Microsoft toma uma decisão polêmica e gera revolta na comunidade open source

https://diolinux.com.br/noticias/microsoft-decisao-polemica.html

Com o lançamento do .NET 6 muito próximo, a Microsoft tomou uma decisão bastante polêmica que gerou dúvidas se ela está realmente preocupada com o movimento open source.

8 curtidas

Quando a MS liberar o pacote office dela para código aberto, aí, sim, poderemos confiar mais em sua adesão ao movimento open source.

Porque sonhar é de graça.

2 curtidas

vcs contam ou eu conto?

5 curtidas

Não gasta kkkkkkk deixa ele sonhar

2 curtidas

Além dessa gafe, o filme da ms está queimado desde que foi anunciado o .NET MAUI, deixando o suporte a Linux de lado e o VS 2022 (finalmente x64) ainda usar .Net 4.8 Framework, não terem portado para .NET 6, o que poderia dar um Sr salto na perfomance da IDE, mesmo que fosse ainda exclusiva para Windows, devido a possuir WinForms em sua construção

1 curtida

Para a Microsoft eu só espero uma coisa, que lancem o Visual Studio compativel com Linux ou então adicionem no VS Code os recursos para desenvolver em WindowsForms.

Eu vou ser bem honesto contigo, qualquer um que esteja pensando em desenvolver multiplataforma já sabe que deve passar a quilômetros de distância do Visual Studio e .NET.
Realmente não é difícil, ambos têm alternativas abismalmente melhores quando o quesito é multiplataforma.
Mesmo eles tendo voltado atrás, .NET é uma plataforma ainda muito centrada no Windows e definitivamente eu não faria um projeto em .NET nem mesmo se eu inicialmente estivesse focando a plataforma Windows, é um compromisso que pode acabar me custando no futuro escrever todo o programa novamente.

4 curtidas

Infelizmente a Microsoft enxerga o Linux apenas como servidor e o Desktop só deve ser windows. É só ver o edge ainda no beta, .net 6 desktop só para windows. Open source só para servidor nada para desktop a não ser se for para windows.
Quando se tem uma mentalidade que Linux só deve ser terminal e só deve ser servidor esta emparelhando com o ideal da Microsoft.

O WinForms jamais terá pois depende de recursos do Windows em si. O máximo que você terá é o uno platform, Avalonia UI e talvez o .Net MAUI. Dá uma lida aqui para entender melhor: É viável programar em C# no Linux em 2021?

O máximo que vejo hoje em dia com o .Net em questão de multiplataforma é na verdade para Web com o Asp Net. Talvez o .Net MAUI ajude a diversificar um pouco isso e expanda os horizontes do Xamarin, que já será aposentado.

1 curtida

Web como multiplataforma para mim já existe a muito tempo com Angular e React. MAUI está chegando atrasada considerando coisas como Flutter, React Native e Ionic, honestamente eu me vejo migrando para Flutter como grandes players como iFood e NuBank, etc.

E enfim, eu ainda prefiro os produtos da JetBrains ao Visual Studio. Talvez se eu fosse apenas focado em .net isso mudaria, mas para começar é um caminho que não faz o menor sentido para mim.

2 curtidas

Se for por falta de IDE para .Net, existe o Rider. Dá suporte para Mono e .Net

Como @romulopb disse, trabalhar com essas tecnologias é um péssimo negócio. Aqueles que se sentiram prejudicados não deveriam ter ficado surpreendidos com o que aconteceu, principalmente aqueles que dizem prezar pelo Open Source e seus benefícios.

1 curtida

Open source e MS na mesma frase:

2 curtidas

Eu não tô sonhando. Tô só ironizando. Como algo obrigatoriamente pago vai ser liberado pra open source?
Ah, eu sou “ela”.

1 curtida