A Microsoft planeja uma grande mudança no gerenciamento das atualizações em seu computador, por meio de uma plataforma centralizada de atualização de software. A ideia é simplificar o processo, reunindo em um só lugar as atualizações de todos os aplicativos, drivers e componentes do sistema, o que é feito de forma fragmentada atualmente.
Quem usa o Windows sabe que, enquanto o Windows Update cuida do sistema operacional e de alguns drivers, a maioria dos aplicativos de terceiros tem seus próprios sistemas de atualização. Em alguns casos, você precisa fazê-lo manualmente, o que pode levar a atualizações perdidas, falhas de segurança e a um desperdício de tempo.
A Microsoft quer resolver em uma única plataforma que gerencie todas as atualizações de forma inteligente e eficiente, onde os desenvolvedores poderão registrar seus aplicativos usando ferramentas específicas (APIs do PowerShell ou WinRT), permitindo que o sistema operacional cuide de tudo, desde o agendamento das atualizações até as notificações.
As atualizações serão instaladas quando o dispositivo estiver ocioso ou conectado, evitando interrupções durante o uso. Todas as notificações de atualização aparecerão na interface familiar ao Windows Update. O sistema também lidará com erros de atualização de forma mais elegante, oferecendo informações claras aos usuários e reagendando as atualizações automaticamente, se necessário.
Essa abordagem centralizada oferece vantagens claras, seja você um usuário comum ou um administrador de TI: manter todo o software atualizado diminui as chances de vulnerabilidades serem exploradas por malwares ou outros ataques; dar adeus às atualizações inesperadas ou reinicializações no pior momento possível; empresas poderão manter milhares de dispositivos atualizados de forma mais eficiente.
E para os desenvolvedores?
É importante notar que nem todo software será coberto automaticamente. Os desenvolvedores precisarão aderir a essa nova plataforma. A Microsoft está incentivando os fornecedores de software a se integrarem o quanto antes, oferecendo ferramentas e acesso a uma versão de pré-visualização da plataforma.
Se os desenvolvedores participarem em peso, essa pode ser uma mudança significativa na forma como as atualizações funcionam no Windows. Caso contrário, existe o risco de a ferramenta não ser totalmente aproveitada.
A plataforma de atualização está atualmente em uma fase de pré-visualização privada. A expectativa é que ela esteja mais amplamente disponível no final de 2025 ou início de 2026. A Microsoft ainda não divulgou um cronograma exato, mas está buscando ativamente o feedback de desenvolvedores e profissionais de TI.