Eu acredito que esta midia instaladora do Arch tem o propósito poupar o tempo na parte de criar e configurar partições, idiomas, relógio, usuários, password, blá, blá, blá automatizando todo estes procedimentos encontrados no Guia de Instalação deixando para nós a parte que iremos escolher oque queremos, como bootloader, DE, WM, Compositor, aplicativos e etc.
Depois se preferirem, comentem oque acharam desta mídia instaladora do Arch Linux.
Para os nerds saudosistas , como eu e pessoas que gostam de criar suas próprias partições não é algo relevante mas para quem quer instalar oque preferir no prórprio Sistema Operacional sem perder tempo com esta parte é algo que acredito ser muito bem vindo e necessário para atrair novos usuários para o Arch Linux!
Há diversas derivações do Arch que contam com instaladores (e não me refiro ao Manjaro, mas a distros que são bem parecidas com a “matriz”).
E já existem instaladores para o Arch em si. A novidade é o time oficial do Arch oferecer seu próprio instalador.
Só achei interessante a página do Arch propor que, ao solicitar suporte, o usuário avise que usou instalador. O fórum do Arch é infame pela hostilidade dirigida aos que “pecaram” pela instalação alternativa às linhas de comando.
A ISO está com o instalador sim, ontem eu baixei e testei em uma VM. Pra usar tem que rodar archinstall. Na questão do particionamento ele faz automaticamente, não dá a opção de partionamento manual, pelo menos eu não vi. Ele cria uma partição de 512M pro boot e o resto do disco para a raiz, sem swap. O bootloader ele utiliza o systemd-boot.
Tem como fazer o particionamento manual criando as partições antes de inicializar o archinstall.
Essa era minha curiosidade, então quer dizer que a “1st parte”, “Stage 01” se o pessoal do Gentoo me permite usar este termo aqui fica automatica. Por ela ser uma parte “comum” entre todos os usuários, ela poderia ser automatizada. Os usuários então estariam prontos para decidir oque eles querem, DE, WM, Compositor, aplicativos etc.
Isso que eu achei legal desta notícia, muita gente desiste do Arch por se confundir todo na parte 1. Daí a pessoa vai buscar informações na internet e se depara com “milhões” de jeitos diferentes de particionar e configurar um disco com o Arch e puff, desite. Sendo que a intenção da pessoa que escolhe o Arch é poder ter um controle maior do que ela quer no Sistema Operacional dela.
Essa parte de partições e tals deixaria para os estudiosos, entusiastas e Gentoo users. Isso eu estou de pleno acordo com este instalador do Arch Linux.
Tem outros instaladores que fazem isto como o zen e citados, mas eles confundem pelos vídeos que eu assisti, o usuário quer apenas se livrar desta parte e escolher oque ele quer no OS dele.
Eu ouvi de um dos caras que trampam no Arch que essa história de instalador faz tempo que está em desenvolvimento. Inclusive o Arch tinha um instalador até 2009, mas o mantenedor parou com esse projeto naquela época.
Pelo que falaram no audiocast, o instalador do arch vai ser bem diferente do de outras distros. Uma coisa que ele falou eh que o instalador vai ser bem versátil e modular, pode ser usado para realizar apenas algumas etapas da instalação, mas o Guia De Instalação do Arch ainda deve ser seguido a risca… Na verdade, o instalador vai seguir o Guia da Wiki, também…
Pelo que o cara falou, deveria ter sim a opção de particionamento manual…
Entendi. Não é oque eu esperava… Ainda está confuso, cheio de blá blá blá. Eu penso que o verdadeiro instalador automático deveria iniciar em root@archiso sem nenhum tipo de perguntas.
Nem teria o porque mostrar estas informações, “Installation completed without any errors. You may now reboot.” mais o “archinstall 56.06s user 43.30s system 27% cpu 6:08:01 total” Somente aparecer root@archiso e daqui para frente o usuário escolheria oque ele queria.
Agora mudei a opinião, para mim não faz sentido este instalador mais. Para mim ele fica muito ambiguo quando fica perguntando “Escolha A ou B”, “Execute J ou k”, “Faça X ou Y” assim eu particularmente acho muito ruim. Eu prefiro “zilhões” de vezes fazer na “unha”, particionar usando fdisk, cfdisk, configurar quem eu vo montar, quem vai ser swap, quem vai fazer a “comida” é muito mais direto. Se o instalador quer ser automático então ele ja deveria apresentar a tela root@archiso para os usuários. Me decepcionei com este instalador “automatico” confunde mais doque ajuda quem é novo. É a mesma coisa dos outros instaladores “automaticos”.
Obrigado @LucasQz meu chara, por mostar estas informações tirando minhas duvidas!
Pessoal pode expressar mais opiniões hein. Se preferirem claro.
Não sei se vai fazer diferença na próxima vez que reinstalar o Arch, mas ter essa opção é muito boa, as vezes é cansativo fazer todo o procedimento kkkk.
@MoranGabriel e @Sergio_H Eu penso que o Arch não é um Sistema Operacional do tipo SDA, para pessoas com esta sindrome … Com um certo conhecimento podemos ser SDA dentro do Arch sem precisar formatar e pular de Distro. O Arch é projetado para instalar e esquecer, assim como o Gentoo, apesar de que o Gentoo vale mais a pena ficar repetindo sua instalação pois ele ensina mais sobre Linux que o Arch, porém temos de levar em consideração que precisamos de um computador potente para não ficarmos dias instalando o sistema.
A filosofia do Arch não é esta mas a idéia de automatizar a 1st parte, seria que o usuário pudesse escolher e configurar seus aplicativos e tals. Como vocês disseram, vamos supor, eu tenho 5 máquinas e quero instalar o Arch em cada uma delas mas com DE, WM, Compositors, software diferentes, então eu terei de fazer toda a primeira parte denovo. Fica reduntante pois depois que pega as manhas não esquece mais. Em contra partida o Gentoo esquece porque ele tem mais coisas voltadas para o hardware de um computador especifico, tornando a instalação dele diferente todas as vezes que vamos instalar. Não sei se isto de fato é assim no Gentoo mas são dados que eu li e vi em videos pela internet, mas só configurando e instalando mesmo para saber.
É com se, para 1st parte, tivessemos as opções: Manual, Semi-Automático e Automático, dai cada usuário escolheria o seu perfil. Outra coisa
Não sei se tem, mas poderiamos ter um Sistema Operacional, distro, que fosse um level acima do Arch com o mesmo propósito de escolher DE, WM, Compositors, Software, etc do nosso gosto. Será que tem?
Eu amo o Arch eu só saio do Arch quando eu tiver um 2nd computador mais potente para poder estudar e configurar um Gentoo. Depois disso eu penso em um LFS, por que não?
Isso seria para facilitar a corrigir erros, pois pelo Arch ser muito modular, padrão é pouco, então achar uma bobeira que aconteceu no OS de um usuário que ele mesmo fez é pior que procurar uma agulha no palheiro. Acredito que é por isso que os usuarios do Fórum Arch sejam “infames”.
Concordo com esse pensamento kkkkk Felizmente, eu não tenho problema de ficar hoopando, mudei pro Arch tem umas 3 semanas (eu acho) depois de quase 2 anos com o Fedora minimal, a instalação eu fiz com passo a passo do youtube (que já tá salvo caso eu queira reinstalar kkkk)
No fim, deu tudo certo e não pretendo sair do Arch por um tempo, gosto de distro minimalistas onde eu escolho o que vai ser instalado e o fato de ser RR pesou, apesar de não ser um grande diferencial ao meu ver.
Fiz a instalação em máquina virtual com a ajuda do instalador e achei bem tranquila, mesmo sendo em modo texto, acho que vai ajudar bastante muita gente.
Eu instalei o Gentoo em VM umas três vezes, eu achei a instalação parecida com o Arch, com etapas a mais e mais complexas. A maior dificuldade que eu tive foi com o pós instalação, não consegui utilizar muito bem as frags.
A instalação manual do Arch acho bem tranquila, tenho quase todos os comandos decorados. Eu pretendo criar uns scripts pra ganhar tempo quando precisar formatar tudo.
@MoranGabriel e @LucasQz Então legal conseguiram fazer a instalação sem ter confusão então o instalador, semi-automático, é muito bom. Eu fico com “um pé atrás” quando é semi, se eu tenho de selecionar ou este ou aquele, então eu prefiro eu mesmo fazer, sou ruim de interpretação de textos sabe
Eu ainda irei instalar o Gentoo! @Sergio_H modo reverso, bem audacioso isso hein? Tem de ter um bom conhecimento para não desinstalar pacotes dependentes e acabar por quebrar o sistema. Mas isso nós tiramos de letra
Nisto aí acho que Arch é como um bom vinho ou cerveja.
Não é qualquer novato que vai botar na boca e entender o que tem ali e saber apreciar. Não que você precise ser ultra-avançado, mas precisa aprender algumas coisas e querer buscar um algo mais.
E aí, sim, ele te proporciona um aprendizado interessante, porque você vê a recompensa de se esforçar com algum ganho de desempenho/aprendizado que fica mesmo para outras distros.