Microsoft removerá as versões antigas de drivers no Windows Update

A Microsoft anunciou uma mudança significativa na forma como gerencia os drivers no Windows Update. Em breve, a plataforma passará a armazenar apenas as versões mais recentes dos drivers, removendo as antigas. Essa decisão otimizará o processo de atualização e garantirá que os usuários recebam os drivers mais recentes e estáveis.

Atualmente, o Windows Update mantém um histórico de várias versões de drivers para um mesmo hardware. Isso permite, em alguns casos, que o sistema reverta para uma versão anterior se a mais nova apresentar problemas. Com a nova política, isso não será mais possível diretamente pelo Windows Update.

Quando um novo driver for aprovado, ele substituirá todas as versões anteriores daquele. Assim, a empresa espera reduzir a quantidade de dados armazenados em seus servidores, agilizando o download e instalação. A ideia é que a versão mais recente contenha as últimas correções de bugs, melhorias de desempenho e patches de segurança.

Quais São os Prós e Contras?

Com menos dados para gerenciar, o processo de entrega de drivers pode ser mais eficiente. A garantia de que os usuários estão sempre com as versões mais seguras dos drivers. Elimina a possibilidade de o sistema instalar uma versão antiga de driver por engano.

A maior preocupação é o que acontece se um driver recém-lançado tiver um bug crítico ou causar instabilidade. Sem versões anteriores disponíveis, a única opção seria desinstalar o driver e esperar por uma correção, ou procurar uma versão mais antiga no site do fabricante do hardware.

Para técnicos e usuários avançados, a impossibilidade de testar diferentes versões de drivers pode dificultar a identificação da causa de problemas de hardware. Em caso de problemas com um driver novo, o usuário ficará totalmente dependente do fabricante do hardware para disponibilizar uma versão funcional.

Impacto nos Usuários e Desenvolvedores

Para a maioria dos usuários comuns, essa mudança pode passar despercebida, já que o Windows Update geralmente funciona em segundo plano. No entanto, em caso de problemas pós-atualização de driver, a resolução pode se tornar mais complexa.

Para desenvolvedores de hardware e fabricantes, a responsabilidade de garantir que seus drivers mais recentes sejam impecáveis se torna ainda maior. Qualquer erro pode afetar um grande número de usuários sem uma solução fácil de reversão.

Se você encontrar problemas após uma atualização de driver do Windows Update, as opções serão mais limitadas. Você pode tentar desinstalar o driver problemático. O Windows tentará usar um driver genérico ou uma versão anterior que esteja armazenada localmente (se houver).

A melhor alternativa será sempre verificar o site oficial do fabricante do seu hardware (placa de vídeo, placa de rede, etc.) para encontrar uma versão estável ou a mais recente. Em casos extremos, uma restauração do sistema para um ponto anterior à atualização pode ser necessária.

Essa mudança da Microsoft reflete uma tendência na indústria de software de focar em atualizações contínuas e automáticas. Embora traga benefícios em termos de eficiência e segurança, ela também exige que os fabricantes de hardware garantam a máxima qualidade em suas entregas de drivers.

E você, costuma ter problemas com drivers no Windows?

2 curtidas

Acho que toda atualização do Windows Update cria um ponto de restauração no sistema. Logo é só reverter para o ponto anterior.

2 curtidas