Uso windows 11 e quero migrar para o Linux, uso vscode para trabalho com android studio, faço live com obs , e uso jogos da epic games, steam, ubisoft conectm Por exemplo The Division 2 , meu notebook é um acer predator helios 300 PH315-54. mas tenho receio de existir alguma imcompatibilidade de aplicação. PLaca de Vídeo RTX 3070 , 32 GB de Ram, I7 11º Geração
Qual distro seria melhor? andei pesquisando por IA e foi recomendado o Pop OS!
Eu daria uma lida aqui nesse tópico: Uma pequena ajuda aos recém chegados e iria pesquisar sobre os prós e contras de cada distro (foi assim que fiz)
Depois assistiria esse vídeo do Dio:
E por fim iria pesquisar se os jogos que eu jogo rodam bem no Linux. Se algum deles que você joga for qualquer um da RIOT, COD, BF6 ou algum que usa anti-cheat a nivel de kernel, eles não funcionam no Linux.
Antes de recomendar uma distro específica, eu te perguntaria: qual sua familiaridade com Linux? Você já usou alguma vez ou seria a primeira viagem?
Pergunto isso porque seu notebook (Acer Predator com RTX 3070) é uma máquina excelente, mas notebooks com placas Nvidia exigem um cuidado extra com os drivers para que a transição de imagem entre a CPU e a GPU funcione bem.
Sobre o seu uso, aqui estão as melhores opções hoje, na minha opinião:
Bazzite (do projeto Universal Blue): Para o seu perfil, talvez seja a melhor escolha. Ela é baseada no Fedora, mas já vem com drivers da Nvidia pré-instalados, codecs de vídeo para suas lives no OBS e é otimizada para jogos. É um sistema “atômico” (muito difícil de quebrar), ideal para quem quer estabilidade máxima no trabalho.
Linux Mint: Se você quer algo que pareça familiar ao Windows e seja muito simples de configurar. É excelente para iniciantes, embora o visual seja mais tradicional.
Fedora Workstation: Ótima para desenvolvedores (o VS Code e Android Studio rodam nativamente muito bem), mas exige que você instale os drivers da Nvidia manualmente após a instalação.
Sobre o Pop!_OS: É uma distro sólida, mas como você pesquisou, deve ter visto que eles estão em uma fase de transição de interface (o COSMIC). Pode ser um pouco confuso para quem está chegando agora pegar algo que está mudando tanto.
Algumas dicas para o seu fluxo:
Jogos (Epic/Ubisoft/Division 2): Como não existem apps oficiais dessas empresas para Linux, você vai ter que usar o Heroic Games Launcher ou o Lutris. Eles funcionam muito bem e centralizam tudo. The Division 2 funciona perfeitamente no Linux hoje (via Proton/Easy Anti-Cheat).
Android Studio: A performance no Linux costuma ser superior ao Windows por causa da virtualização nativa (KVM).
OBS Studio: Funciona nativamente, inclusive com suporte ao encoder NVENC da sua RTX 3070.
Se você estiver disposto a testar algo moderno e robusto, eu daria uma olhada no Bazzite. Se quiser o caminho mais clássico e com muita comunidade para tirar dúvidas, o Linux Mint ou o próprio Pop!_OS (apesar da interface) são os caminhos.
Recomendo também dar uma olhada nos vídeos do Diolinux, eles recentemente fez diversos vídeos muitos bons para iniciantes.
Aqui uma lista dos que eu acho que vale a pena assistir: