Microsoft anuncia fim do Internet Explorer para junho de 2022

Fim do suporte ao Internet Explorer em 2022

Em 2015, a Microsoft divulgou um novo navegador: O Projeto Spartan, com a ambição de substituir ou eliminar o Internet Explorer. No entanto, o novo navegador da Microsoft, posteriormente renomeado para Edge, não teve sucesso imediato, passando por diversas reformulações para se adequar as demandas do mercado.

O futuro do Internet Explorer no Windows 10 está no Microsoft Edge

Em 5 de fevereiro de 2021 a Microsoft anunciou o término do suporte para o Microsoft Edge Legacy e desde então, vem trabalhando constantemente na versão do Edge que usa a base Chromium, como pode ser lido nesse artigo: Microsoft vai usar o projeto do Chromium como base para fazer o Edge.

Uma vez que a Microsoft já conseguiu deixar o Edge totalmente compatível com as páginas e aplicativos herdados baseados no IE, não faz mais sentido manter os dois navegadores, alguma das razões apontadas são:

  • Compatibilidade aprimorada
  • Produtividade otimizada
  • Melhor segurança do navegador

Leia as razões na íntegra por esse link: The future of Internet Explorer on Windows 10 is in Microsoft Edge | Windows Experience Blog

Data anunciada para o fim do suporte

O Internet Explorer será desativado em 15 de junho de 2022, em pouco mais de um ano não haverá mais suporte ao navegador. Atualizações de segurança e novas funcionalidades não estarão disponíveis para o navegador, que possui mais de 25 anos de existência.

A aposentadoria do Explorer (lançado em 1995) não é surpreendente, pois em agosto do ano passado a Microsoft anunciou que seus serviços (Team, Office 365) e aplicativos serão incompatíveis com o navegador.

Passos para ativar o modo de compatibilidade com o IE no Edge

Esse recurso, na presente data, está disponível somente na versão para o Windows, não sendo possível ativar em versão para Linux.

Para ativar:

1 - Clique em [] (canto superior direito) e escolha Configurações:

2 - Em Navegador padrão, marque a opção Permitir que os sites sejam recarregados no modo Internet Explorer:

Será solicitado que reinicie o navegador:

Pode parecer besteira para alguns, porém existem páginas que até hoje não carregam fora do IE:

image

Com a compatibilidade habilitada, basta ir em [] (canto superior direito) → Mais FerramentasRecarregar no modo Internet Explorer:

Com isso o Edge mostrará um ícone de compatibilidade do IE e exibirá uma faixa informativa:


Emulação ou compatibilidade?

Posso afirmar que os sistemas que utilizo voltados para o IE funcionam bem no Edge e ainda posso desfrutar de coisas que não estão presentes no antigo navegador, como corretor ortográfico, por exemplo. Porém, fica a dúvida:
Será que o Edge usa a base do IE para emular compatibilidade e, por isso, funciona corretamente no Windows? Ou o Edge de fato conseguia implementar essa compatibilidade?

Caso use o IE presente no Windows, pode ser um problema para ter essa portabilidade em distribuições Linux, por não terem o IE instalado.


Links Interessantes

13 Curtidas

Aqui parei de usar o Microsoft office 2010.

O suporte acabou ano passado…

Ninguém mais usa o Internet Explorer. Já tinha que ter acabado faz tempo

2 Curtidas

Pior que ainda hoje uso sistema que só abre com o IE (ou em modo de compatibilidade no Edge do W10), se tivessem matado ele antes, certamente teria tido muitos problemas. Esse sistema em questão é utilizado dentro da organização que trabalho com mais de 3 mil pessoas ativas, está sendo migrado para outra plataforma, mas enquanto isso é necessário.

3 Curtidas

Também pensava assim, tomei uma lambada em evento por falar isso. Em ambiente coorporativo ele ainda é necessário, estruturas de governo também. Não vou recordar o motivo mas ele tem um treco lá que nenhum outro navegador tem. Se eu lembrar comento logo mais.

4 Curtidas

Lembrei acho. Se não me engano é por conta do ActiveX e Active Scripting.

4 Curtidas

A intelbras força os usuários a usarem IE antigo para acessar o dvr via navegador :rage:

Justamente por causa dessa mer… de ActiveX

3 Curtidas

Ha isso vai fazer munda gente e empresa a levantar a banda da cadeira. Pelo menos vão ter um ano para criar ou encontrar outras soluções.

Engraçado que conheço técnicos que juravam que IE nunca iria morrer e sempre seremos dependentes dele.

3 Curtidas

Pensei que já estivesse extinto.

Internet Explorer nem devia ter existido.

Durante um tempo foi muito útil.

O problema é que muita gente não vai fazer nada já que o Edge conta com esse modo de compatibilidade. O jeito é torcer pra ele ser portado pro Linux eventualmente ou a MS acabar com ele de vez.

3 Curtidas

Está nas minhas memórias e boas o tempo que passei com o IE. Um browser muito competente que por uma cochilada da Microsoft ele morreu. Penso que a MS não acreditava no sucesso da Google e ficou de guarda baixa. Hoje a Microsoft teve de aderir ao mundo Google com o Edge. Será que a MS estaria planejando um contra-ataque? Ou hoje é melhor a “competição unida”?

No meu trabalho temos sistemas que só funcionam no IE, mas a usabilidade é bem sofrível

Outro dia fui orçar um DVR só por preguiça de fazer meu próprio servidor para replicar a gravação das câmeras…
Minha preguiça foi embora na hora, mas agora já tenho mais um motivo!