Migrando do Windows 10 pro Linux

Salve salve rapaziada, tranquilidade? Bom, seguinte, falta algumas semanas pro fim do suporte do windows 10 e sinceramente não to a fim de migrar pro 11. Já usei o win 11 num laptop, mas achei meio paia como a Microsoft decidiu construí-lo.

Entendo um pouco de linux, mas não de forma profunda. Já tive certo contato com linux, mas isso foi há muitos anos. Pelo que vi, o linux mudou demais de anos pra cá. Então, queria migrar pra alguma distro do linux, mas continuo indeciso.

Tipo assim, quero uma distro cujo instalador não seja complicado de mexer. Seja uma instalação tranquila, saca? E, ao mesmo tempo, que tenha o kernel mais recente. Pelo que pesquisei, o kernel mais atual é o 6.17, né? Ou 6.16.x? Enfim, alguma distro que seja bem atual, sacam?

Gosto da interface do GNOME e do KDE. O gnome parece ser uma vibe MacOS (achei parecido com a interface do MAC da minha irmã mais velha), bem estiloso, moderno e bonito. O KDE ma pareceu um Windows mais clean. Tipo, achei que tinha um efeito de espelho/transparência bem bonito. Pelo que vi, tem 2 tipos de KDE? Tem um tal de plasma e outro chamado “neon”. Tem alguma diferença significativa entre eles?

Pretendo mudar essa semana, mas sinceramente queria uma distro que não fosse apenas bonita e customizável, queria uma que fosse tranquila mexer, saca? E também uma que seja segura no quesito atualizações, pois vi diversos casos em que o sistema “quebrou” com alguma atualização. Uma distro bem atualizada, sacam?

Vou usar o computador não apenas para trabalho/faculdade, como também para lazer. E “lazer” digo não apenas redes sociais/plataformas de streaming, digo no quesito jogos também (Steam, Epic Games, Ubisoft, etc).

Os principais programas que utilizo, são:

Brave como navegador principal.

NordPass e Bitwarden como gerenciadores de senha.

Discord e WhatsApp, como as principais redes sociais.

Steam, Epic, EA, Battle, como minhas plataformas de jogos.

Spotify, como minha plataforma de músicas.

Audacity, como editor de áudio.

VLC e MPC como principais players de vídeo.

Atube Catcher, como meu programa de download de vídeos.

Acrobat, como programa pra abrir pdf’s.

Evernote e Notion, como editores de texto.

Revo, como programa pra desinstalar profundamente outros programas.

Word, para trabalho e faculdade.

E Wallpaper engine, para criar wallpapers customizados.

Enfim, não sei se no KDE tem algum programa ou extensão que permita mudar aleatoriamente ou de tempos em tempos o wallpaper de forma automática como tem no gnome…, mas se tiver, aí é gg :>

Tava dando uma olhada em algumas distros, mas não tenho um laptop pessoal para fazer testes. As distros que vi, foram:

Manjaro
Fedora/Aurora 42
Big Linux
Ubuntu 25.04
Pop!_OS COSMIC (mas está em beta), então acho não ser uma boa ideia colocar algo em beta no meu PC.

Ouvi falar do openSUSE, mas ainda não o estudei.

Enfim, queria uma distro que tivesse o kernel mais atual possível, atualizações seguras, instalador amigável e que seja algo tranquilo/não muito complicado pra se mexer.

Será que estou sendo muito exigente? Não sei, mas, enfim, qual distro mais me atenderia? ■■■■ que não tem como eu sair testando uma por uma no momento… uma distro que der tanto para trabalhar quanto para jogar e tivesse o kernel mais recente seria excelente.

2 curtidas

Qual seu hardware CPU GPU e RAM?

Fedora tem o kernel bem atual
O arch linux também mas a instalação é um pouco mais complicada, porem existem varias distros baseadas nele com instalador fácil como:

https://nobaraproject.org/downloads

Todas essas tem kernel bem novo e a maioria tem as DE gnome e kde VC que escolhe.

Kernel mais novo tb não significa q vai desempenhar mais em tudo.

E também uma que seja segura no quesito atualizações, pois vi diversos casos em que o sistema “quebrou” com alguma atualização. Uma distro bem atualizada, sacam?

Nesse caso, não recomendaria o Ubuntu 25.04 que você citou, somente versões de longo suporte (LTS), que no caso seria o Ubuntu 24.04 LTS e depois só a 26.04 LTS que será lançada em Abril/2026. Eu já testei o KDE e achei bacana, mas uso no dia a dia o GNOME, e prefiro. Como aplicativo de Whatsapp, infelizmente não tem oficial da Meta, eles pensaram apenas no Windows e MacOS. Mas existe o ZAP ZAP, feito pela comunidade, que é muito bom e me atende bem, inclusive podendo ter várias contas de WhatsApp sincronizadas ao mesmo tempo, coisa que o oficial não oferece. Você pode baixá-lo no formato Flatpack pelo FlatHub. Fora isso, alguns programas desse não tem para GNU/Linux, então precisará se acostumar com similares, como o LibreOffice.

Vamo lá, vários programas citados por você tem no linux, esses seriam:
– Brave, Nordpass, Bitwarden, Discord, WhatsApp, Steam, Spotify, Audacity, VLC.
– O Media Player Classic (MPC) você vai achar no linux como MPC-QT, que é uma reimplementação do mpc pra usar uma interface do linux.

• Atube Catcher seria substituído pelo ytDownloader e similares (mas provavelmente ele rodaria pelo bottles/wine)

• Acrobat Reader não é realmente necessário já que linux geralmente lê pdfs por padrão, agora pra edição fica por conta de uma suíte office.

• E por falar em suíte office, o word, se tu não quiser usar ele online, teria que ser substituído por outra suíte office, como o OnlyOffice e o Libre Office, ambas funcionam no windows então tu já pode testar e ver se tu irá gostar delas de antemão.

• Revo Uninstaller seria o BleachBit no linux, mas raramente tu deve precisar disso no linux.

• Evernote e Notion também vão precisar ser substitutos por alternativas no linux, não conheço esses programas, mas distros geralmente vem com um app de notas e bons editores de texto por padrão como o xed ou kate

• Wallpaper Engine o famoso app da steam, até tem uma extensão pra funcionar no linux, mas somente no desktop KDE. Então esse desktop deve ser sua principal escolha, e é um dos melhores desktops linux na minha opinião.

• Jogos da Epic Store, EA, Battlenet geralmente rodam através do aplicativo Heroic Launcher. Mas é aqui que fica complicado, se tu joga algum jogo online dessas plataformas que possuem anticheat, você não irá conseguir jogar eles no Linux, porque as empresas de anticheats desses jogos não gostam do linux já que elas não conseguem acesso ao kernel do sistema. As únicas exceções no momento são jogos da própria Valve (Counter-Strike / Dota 2) e jogos da Netease (Marvel Rivals / Fragpunk)
    Então se tu joga algo como Fortnite, COD, Battlefield, League of Legends etc. Não migre pro linux, não vai valer a pena.

Se nada disso for um impedimento, eu recomendaria testar distros como o CachyOS, EndeavourOS, BigLinux. Todas vem com o KDE Plasma como opção, e tem um kernel bem atualizado.

e KDE = KDE Plasma, que seria o nome completo da interface quando a gente fala em desktops, o KDE Neon é só o nome de uma distro que utiliza o KDE Plasma como desktop.

Bem, primeiramente, sobre tudo isso q vc falou, a distro q mais se aproxima pra ti, sendo bem tranquila, kernel recente, apps recentes, e tem tanto com Gnome, quanto kde, quanto qualquer outra interface q tu quiser, é o Fedora, por mais q eu, prefiro um Kernel LTS, no Debian da vida, por ser mais estável, e por eu não precisar extritamente das verções mais recentes de apps. E sobre o KDE (q eu acho a melhor opção mesmo, pra qualquer um), como disse o @VictorVolt, vamos fazer uma mega simplificação, o KDE seria igual ao KDE Plasma, e o KDE Neon, é uma distro q usa o KDE, recomendo q veja esse video do @Dio sobre DEs, vai te ajudar bastante a entender:

E sobre os seus apps, verifique cada um e veja as verções pra linux, se não tiver, eu recomendo buscar alternativas no https://alternativeto.net/

E pra finalizar, recomendo q vc de uma olhada nessa playlist do Dio, vai te dar um exelente norte das coisas:

1 curtida

Sobre DE, aplicativos e distros os colegas acima já explicaram muito bem as opções disponíveis. Sobre sua dúvida abaixo, existe sim e de forma nativa.

EDIT: Você pode estipular o temporizador, eu coloco para a cada 24 horas por isso aparece aí no print. E a partir do Plasma 6.5 se não me falhe a memória, será implementada a função de trocar pra Dark e Light automaticamente dependendo da hora do dia também.

Notion, se não me engano, está na mesma situação do Figma. Ambos não têm versão oficial para Gnu/Linux, mas dá para usar online pelo navegador. O Evernote também. Mas como recomendação de alguém que já precisou rodar o Evernote em múltiplos dispositivos e foi barrado pelo plano pago, o SimpleNote é uma ótima saída. Tem versão para Android, Linux e Windows, e funciona muito bem.

1 curtida

Nao mano, o notion e um app de notas basicamente, e o figma e um app de design de interfaces, Q não tem msm versão oficial pra Linux, só um cliente não oficial no Github, o figma Linux. E o notion tbm da pra usar online…

Olha, sendo bem honesto, procure uma distro LTS para não ter dor de cabeça, pelo menos no início.
Recomendaria Zorin ou Ubuntu se quiser gnome, ou Mint para Cinnamon (Não é KDE, mas é semelhante).

Para substituí-los eu recomendo o Joplin e o Anytype, respectivamente. Ambos possuem aplicativos nativos para Linux.

1 curtida

É igual no sentido de não ter versão oficial, não por ter a funcionalidade similar.

1 curtida

Meu processador é um Rysen 9 5950X. Minha placa de vídeo é uma RTX 3080 (10GB). E tenho um dual channel 2x16 ddr4 de ram.

Na prática, o significa ter um kernel atual? Tipo, uma distro com o kernel… sei lá, 6.14 e outra distro com o kernel mais recente? Quais seriam as mudanças que eu “sentiria” ou veria?

Dio tava nascendo barba ainda
Mas resporde a pergunta.

O kernel mais novo só faz diferença de verdade se o seu hardware também for novo principalmente quando os drivers ainda não chegaram no kernel LTS, por exemplo.

Pode rolar de uma placa de Wi-Fi funcionar no Arch Linux e não no Debian, justamente porque o driver só foi incluído em versões recentes do kernel, e nunca entrou no LTS usado pelo Debian. Ou seja, os drivers vão sendo adicionados ao kernel e liberados nas versões mais novas do Linux.

E não é só questão de drivers: entram também melhorias em sistemas de arquivos, suporte a novas linguagens, programas e várias outras coisas. Isso é só uma visão geral, claro.

O ponto principal é que o trabalho dos desenvolvedores por traz da sua distro que faz toda a diferença. Eles conseguem otimizar qualquer versão do kernel. Se você olhar o CachyOS, por exemplo, vai ver que eles fazem várias otimizações. Mas o mesmo pode ser feito em qualquer outra distro — a diferença é que aí você teria que configurar tudo na mão. Isso pode ser bom ou ruim, depende do quanto você quer se envolver.

Só paradoxal

Esse é um exemplo de coisa paradoxal na sua lista

Mas na sua lista de programas:

É original do Linux, tem

Tem

Tem

Tem mas não faz chamadas

Tem as lojas, uns 95% dos jogos roda bem

Tem

Tem

Tem

Tem o Haruna que é o mesmo estilo mas muito melhorado

Tem alternativas

Nem recomendo essa bomba, use Okular mesmo no Windows, deu até gatilho com os problemas desse troço

Tem webapp

Não precisa

Pro seu uso o OnlyOffice resolve

Tem não

3 curtidas

Como alternativa ao aTube Catcher, recomendo o Parabolic. É bem fácil de usar.

2 curtidas

Na sua lista você citou o Aurora OS. Acredito que ele casaria bem contigo, pois o mesmo usa pacotes recentes e tem uma base “Imutável”, de certo modo “imquebravel”.

Olha, um monte de gente já deve ter comentado o Cachy, Bazzite e não demorará para venderem o Tiger OS (@Daigo).

Mas, vou dar meu dois centavos. Sugiro o “Open Suse Tumbleweed”, tem KDE e Gnome. Dá para ficar quebrando e remontando com facilidade a distro, e o instalador é fácil.

1 curtida

No KDE tem como plugin, mas não funcionam todas as funcionalidades.

E para colocar vídeo como wallpaper também tem essa opção:

2 curtidas

É bem difícil uma distro quebrar por conta de updates, mas no geral o quem “quebra” o sistema é o usuário.

Só para dar meus 10 centavos de contribuição, além das que o @sparrow indicou, eu incluiria:

Pouca gente fala dela aqui no fórum, e é uma excelente distro, fácil de usar, baseada no Fedora.

1 curtida

Segue minha contribuição, no meu caso estou usando o Linux Mint (com Cinnamon) e possuo um Ryzen 5950x + RTX3090, sobre o Kernel isso acaba não sendo muito importante desde que você utilize uma distro confiável e a mantenha atualizada.

Brave como navegador principal.

Sim, existe o Brave pra linux.

NordPass e Bitwarden como gerenciadores de senha.

Bitwarden possui versão pra linux, já o NordPass existe uma extensão/plugin para o navegador.

Discord e WhatsApp, como as principais redes sociais.

Discord tem pro linux, já para o WhatsApp você pode utilizar no linux o ZapZap ou o Whatsie, eu utilizo no navegador a versão web: web.whatsapp.com

Steam, Epic, EA, Battle, como minhas plataformas de jogos.

Steam tem pro Linux (inclusive eu uso), já pro Epic tem o Epic Asset Manager, pro EA e Battle já não faço ideia mas provavelmente deve ter alguma alternativa (se funciona bem é outra coisa).

Spotify, como minha plataforma de músicas.

Sim, tem o Spotify pro Linux.

Audacity, como editor de áudio.

Audacity tem pro Linux e tem o Tenacity que é um Audacity mais turbinado.

VLC e MPC como principais players de vídeo.

VLC tem pro Linux, já o MPC existe o MPC-QT mas minhas recomendações seriam o Haruna, SMPlayer e o Celluloid (e de bônus o Clapper).

Atube Catcher, como meu programa de download de vídeos.

Recomendo usar o “Video Downloader” para baixar vídeo ou só o som/áudio do vídeo, o mais similar ao Atube Catcher é o VideoMass que permite baixar vídeo, converter, editar/recortar, mesclar vídeo, etc, mas ele é mais chato de instalar pois tem varias dependências (similar as DLL do Windows) que precisa ser instalado separadamente, e neste aspecto é mais fácil quebrar o sistema linux quando ele pede para remover/substituir uma dependência e você concorda mesmo sem saber para o que ela serve.

Acrobat, como programa pra abrir pdf’s.

PDF não será problema desde que seja apenas para fazer a leitura/visualização do PDF, eu geralmente uso o próprio navegador para visualizar os PDF, mas se você deseja um programa então vai encontrar varias opções algumas basicas e outras muito completas, segue alguns nomes: Okular, Evince, PDF Arranger, PDF4QT, Master PDF Editor.

Evernote e Notion, como editores de texto.

Não conheço sobre estes programas, mas para lista de tarefas eu normalmente utilizo o Planify ou o Joplin, já para anotações simples o xed ou gedit já servem.

Revo, como programa pra desinstalar profundamente outros programas.

Não precisa disso, quando você desinstalar algo no Linux ele realmente limpa tudo, mas se ainda quiser um programa pra isso minha recomendação é o Stacer.

Word, para trabalho e faculdade.

Eu uso o LibreOffice, até hoje nunca tive problema, mas existe o WPS Office, OnlyOffice, além das versões web do Office 365 e do Google Office (ou Google G Suite).

E Wallpaper engine, para criar wallpapers customizados.
Enfim, não sei se no KDE tem algum programa ou extensão que permita mudar aleatoriamente ou de tempos em tempos o wallpaper de forma automática como tem no gnome…, mas se tiver, aí é gg :>

Se for para mudar o wallpaper a cada N tempo, pegando as imagens de um diretório específico neste caso tanto a interface KDE como a Cinnamon devem te atender muito bem, caso precise de opção mais avanças como download automático de wallpaper, efeitos de desfoque, zoom, ou outros efeitos, e outras funções mais avanças ai eu te recomendo instalar o programa Variety, e caso queira deixar um ou vários vídeos como wallpaper neste caso você deve instalar o programa Hidamari.

É isso, boa sorte.