Migração para Fedora (ou Debian), NVIDIA, PC Gamer

Pessoal, boa tarde!
To usando Manjaro Gnome tem 1 ano e pouco, e gosto bem.
Principalmente do Gnome em si e do PAMAC (coisa linda demais, viu).
Todavia, tive um problema na última atualização que me desanimou muito. Alguns jogos não rodam mais, e embora use o PC para trabalho, no final das contas é um PC gamer.
Já tentei desvendar o problema no fórum do Manjaro e também aqui, e até agora nada…

E aí, estive pensando em mudar pra alguma coisa mais estável, com menos atualizações e que dê menos dor de cabeça. Pelo simples motivo de tempo: antes eu podia perder 1, 2 horas a cada atualização lendo a thread no fórum do Manjaro e caçando solução. Mas agora to beeem mais ocupado, e não consigo mais.

Pensei no Fedora: já usei ele num laptop velhinho. Não deu muito certo (pq é velho demais), mas eu gosto do Gnome mais puro e sempre atualizado, além de ser mais estável e permitir que eu atualize quando der na telha.
Pensei também no Debian, mas eu teria que instalar alguns drivers meio que na marra e não sei se animo tanto trabalho assim.

O detalhe é: uso NVIDIA. Já vi que no Fedora é de boa instalar os drivers, mas queria ouvir de vcs (principalmente quem usa NVIDIA e Fedora), como é a experiência.

Quem tiver bons conselhos, aceito também :slight_smile:

1 curtida

Olá @GaaSantAna, tudo bem contigo?

Infelizmente, alguns jogos vão quebrar de tempos em tempos, o lance é ter paciência. Fiquei uns 20 dias sem poder jogar Path Of Exile e No Man’s Sky, agora ambos já voltaram a funcionar normalmente.

O Debian Bookworm pode ser uma boa pedida, desde que você não fique colocando pacotes de terceiros no sistema. O ambiente ainda está bem atualizado e na “pior” das hipóteses, você pode usar o Debian Testing para acompanhar o próximo ciclo de desenvolvimento.

:vulcan_salute:

1 curtida

Recomendo o próprio Archlinux já que faz uso de jogos mas e como o @eddiecsilva passou, e necessário atentar e claro a própria protondb pra conferir sobre possíveis problemas e correções

1 curtida

Como assim?

O Debian Stable não é ruim para jogos se ele usar a Steam em flatpak, pois o flatpak tem uma versão mais recente do mesa. Dá para pegar kernels mais recentes pelo repositório de backports.
O problema maior é q ele parece gostar de ter o Gnome atualizado.

1 curtida

Eu penso que se vai ficar no stable é melhor evitar backports.

Afinal, quanto mais mexer mais próximo do Testing vai ficar. Então, melhor usar o testing logo. :smiley:

:vulcan_salute:

1 curtida

O problema do Testing é que atualizações de segurança podem demorar um pouco a chegar nele. Se a pessoa for preocupada com segurança, parece que há um meio de contornar isso, mas é trabalho a mais.

Na verdade ele nem precisa do Mesa mais atualizado já que ele usa Nvidia, não é? Melhor ainda.

Cara o fedora também tem um ritmo alto de atualizações, talvez menos que uma Rolling mas é alto. NVidia e Fedora parecem funcionar de boa, mas eu nunca me arrisquei a instalar o driver na época que usava os dois. E no caso do Debian instalar os drivers talvez seja o mesmo número de comandos que tu vai usar no fedora, que também eh “manual”

Eh difícil conciliar o “gnome atualizado” e “sistema com menos atualizações, mais estável”. Seria meu sonho uma distro gnome no estilo do kde neon. Se você quiser ficar no lado atualizado da força vai de fedora, endearvour ou arch puro. Se a estabilidade contar mais, Debian stable. Aproveita que ele tá bem atualizado que você nem vai sentir tanto nesse início.

Quanto ao Debian testing eu acho ele uma Rolling mais cadenciada. Algumas coisas ficam absurdamente atualizadas enquanto outras ficam na “geladeira”. Isso me agrada mas não acho que sirva pra todo mundo. Se instalar ele eh bom ler uma sessão no site deles sobre “boas práticas” que acho que se encaixam em qualquer distro Rolling.

Minha experiência no Fedora foi bem diferente… Sempre tive problemas com os drivers da Nvidia toda vez que tentei usar o sistema (e em dois computadores diferentes, um com uma GT 740M e outro com uma GTX 1070Ti). Contudo, há outros colegas aqui que usam e parece funcionar bem. Ou seja, meu caso parece não ser a regra, mas a exceção.

Sobre o Debian, caso sua placa da Nvidia não seja muito antiga (ou seja, se for da arquitetura Maxwell ou superior), basta rodar este comando após a formatação e pronto (é bem tranquilo):

sudo apt install nvidia-driver firmware-misc-nonfree

A wiki do Debian é bastante completa: NvidiaGraphicsDrivers - Debian Wiki

Lembre-se de selecionar o modo expert durante a instalação e marcar as opções de habilitar os repositórios de softwares proprietários.

Na realidade eu diria que o fato dele usar Nvidia é um ponto negativo. Isso porque o Debian Stable tende a segurar consideravelmente as atualizações do driver proprietário mais recente. Ou seja, se houver um ganho de desempenho em determinada nova versão, o usuário pode não se beneficiar.

Antigamente eu recomendava bastante o Debian Testing. Contudo, ultimamente, tenho preferido a versão Stable. Isso porque, primeiramente, estou recomendando fortemente o uso de pacotes Flatpak e Snap, que em sistemas estáveis como o Debian permitem usar versões atualizadas de aplicativos de forma bem fácil, contornando uma das maiores desvantagens (aplicativos muito desatualizados, prejudicando a usabilidade). Em segundo lugar, porque, a menos que a placa da Nvidia seja bastante atual (eu diria série RTX 3000 ou superior), ganhos de desempenho por atualização de driver tendem a ser mais raros e menos impactantes.

Importante notar que me refiro às atualizações completas da versão do driver (por exemplo, 525 para 530), ou seja, disruptivas. Não me refiro às atualizações periódicas (por exemplo, de 525.xx para 525.xy). Estas últimas o Debian recebe de forma menos demorada.

2 curtidas

Blz e vc?
Pois é… mas acho q um negócio mais estável é melhorzinho pra mim hoje kkkkk

Problema do Arch é ser RR também. Muito rolê quando dá problema…

Cara, posso ter sido infeliz, mas tentei usar Debian nesse notebook antigo, e dava uns problemas. Um amigo mais antigo no Linux me alertou q Debian, por ser mais puro, as vezes dá algum problema com a falta de algum driver. Mas não sei se é tanto assim

Pois é, único porém do Debian testing é ser meio RR. To querendo algo mais estável

Pois é, a cada 6 meses, pra da pra atualizar uma vez ao ano. Que é uma frequência boa se considerar q é um sistema “grande”, com boa comunidade de testes e etc.

Meu sonho tb! O Vanilla OS parece ser algo do tipo, mas ainda tá meio longe do padrão que queria.

É uma GTX 1050Ti, então não devo ter muito problema.

Poxa! Que pena… Tava na expectiva em usar o Fedora talvez kkkkkk

Pelo fato da minha placa ser mais antiga, acho que não devo ter muito problema. Talvez seja um bom preço a se pagar…

Então pessoal, no geral, to meio indefinido. Até animaria Ubuntu, mas não curto o Gnome dele e to querendo fugir de Snap.
Pensei no Pop_OS também, mas não to sentindo muita firmeza. Queria pegar uma distro mais “base”, que seja sólida, bem suportada e etc.
O ruim do Manjaro, é que é comunitário demais. Não é tipo o Debian que tem uma fundação grande por trás, ou o Ubuntu que tem a Cannonical por trás…

Esse notebook antigo tinha gráficos Nvidia também? Pode ser q vc n tenha sabido instalar os drivers da Nvidia, n sei.
Se vc n se incomodar com o Gnome desatualizado, eu recomendo o Debian demais. O resto, flatpak ou snap resolve.

Cara, é só uma questão de desativar as extensões do Ubuntu (eu fiz isso quando estava no Ubuntu Gnome pouco tempo atrás, só deixei a extensão dos ícones na bandeja) e botar o tema adwaita. Vc n precisa usar snap se n quiser. Sinta-se livre para usar deb e flatpak no Ubuntu se quiser.

Não acho q vc terá um tempo ruim se optar pelo Fedora também. É a melhor distro para quem quer tudo atualizado e preza por estabilidade ao mesmo tempo.

Nope, era um AMD. Mas era um Dell de 11 polegadas terrível. A única distro que prestou nele foi o Linux Mint.
Se for Gnome acima do 42 eu já uso de boa kkkkkk

Cara, o Fedora me é mais agradável pelo fato de estar em evolução constante mas sem aquela coisa de toda hora uma atualização.

Fiquei mais de um ano no Manjaro, e to esperando a próxima atualização. Se não resolver, vou repensar minha distro…

1 curtida

É só desativar as atualizações automáticas no pamac ou gnome software no Manjaro, não lembro bem em qual que é ativo ou se realmente tem a gnome software, mas lembro que tem como desativar a atualização automática.

Eu uso Debian para tudo incluindo jogos, funciona bem mas por ser uma focada em estabilidade tem programas mais antigos.
Eu normalmente uso o Debian Stable e instalo todos os programas via repositório, para ter o beneficio da estabilidade.
Porem a Steam e o Lutris instalo via flatpak para ser sempre atualizado.
Assim tenho o melhor dos dois mundos a estabilidade para o pc de trabalho e as atualizações pro pc gamer.
Sobre a compatibilidade de hardware, o Debian 12 que acabou de ser lançado é o primeiro que já vem com os firmware non-free, então teoricamente é pra ele funcionar como acontece no Ubuntu ou Mint, que os hardwares são automaticamente reconhecidos.
E só dar o comando que escreveram acima que vai funcionar.

1 curtida

Está desativado. Mas tento não ficar postergando muito por medo de acabar cometendo o erro de “partial update”, ou atualização parcial. Tenho medo de fazer isso e acabar quebrando o sistema.
Essa última atualização eu só não voltei meu backup do timeshif pq quando vi, eu tinha desativado o backup do /home…

Entendi!
Steam de Flatpak não ta dando muito problema não? Já vi algumas pessoas reclamando e fico com receio de não curtir.

Aqui funciona super bem tive até hoje pouquíssimos problemas, mas aqui disse como faço pois não testei via repositório.

E não tenho problemas com os flatpaks pois eu só tenho esses dois, acho que a galera que está reportando mais problemas é quem está instalando tudo via flatpak.

Como disse só confio no flatpak na parte de “Entretenimento” do meu pc.

Uso Nvidia aqui e a distro mais estável que já usei com essa GPU foi o Arch, por incrível que pareça. O Ubuntu (e derivados limpos dele, ou seja, exceto Pop_OS) também, porque a Nvidia usa o LTS como base.

O Fedora já buga comigo no instalador e depois fica dando travadinhas. Como eles forçam o Wayland goela abaixo e a Nvidia ainda está um pouco atrás nisso, a chance de problemas é maior.
Fora que há um certo descompasso, o kernel é atualizado pelo time do Fedora e o driver, pelo RPMFusion. Não é incomum haver quebras de sistema, vejo bastante no Reddit.

No Arch, toda vez que o kernel atualiza, vem junto uma atualização do driver da Nvidia e vice-versa.

2 curtidas

Vamos por partes…

Sobre o Arch, há algumas boas práticas se quiser deixá-lo mais confiável. Passei muito tempo usando ele e funcionava muito bem. Basicamente, eu não usava o AUR e modificava o sistema o mínimo possível, focando em pacotes Flatpak e Snap. Atualizava apenas nos fins de semana, fora de horário de trabalho, e sempre acompanhava o site para verificar se alguma intervenção manual era necessária. Mantinha também dois kernels no sistema: o mais atual e o último LTS. Em uma eventual quebra (o que nunca ocorreu comigo), bastaria trocar ao ligar o computador…

Sobre o Debian, houve a inclusão de firmwares proprietários nessa última versão. Então a compatibilidade com hardware melhorou absurdamente. Sobre sua placa de vídeo, de fato basta apenas rodar o comando que eu indiquei.

Eu uso a Steam Flatpak há muito tempo. Na realidade, uso quase tudo em Flatpak (é apenas por isso que estou usando o Debian Stable, senão nem consideraria como opção).

A Steam Flatpak funciona extremamente bem. O que ocorre muitas vezes é que o pessoal não compreende bem o funcionamento de um pacote Flatpak, especialmente no tocante às permissões. Escrevi um tutorial bem detalhado sobre a Steam Flatpak:

Recomendo fortemente instalar a Steam Flatpak. Primeiramente, por trazer atualizações mais recentes de componentes que podem melhorar o desempenho, conforme mencionado anteriormente. E, além disso, por evitar a instalação de um monte de dependências (especialmente as de 32 bits) no sistema (coisa que a Steam dos repositórios faz).

É, eu tive essa experiência. Todas as vezes que tentei instalar e usar o Fedora aqui tive problemas (esse que você mencionou e mais alguns). Acabei desistindo após algum tempo. A complicação parece ser meu hardware.

Fiz um upgrade no kit do desktop recentemente e após isso não cheguei a tentar. Mas, considerando a permanência da placa de vídeo (GTX 1070Ti), fico receoso.

4 curtidas

Entendi!
Usei no Manjaro aqui pra testar e notei só leve demora pra inicar. Tive que usar o Flatseal (conforme orientações dadas pelo @KairanD ) mas pareceu bom mesmo!

Olha só! Que doido!
Poxa, uma pena. O projeto Fedora me agrada muito. Acho o ciclo de atualizações justo e a ideia de manter o Gnome sempre novinho me alegra kkkkkkk quem sabe quando (e se) eu tiver uma GPU AMD.

to sabendo dessa novidade do Debian!
Meu problema no Manjaro é que as vezes não quero atualizar mas quero instalar algo que precisa que tudo seja atualizado, aí meio que me apressa a toa, sabe?

Poxa, que pena!
Olha, muita gente acha que o Fedora é problemático em hardwares variados e etc, mas na real pelo que pesquisei, o problema mesmo é com NVIDIA, então deve dar o mesmo problema ainda…