ela lembrar muito o Windows. Vou esperar um pouco antes de fazer o Upgrade.

Impressionante como após tantos anos com esse modelo de versionamento, a Canonical ainda não disponibilizou uma forma do usuário migrar entre versões.

Deveria ser “simples” sair da 25.04 para a 25.10, ou pular de LTS em LTS também, evitar esse tipo de dor de cabeça deveria ser o mínimo,

Olá!

Geralmente as distribuições possuem boas documentações sobre os procedimentos de upgrades. Porém o risco de algo dar errado sempre existe.

Pense assim se de der certo ótimo! mas caso ocorra um imprevisto você sempre deve manter um backup dos seus arquivos. Backup é vida! e ter pelo menos 2 backups em locais diferentes melhor ainda…

2 curtidas

Sobre o procedimento de Upgrade, espero que esses links te ajude:

Modo mais amigável:

Modo mais avançado:

1 curtida

Em abril, por isso a versão se chama 26.04: 26 é o ano e 04 é o mês de lançamento. Pessoalmente, recomendo aguardar até novembro, dezembro, por segurança.

Mas isso existe a anos já, eu mesmo já fiz essa atualização algumas vezes, sem problemas. Porém, cuidados com a segurança sempre serão necessários, pois algum problema pode ocorrer.

Por ex, no TigerOS, o Mita’i, desenvolvido pelo @Natanael.755, toma o máximo de cuidado possível, para evitar problemas durante a atualização, entretanto, nada é 100%.

1 curtida

resumindo:

1. nunca é 100% seguro, é preferivel instalar do zero
  2. faça becape antes, em qualquer hipótese de instalação
1 curtida

Outra instalação avançada com btrfs e snapshots para VC voltar facilmente para um ponto especifico se quebrar alguma coisa se caso seu update der ruim VC volta atrás facinho.

Aconselho VC treinar esss instalações avançadas em vms.

Salve, @pvgrogerio

Migrar do Ubuntu LTS 24.04 para o 26.04, é seguro? sem formatar?

Sim. É possível. É até fácil. É seguro, quando a gente sabe o que está fazendo.

Certe vez, comprovei que é seguro, até quando a gente não sabe o que está fazendo – conforme registrei aqui. – Pelo tanto de bobagem que escrevi naquela época, você vê que eu realmente não tinha muita noção do que estava fazendo.

O “aviso de upgrade” do LTS 24.04 para 26.04 deve aparecer no ano que vem – depois que o Ubuntu 26.04 LTS for lançado. – Então, bastará seguir os passos indicados no “aviso”.

Mas preste atenção. – Se o “aviso” falar em 24.10. ou 25.04, ou 25.10… não são edições LTS.

• Existe algum lugar, onde você pode configurar para ser “avisado” apenas quando sair nova edição LTS – pulando as edições intermediárias. – É provável que já esteja configurado assim. Tenho o Kubuntu 24.04 LTS instalado, e não recebi nenhum “aviso” oferecendo edições não-LTS.

Também é possível fazer “upgrade de versão” por comandos no Terminal, só que dá mais trabalho, é complicado, e precisa ler um pouco mais. – Fiz isso 2 ou 3 vezes, conforme registrei aqui, mas não recomendo.

«Isso lembra a velha piada do caubói que está cavalgando pela campina e ouve uma voz do céu que o manda ir para Abilene, em Abilene a voz o manda entrar no saloon, depois jogar na roleta e apostar todo o dinheiro no número 5, o caubói obedece, impressionado com a voz celeste, sai o 18 e a voz sussurra: Que pena, perdemos.» [“Número Zero”, Umberto Eco] :wink:

Vou explicar, só para dar uma ideia inicial. – Se você for mexer com isso, deverá pesquisar mais:

Sua “pasta pessoal” está em /home/APELIDO (= o nome-de-usuário que você escolheu).

Por exemplo, no meu caso, está em /home/flavio. – É ali que ficam suas configurações pessoais, em pastas ocultas e arquivos ocultos – cujos nomes começam por um ponto (“.”):

Também pode haver arquivos que você salvou ali, nas sub-pastas Documentos, Downloads, Imagens etc.

Se quiser preservar suas configurações e seus documentos, faça backup dessa pasta chamada “seu-nome-de-usuário”:

Para fazer isso, sua “pasta pessoal” não pode estar sendo usada. – Você terá de rodar uma sessão Live (Pendrive).

No meu caso, eu uso outra distro – pois tenho várias distros instaladas “em paralelo” (dualboot / multiboot). Para isso, prefiro usar o Midnight Commander (mc), que preserva todos os atributos, de todas as pastas e arquivos:

… e copio para alguma outra partição, que não será formatada.

Por exemplo, minha partição 11, que estava vazia (sem nenhuma distro instalada). – Copiei para ela a minha pasta /home/flavio do Fedora:

(Como pode ver, todas as minhas pastas pessoais estão em partições separadas das respectivas distros).

1 curtida

Obrigado pelas respostas pessoal!!
@frc_kde
Que aula!!! agradeço pela resposta.
E to vendo mesmo que eu vou ter que formatar se eu quiser usar a nova versao!!

1 curtida

Ola, pessoal!
Concluindo as respostas de voces, se eu pesquisei e de acordo com a minha pesquisa diz ser possivel fazer o upgrade sem formatar a maquina, o que dá um pouco de trabalho em deixar do jeito que eu quero. a propria cannonical incentiva a fazer esse upgrade sem formatar. mas nada que em um fim de semana tambem nao resolva a instalacao da nova versao e formatar o PC.
apesar que eu estou usando o Ubuntu 24.04.3 sem problema nenhum. so trava um pouco. mas eu desligo no botao de desligar do CPU.

Se alguém quiser fazer o upgrade de versão para a mais recente, mesmo que não seja a LTS é possível, usando o comando sudo do-release-upgrade. Contudo, é preciso alterar Prompt=normal em /etc/update-manager/release-upgrades. Após isso, é só executar o comando e seguir como for questionado.