Migrar de uma distro pra outra

Galera boa noite blz com vocês? Se eu fizer o backup no linux ubuntu, tem como eu restaurar no linux mint, mate, ou outras distri? E esse backup faz backup de tudo? todos os dados dos programas e tudo? Tem algum programa melhor, mais completo e eficaz?

Você pode fazer um backup dos seus arquivos e das configurações dos programas, mas os programas em si, vai precisar reinstalar, você pode usar o Deja-Dup pra isso.

1 curtida

Obrigado pela ajuda amigo, e pelas explicações, entendi

1 curtida

olá o melhor programa que eu conheço pra backups é o timeshift inclusive quando me da a louca de formatar a computador inteiro eu faço um backup do sistema inteiro assim caso eu me arrependa da mudança eu posso instalar o timeshift e voltar a distro anterior com todos os programas instalados assim eu não preciso fazer tudo de novo. no caso se vc usa ou pensa mudar para o linux mint saiba que esse programa já vem dentro do sistema. espero ter ajudado

1 curtida

Pow cara, vlw, mas esse programa restaura todos os programas apenas no sistema queue fiz o backup? tipo se eu fizer no linux ubuntu posso restaurar no linux mint?

intendi oque vc busca porém pode dar problemas de compatibilidade pois cada distro funciona de um jeito e tem também a questão da versão da distro ex: vc instalou o firefox no ubuntu 18.04 e depois você mudou para o manjaro. no caso o firefox não iria funcionar já que para o manjaro exige outro métodos de instalação então oque eu recomendo é formatar a distro com a home separada. assim mesmo que vc altere a distro as configurações do programa vai se manter (já que fica na home). assim vc só precisa baixar os seus programas e não vai precisar configurar.

1 curtida

Show, vlw bom dia amigo

Olá @MateusXD273 tudo beleza?

O DejaDup e o Timeshift são os dois programas mais simples de usar (porém muito bons) para fazer backup em desktops linux na minha opinião. Porém, os dois programas tem objetivos um pouco diferentes.

Timeshift: criar pontos de restauração do sistema operacional, na sua configuração padrão ele ignora arquivos dentro da “/home” ou seja, por padrão ele não protege os arquivos do usuário.

DejaDup: faz cópias incrementais dos arquivos do usuário incluindo as configurações de programa que estiverem dentro do seu “/home/usuario”, mas por padrão não guarda nenhuma informação do sistema operacional.

Nos dois casos o usuário pode configurar os programas para funcionar de forma diferente, mas isso resume como cada programa “entende” backup por padrão.

Lendo esse tópico, eu estou começando a achar que o que você quer fazer é por exemplo “restaurar” programas que você tinha em uma distribuição em outra para economizar tempo de instalação/download.

Se for realmente isto, sugiro não fazer. Cada distribuição possui um conjunto de pacotes único e ao tentar injetar à força um pacote/programa que veio de outra distribuição você pode simplesmente quebrar o sistema todo.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Você explanou várias linhas o que eu disse numa frase lá no começo do tópico…hehe

1 curtida