Migração Windows 7 Professional - Distros Linux

Olá pessoal, tudo bem?
**- Peço perdão se estou infringindo alguma regra de criação de tópicos, sou novo aqui! - **.
Minha dúvida é a seguinte - Hoje possuo um LG C400 G com as seguintes especificações:
6gb Memoria Ram
500gb HD + HD Externo (sei que é meio irrelevante kk)
Processador Intel Core i5-460M 2,53 GHz 3 MB L2

O S.O é o Windows 7 Professional 64bits, otimizei ele ao máximo desativando várias funções/desempenho gráfico. Hoje ele roda liso, mas queria migrar para o Linux por ter acabado o suporte para o W7 e também para aprender, pois faço Análise e Desenvolvimento de Sistemas e acho que o Linux é uma plataforma interessante para programar.

Poderiam sugerir distros que sejam mais leves do que o Windows 7 otimizado da minha maquina? ou até uma distro que consuma mais ram, mas que eu possa desativar as funções e deixar ela no mínimo possível, apenas para programar, estudar e fazer algumas edições de imagem.

Olá, @hiyan!

Qualquer distro vai rodar sem problemas nessa máquina.
Se você tiver um pendrive sobrando, eu recomendo você baixar algumas ISOs, criar o pendrive bootável e testar usando o modo Live (sem a necessidade de instalação). Ou, instalar em uma máquina virtual usando o VirtualBox. Mas lembre-se que nesse último caso o desempenho não será o mesmo que quando instalado na máquina real.

Seguem algumas sugestões:

E algumas opiniões: Se você quiser uma interface mais parecida com o Win7, eu recomendo o Mint Cinnamon (é o que eu uso), ou algum dos sabores do Ubuntu (especialmente o Mate e KDE). Se não, pode ir com qualquer uma.

2 curtidas

Esse computador deve rodar qualquer distribuição bem, mesmo considerando as mais pesadas, como o Ubuntu 20.04 LTS. Vá por gosto mesmo… Creio que o GNOME seja a interface gráfica mais pesada.

Gosto de visuais mais antigos, daí eu tirar todos os recursos gráficos do Windows 7.

O consumo de ram destas são maiores que o do windows 7 otimizado?

Então eu sugeriria as interfaces LXQt (Lubuntu), XFCE (Ubuntu, Mint ou Zorin) ou Mate (Ubuntu ou Mint). Essas são as interfaces mais leves. O Cinnamon, usado pelo Mint, também tem uma aparência “antiga”, mas não é tão leve quanto essas citadas.
Obs.: Entre parenteses estão as distribuições que disponibilizam distros oficiais com essas interfaces.

Não lembro quanto que o Win7 usava, mas o Lubuntu utiliza em torno de 500MB (veja no vídeo abaixo), sem nenhuma otimização. Dá para desativar algumas coisas para reduzir ainda mais. O consumo de todas essas que citei variam entre 500 e 800MB, sem otimizações.

Quero botar uma distro que seja a mais leve possível, com menos recursos instalados.
As Ides para codar eu baixo por fora.
A interface teria que ser meio intuitiva também kk, eu tenho pouca experiência com Linux.

Vou assistir esse vídeo.

Sabe onde consigo enxergar exatamente o consumo de RAM do w7?

Ah, e só pra fechar, também tem o Debian. Esse eu não considero ser tão “amigável” quanto os outros sistemas, mas disponibiliza todas as interfaces existentes e permite um nível de customização e otimização que as outras não permitem, pois não amarra tantos os pacotes, permitindo desinstalar um monte de coisa a fim de deixar só o necessário. Porém, se instalar a versão estável e não se preocupar de ter os pacotes (versões) um pouco defasados, é um sistema extremamente robusto e estável.

1 curtida

Reinicie o computador, espere carregar tudo, abra o Gerenciador de Tarefas e veja o consumo de memória.

Quer ter baixo consumo de RAM e um desktop amigável. Pra quem está chegando agora no linux, pode ser um pouco desafiador, mas para quem é curioso e quer aprender sugiro o Alpine Linux com XFCE. Ai vc vai ver como eu disse acima. Agora, o Alpine não vem com uma interface. Mas com vários vídeos de passo-a-passo simples você mesmo instala a interface.

Nessa mesma pegada tem o Arch linux.

Mas se quiser uma distro portável, vá de LXPUP. E ele ainda é compatível com os pacotes do Ubuntu.

Verifiquei que o consumo varia entre 850 a 920mb.

As distro linux conseguem superar?

Facilmente. Até mesmo o Ubuntu com Gnome, que é considerado bem pesado, fica nessa faixa, sem modificações. Pode chegar até 1GB quando estiver usando o Driver da Nvidia.

O consumo das outras distros/interfaces normalmente não passa de 800MB, podendo chegar a 500~600 MB sem muito esforço, dependendo da interface.

Essa máquina que você tem aguenta todas elas facilmente, e você deverá ter uma experiência bem mais fluída do que no Win7, independente da escolha. Eu também sou Dev e já trabalhei em máquinas parecidas sem problemas.

Porém, eu recomendo que você não tente fazer muitas modificações no começo e escolha uma distro amigável para começar, como uma das que eu comentei. Não se preocupe com o consumo de memória. Veja aquele vídeo que eu falei, em que o Dio apresenta todos os “sabores” oficiais do Ubuntu, escolha a interface que você mais gostou e manda ver. Se aceitar uma sugestão, teste o Xubuntu (450MB, aos 45:40 do video), Ubuntu Mate (550MB, aos 26:20) ou o Mint Cinnamon (~750MB). Essas são, na minha opinião, as distros/interfaces que melhor aliam desempenho, estabilidade e usabilidade.

Quanto aos drivers da maquina, programas como o MYSQL WorkBench, Spotify, XAMPP… conseguem ser instalados no Linux?

Em relação aos drivers do fabricante, que no site apresentam versão até o w7, teria problemas?

Vi também o LUBUNTU, ele é estável e confiável?

Sim para todos.

Você não precisará instalar nenhum driver, porque os drivers de vídeo da Intel já vem embutidos no Kernel.

Sim, tanto que eu até citei ele nas minhas primeiras mensagens. Eu só não coloquei ele nessa última lista porque essa é a primeira versão estável do Lubuntu com o LXQt (que antes usava o LXDE), então pode ser que tenha algumas coisas que ainda precisam de alguns ajustes, mas nada que comprometa o uso.

Vou bota–r o linux em um HD que tenho de 500gb e substituir o atual, para ir me adaptando.
Entre o Xubunto e o Lubuntu, qual seria o mais leve e estável para uso? fiquei tendencioso ao lubunto pelo baixo consumo de ram e parece ser limpo tb.
Vi tb o ubunto minimal, vale alem desses dois?

Isso, boa ideia!

Vai de Lubuntu então, sem medo!

Esqueci de falar que é possível instalar mais de uma interface no mesmo sistema. Não é exatamente a mesma coisa que instalar a distro diretamente com a interface e também normalmente não é muito recomendável ficar com mais de uma instalada porque pode causar alguns probleminhas, mas é bom para testar as coisas. Ou, fazer um dual boot (instalar dois sistemas no mesmo HD), que é bem tranquilo também. Se precisar de ajuda pra fazer qualquer uma das duas coisas é só falar.

Sou bem leigo no Linux e seus comandos, indica alguma coisa para iniciar?
Sepá, quando eu instalar, queria uma ajuda quanto a parte de desabilitar serviços e desinstalar softwares que já vem com o pacote.

Nesse vídeo tem uma explicação básica dos principais comandos, para começar a se virar no terminal:

E se quiser se aprofundar um pouco mais, recomendo essas apostilas feitas pelo PET Computação da UFPR (do Dep. de Informática em que estudei):

Sobre a configuração dos serviços, normalmente é disponibilizado um programa próprio para isso, que dá a opção de habilitar/desabilitar os serviços não essenciais. Mas se não tiver, ou quiser ir além, você pode usar o comando sudo systemctl <ação> <serviço>. Por exemplo, o comando sudo systemctl status vai mostrar os serviços ativos. Para desabilitar algum, use: sudo systemctl disable <serviço>. Porém, como eu já falei, eu não recomendo chegar nesse ponto por enquanto.

Estou usando o lubuntu neste momento, já estou com umas dúvidas kkk.
Meu tenho um plug and play usb para gerar sinal bluetooth, dodge o nome (eu acho). O driver dele seria instalado automáticamente ou eu teria que ir no site da fabricante para tentar instalar?

Este tópico já serve para tirar as dúvidas ou eu entro em contato com você por outro tópico/meio de msg?