Migração para Fedora (ou Debian), NVIDIA, PC Gamer

Vamos por partes…

Sobre o Arch, há algumas boas práticas se quiser deixá-lo mais confiável. Passei muito tempo usando ele e funcionava muito bem. Basicamente, eu não usava o AUR e modificava o sistema o mínimo possível, focando em pacotes Flatpak e Snap. Atualizava apenas nos fins de semana, fora de horário de trabalho, e sempre acompanhava o site para verificar se alguma intervenção manual era necessária. Mantinha também dois kernels no sistema: o mais atual e o último LTS. Em uma eventual quebra (o que nunca ocorreu comigo), bastaria trocar ao ligar o computador…

Sobre o Debian, houve a inclusão de firmwares proprietários nessa última versão. Então a compatibilidade com hardware melhorou absurdamente. Sobre sua placa de vídeo, de fato basta apenas rodar o comando que eu indiquei.

Eu uso a Steam Flatpak há muito tempo. Na realidade, uso quase tudo em Flatpak (é apenas por isso que estou usando o Debian Stable, senão nem consideraria como opção).

A Steam Flatpak funciona extremamente bem. O que ocorre muitas vezes é que o pessoal não compreende bem o funcionamento de um pacote Flatpak, especialmente no tocante às permissões. Escrevi um tutorial bem detalhado sobre a Steam Flatpak:

Recomendo fortemente instalar a Steam Flatpak. Primeiramente, por trazer atualizações mais recentes de componentes que podem melhorar o desempenho, conforme mencionado anteriormente. E, além disso, por evitar a instalação de um monte de dependências (especialmente as de 32 bits) no sistema (coisa que a Steam dos repositórios faz).

É, eu tive essa experiência. Todas as vezes que tentei instalar e usar o Fedora aqui tive problemas (esse que você mencionou e mais alguns). Acabei desistindo após algum tempo. A complicação parece ser meu hardware.

Fiz um upgrade no kit do desktop recentemente e após isso não cheguei a tentar. Mas, considerando a permanência da placa de vídeo (GTX 1070Ti), fico receoso.

4 curtidas