Salve salve rapaziada, tranquilidade? Bom, seguinte, falta algumas semanas pro fim do suporte do windows 10 e sinceramente não to a fim de migrar pro 11. Já usei o win 11 num laptop, mas achei meio paia como a Microsoft decidiu construí-lo.
Entendo um pouco de linux, mas não de forma profunda. Já tive certo contato com linux, mas isso foi há muitos anos. Pelo que vi, o linux mudou demais de anos pra cá. Então, queria migrar pra alguma distro do linux, mas continuo indeciso.
Tipo assim, quero uma distro cujo instalador não seja complicado de mexer. Seja uma instalação tranquila, saca? E, ao mesmo tempo, que tenha o kernel mais recente. Pelo que pesquisei, o kernel mais atual é o 6.17, né? Ou 6.16.x? Enfim, alguma distro que seja bem atual, sacam?
Gosto da interface do GNOME e do KDE. O gnome parece ser uma vibe MacOS (achei parecido com a interface do MAC da minha irmã mais velha), bem estiloso, moderno e bonito. O KDE ma pareceu um Windows mais clean. Tipo, achei que tinha um efeito de espelho/transparência bem bonito. Pelo que vi, tem 2 tipos de KDE? Tem um tal de plasma e outro chamado “neon”. Tem alguma diferença significativa entre eles?
Pretendo mudar essa semana, mas sinceramente queria uma distro que não fosse apenas bonita e customizável, queria uma que fosse tranquila mexer, saca? E também uma que seja segura no quesito atualizações, pois vi diversos casos em que o sistema “quebrou” com alguma atualização. Uma distro bem atualizada, sacam?
Vou usar o computador não apenas para trabalho/faculdade, como também para lazer. E “lazer” digo não apenas redes sociais/plataformas de streaming, digo no quesito jogos também (Steam, Epic Games, Ubisoft, etc).
Os principais programas que utilizo, são:
Brave como navegador principal.
NordPass e Bitwarden como gerenciadores de senha.
Discord e WhatsApp, como as principais redes sociais.
Steam, Epic, EA, Battle, como minhas plataformas de jogos.
Spotify, como minha plataforma de músicas.
Audacity, como editor de áudio.
VLC e MPC como principais players de vídeo.
Atube Catcher, como meu programa de download de vídeos.
Acrobat, como programa pra abrir pdf’s.
Evernote e Notion, como editores de texto.
Revo, como programa pra desinstalar profundamente outros programas.
Word, para trabalho e faculdade.
E Wallpaper engine, para criar wallpapers customizados.
Enfim, não sei se no KDE tem algum programa ou extensão que permita mudar aleatoriamente ou de tempos em tempos o wallpaper de forma automática como tem no gnome…, mas se tiver, aí é gg :>
Tava dando uma olhada em algumas distros, mas não tenho um laptop pessoal para fazer testes. As distros que vi, foram:
Manjaro
Fedora/Aurora 42
Big Linux
Ubuntu 25.04
Pop!_OS COSMIC (mas está em beta), então acho não ser uma boa ideia colocar algo em beta no meu PC.
Ouvi falar do openSUSE, mas ainda não o estudei.
Enfim, queria uma distro que tivesse o kernel mais atual possível, atualizações seguras, instalador amigável e que seja algo tranquilo/não muito complicado pra se mexer.
Será que estou sendo muito exigente? Não sei, mas, enfim, qual distro mais me atenderia? ■■■■ que não tem como eu sair testando uma por uma no momento… uma distro que der tanto para trabalhar quanto para jogar e tivesse o kernel mais recente seria excelente.