Microsoft retira o suporte a 8ª, 9ª e 10ª Geração das CPUs Intel no Windows 11 24H2

Atualização: Ainda bem que não é bem assim.

Bem, o amigo @Cassiano esclareceu um pouco essa situação lá no post #6. Isso é para fabricantes, não consumidores.

Post Originalmente feito em 16 de fevereiro, postado às 22:31

Estava navegando pelo Youtube, quando vi esse vídeo na minha Home e que me chamou bastante atenção.

E de fato, a Microsoft parece ter retirado os processadores de 8ª, 9ª e 10ª Geração da lista de CPUs compatíveis.

Se antes, teria o argumento das falhas, que os processadores antigos de fato tiveram, agora a Microsoft está tirando o suporte a processadores que são plenamente capazes de rodar o Windows 11.

Mais sobre o assunto:

2 curtidas

Já achava ruim sem suporte dos Haswell, Sky Lake, Kaby Lake e Zen 1. Agora isso já é ridículo.

Imagina só você ter comprado um i9-10900k de 10 núcleos em 2020 e agora não ser mais oficialmente compatível com Windows.

3 curtidas

Ridículo é pouco. Ainda mais para quem teve o azar de comprar um processador de 10 Geração lá em 2020/2021.

E vou um pouco além: Até mesmo pessoas que compraram uma máquina de segunda mão com esses processadores, pois eram um pouco mais baratas. Que é o meu caso.

O meu notebook atual tem um i5 8365U, e é um notebook que foi lançado lá em 2019, mas que comprei ele recondicionado no ano passado.

Apesar de não ter comprado ele para usar Windows, acho que eu ficaria bem bravo se estivesse usando o Windows e recebesse essa notícia de que o meu notebook não seria suportado.

Sinceramente eu nem ligo, eu só ia pensar: “ok, vamos instalar Windows 11 mesmo assim”.

Antes de eu vender meu Macbook retina late 2013 em 2023, eu tinha instalado nele o ultimo Mac-OS mesmo ele não sendo suportado e funcionava maravilhosamente bem.

Faz o esquema, instala e vida que segue.

2 curtidas

Na prática, isso não muda absolutamente nada para quem está usando Windows 11 com processadores não suportados. Tenho um notebook da Dell de 2016 usa um i3-6006U que não é suportado por nenhuma versão do Windows 11, mas funciona sem maiores problemas na IoT LTSC. O suporte é removido, mas continua funcionando por anos no sistema. Com Linux não é diferente, Intel não dá mais suporte nessa versão, nem atualiza o microcode, mas continua funcionando. Em teoria, Linux não da mais suporte a este processador, mas ainda funciona. É apenas tempestade com copo d’água.

4 curtidas

Como sempre o pessoal não faz o básico e publicam a noticia com o sensacionalismo e polêmica, toda errada, até porque a noticia normal não da cliques e não geram engajamento.
Nosso grande amigo do Canal Winchester esclareceu o sensacionalismo e nos informou corretamente.

5 curtidas

Bom, fui pego completamente de surpresa com essa notícia. Mas bom saber que não é bem assim, e que é apenas para as fabricantes.

O que é uma coisa boa, pois evita de algumas fabricantes lançarem computadores com CPUs defasadas.

EDIT: Editei o tópico para incluir o vídeo do Winchester que o Cassiano postou acima.

2 curtidas