Migrando do Windows para Linux – Qual distro escolher? Meu hardware é compatível?

Olá pessoal!
Estou querendo migrar do Windows para o Linux, mas tenho zero experiência com qualquer distribuição. Gostaria de explorar o sistema, aprender e eventualmente usar como principal, mas ainda tenho dúvidas sobre qual distro seria ideal para iniciantes.
Também queria saber se o meu hardware é bem compatível com Linux. Seguem as informações do meu sistema atual:
Processador: Intel Core i7-7500U @ 2.70/2.90 GHz
RAM: 8 GB
Sistema: 64 bits
GPU: NVIDIA GeForce 940MX
Minhas perguntas são:
Qual distro vocês recomendam para quem está começando agora no Linux?
Meu hardware é tranquilo para rodar as principais distribuições?
A GPU 940MX tem bom suporte no Linux atualmente? Minha maquina é um notebook acer aspira 5, esqueci de mencionar.
Agradeço qualquer orientação!

1 curtida

Queria acrescentar mais uma pergunta: é possível fazer dual boot usando um HD externo? A ideia seria deixar o Windows no HD externo e o Linux no SSD interno.
Pode parecer uma dúvida boba já que mencionei “dual boot”, e eu entendo a função dele, mas não sei exatamente como esse processo funciona na prática.

Para o que você usa o sistema? Prefere algo mais estável ou maleável?

Bom, eu utilizo o notebook com bastante frequência, principalmente para tarefas simples, como assistir filmes, acompanhar lives e realizar atividades voltadas ao navegador. Ocasionalmente, jogo alguns títulos mais leves, já que utilizo o serviço de nuvem Boosteroid para games mais pesados.
De forma geral, eu diria que o ambiente ideal para mim é aquele que permita executar as tarefas do dia a dia e, eventualmente, baixar algum jogo leve.

Cara, se não se importar de ter as coisas mais atualizadas, pode testar o Debian ou alguma de suas variações.

Esse Debian é uma boa opção para usuários iniciantes? Você recomenda algum vídeo para que eu possa explorá-lo melhor? Até o momento, a única distribuição que pesquisei foi o Zorin OS, que foi a que mais chamou minha atenção.

No Linux cada Distro baseia-se em outra e tem algumas que são a fonte, o Debian e meio que a fonte de varias outras muito famosas, como Mint, Ubuntu, etc… então sim, recomendo, talvez não seja o mais simples, mas e um dos que menos da problemas. Videos e só jogar no Youtube, do Diolinux tem vários.

Mas então, você a considera uma boa distribuição para um iniciante que nunca teve contato com Linux?

Sim, talvez tenha alguma duvida no começo, mas depois de ajustar o que precisa não precisa mexer em basicamente mais nada, dês de que use os pacotes do próprio sistema, nada quebra.

Sim, você vai conseguir rodar qualquer distro com essa configuração. Mas como iniciante recomendo as principais distros como zorin os ou Linux mint

Da uma olhada no canal do dio que você pode ter sua dúvida sanada com mais detalhes e profundidade, já que acredito que seu hardware rode tudo sem dificuldade.

5 curtidas

Para adaptação ao mundo Linux, eu recomento Zorin OS ou Linux Mint. Depois de um tempo, já adaptado, explore outras distribuições.

Boa Sorte, e precisando de ajuda, a comunidade está a disposição.

5 curtidas

Tem o TigerOS. Eu recomendo!

Olá!

Reforçando a ideia do que o pessoal acima já disse sobre o Zorin e Mint (que são boas escolhas para o seu caso), dá uma olhada depois nesse vídeo @GYAX. Ele pode te auxiliar na escolha de uma distro que pode se encaixar melhor para você.

É bem interessante:

3 curtidas

Mais um voto para mint ou zorin. Se é a primeira vez no Linux não tem pq inventar a moda. Teste uma dessas (ou as duas) distros, que são estáveis e fáceis de usar e, se for o caso, depois vá testando outras.

Eu pessoalmente prefiro o mint. Ele é mais feio, mas é facilmente personalizável.

1 curtida

Obrigado por todas as recomendações. Vou acabar testando zorin que foi o que mais me chamou atenção.

1 curtida

Se alguém conseguir me ajudar nisso também. Ficaria gratos, ou apenas me da um norte.

1 curtida

Olá @GYAX,

Não recomendo dualboot. No dualboot, os arquivos de boot de ambos sistemas são gravados em uma mesma partição de um dos discos que vc tem. Acontece que nosso amigo Windows tem um péssimo hábito de reescrever essa partição após alguns updates. Sendo assim, o windows “quebra” o grub (gerenciador de inicialização instalado pelo ZorinOS).

Acho que a melhor alternativa seria instalar um sistema em cada disco, com arquivos de boot separados também em seus respectivos discos. Daí vc usa F12 (ou F9, ou F10, a depender da bios) para selecionar em qualquer disco vc quer fazer o boot.

1 curtida

Boa tarde, obrigado pela sua resposta. Então, eu não entendi muito bem o que você explicou, por isso vou tentar refazer minha pergunta de um jeito mais simples. (Desculpa, sou meio leigo e não entendi algumas partes da sua resposta.)

Eu queria ter um Windows apenas para jogar alguns jogos específicos, como Valorant, que eu já sei que não funciona no Linux. Minha ideia é a seguinte: possuo um SSD externo de 228 GB e também um HD externo de 1 TB. Internamente, utilizo um SSD interno também de 228 GB.

Eu queria usar o meu SSD externo para instalar o Windows nele, exclusivamente para jogar Valorant — algo que eu faria só de vez em quando, quando bate um tédio, nada frequente. Já o SSD interno eu usaria normalmente no dia a dia com o Zorin OS. O HD externo ficaria para armazenar arquivos, imagens e outras coisas — e, nesse caso, acho que não teria nenhuma preocupação.

Resumindo: Tem algum problema em ter esse dual boot, ou alguma outra forma, com o Windows instalado no SSD externo? Assim, quando eu quiser jogar Valorant, eu só conecto ele e inicio o notebook por ele. Minha conexão USB é 3.0.

1 curtida

Entendi sua pergunta. Eu nunca tentei instalar o Windows, em uma mídia removível. Sei que distribuições linux dá certo. Mas de qualquer maneira, não aconselho instalar, principalmente o Windows, em um HD externo. Por mais que usb 3.0 (ou 3.1) seja mais rápido que o usb convencional, a velocidade é muito baixa para operar um OS, ainda mais se vc pretende jogar (mesmo que o game seja leve).
Te aconselho a hospedar este ssd como auxiliar. Vi que seu processador é o 7500U. Provavelmente vc está falando de um notebook. Notebooks costumam ter uma interface sata para unidades de disco óptico (CD/DVD) (msm que ele não tenha uma). Neste lugar, é possível colocar o segundo HD/SSD com uma conexão sata. É bem simples de fazer, existem vários vídeos ensinando a colocar um ssd na porta sata da unidade óptica de um notebook.
Vc terá um desempenho bem melhor, poderá jogar, instalar OS que quiser, tudo como se fosse plugado na porta sata principal.
Uso meu notebook assim.

1 curtida

No caso, eu colocaria no SSD mesmo. Meu notebook já usa SSD SATA e tem entrada para NVMe, mas aí eu teria que comprar um SSD para isso. Por isso pensei em instalar o Windows no SSD externo.

1 curtida