Migrando do app Android CamScanner para o Scan Pro: passo a passo

Boa noite.
Eu sou usuário do programa CamScanner em sua versão paga com assinatura há 2 anos. O aplicativo é excelente.
Entretanto ele ficou banido da Google play store no ano passado por ter um malware, na versão gratuita, que poderia permitir vazamento de informações.
O problema foi resolvido e o aplicativo voltou a ser disponibilizado na Playstore.
Recentemente a Índia baniu aplicativos chineses por ter detectado risco de vazamento de dados nos produtos daquele país.
Ontem o governo americano resolveu banir o tiktok e o WeChat pelo mesmo motivo , além das sanções já conhecidas contra o 5 G da Huawei.
Fiquei um pouco preocupado apesar de não ter muitos dados sensíveis no CamScanner , minha preocupação era mais a invasão de todo o meu Google Drive e da memória interna do celular. Meus dados não são sensíveis mas sabe-se lá…
Baixei o aplicativo Scanbot que foi renomeado para Scanpro e que é a atual escolha dos editores.
Ao invés de uma assinatura anual de 127,00 do CamScanner , você pode comprar uma versão Full em pagamento único de 53,00 do SCAN-PRO.
O aplicativo me surpreendeu.
Ele faz PDFs tão perfeitos quanto o CamScanner e é bem fácil escanear com ele.
As imagens e PDF não ficam salvos em um servidor da empresa, como no caso do CamScanner , mas você pode salvar tudo em sua conta do Evernote , Google Drive e várias outras que são disponibilizadas. Me pareceu mais seguro já que a conta é sua.
Ele tem a funcionalidade de imprimir pelo Google cloud print , que infelizmente será descontinuado em breve pelo Google.
Tem funcionalidade de fax mas não testei pois não teria para quem enviar.
Tem várias opções de compartilhamento como o CamScanner possui, para Evernote, WhatsApp , e vários outros serviços online ou programas instalados no celular.
Resolvi deixar ele atrelado a minha conta do Google Drive com espelhamento para o Evernote. Estas duas empresas tem minha confiança e são serviços pagos por assinatura o que me passa uma sensação de credibilidade e confiança.
Mas para migrar tem que seguir uma sequência.
Primeiro é necessário acessar a página do site do CamScanner pelo navegador do PC.
Depois disso você deve entrar na sua conta.
Dentro da conta vá em meus arquivos( em inglês) e selecione todos os arquivos na caixa de seleção e opte por fazer o download do arquivo compactado e salve em uma pasta.
Agora acesse esta pasta e extraia o arquivo zip para uma pasta nova.
Pronto, você já tem todos os seus dados salvos.
Faça upload para sua conta do Google Drive, para garantir, com o nome SCAN-PRO no diretório raiz do MyDrive.
No aplicativo SCAN-PRO selecione para salvar nesta pasta do Google drive.
Eu tive um cuidado a mais. Para ter também os arquivos do CamScanner salvos na memória interna criei no celular uma pasta SCAN-PRO e através do USB transferi todos os arquivos para ela. Logo após isto configurei o aplicativo para salvar os arquivos locais do aplicativo nesta pasta.
Configurei para salvar os arquivos também na pasta principal do Evernote.
Agora vou começar a usar o aplicativo em substituição ao CamScanner já tendo desativado o acesso deste ao Google Drive nas configurações de segurança do Google.
O passo seguinte é cancelar a assinatura e desinstalar.
Não pagarei mais a assinatura anual, terei menos risco de exposição de dados , não comprometerei a segurança da conta do Google ,nem do celular, e fiz um único pagamento de baixo valor.
De todos os aplicativos que testei este foi o melhor em funcionalidades , dando um banho no Adobe Scan , no scanner do Google Drive e do Evernote , no Genius Scan que também é chinês e em todos os demais scanners mais simples. E a possibilidade de backup e compartilhamento é sensacional.
Basta seguir este passo a passo.
Espero ter ajudado.

Eu uso o Office Lens da M$, é gratuito e achei bem superior ao CamScanner, pelo menos no meu velho Glalaxy S4 o Office Lens foi o único a gerar arquivos com resolução de 300ppi

Uso o próprio Google Drive.
Só clicar no “+” e escolher DIGITALIZAR.

O que gostei no SCANPRO foi a capacidade de interação com o Google drive e Evernote, que eu uso e também a integração com outros serviços em nuvem , que não uso, mas que algum usuário do fórum pode usar. Além disso ele é offline e só depois de escanear e salvar na memória interna é que salva na nuvem , o que o scanner do Google Drive não faz. O Office lens da Microsoft é vinculado ao ecossistema da Microsoft , e isto é OK ,mas não consegui salvar diretamente e automaticamente para o Google Drive ou Evernote.
Ou seja , para esta minha necessidade específica do aplicativo ser offline, salvar no Google Drive e Evernote e também permitir o acesso a uma pasta com os PDFs optei por este app e fiz um mini tutorial.
Reconheço que tanto o Office lens quanto o scanner do Google Drive também são ótimos serviços.
Obrigado pela colaboração :+1: