Artigo publicado no OS News explica a nova tentativa da Microsoft de integrar o Android ao Windows 11, mas de uma maneira diferente das que falharam. Em vez de permitir que aplicativos Android rodem diretamente no Windows, a nova abordagem é permitir que você continue o que estava fazendo no seu celular Android diretamente no seu computador.
A ideia central é notificar o usuário sobre o que ele estava fazendo no celular Android e oferecer para continuar a atividade num aplicativo nativo do Windows. Essa funcionalidade já existe na maioria dos serviços, com a sincronização entre dispositivos sendo padrão em várias plataformas. A “novidade” da Microsoft parece ser apenas a notificação na barra de tarefas, tornando essa funcionalidade mais visível ao usuário.
A principal crítica é os desenvolvedores precisarão implementar a funcionalidade nos aplicativos para Android e Windows. A grande maioria não possui uma versão de seu aplicativo neste último. Sem isso, a funcionalidade de “retomar” é inútil.
Os desenvolvedores precisam se inscrever manualmente para ter acesso às APIs e SDKs necessárias, o que adiciona mais uma barreira burocrática ao projeto. Com isso, a chance dessa funcionalidade ir além de um pequeno grupo de grandes empresas pode ser mínima, mesmo que a Microsoft pague por sua implementação.
E você, o que pensa a respeito? Deixe seu comentário abaixo.