Fim do suporte ao Internet Explorer em 2022
Em 2015, a Microsoft divulgou um novo navegador: O Projeto Spartan, com a ambição de substituir ou eliminar o Internet Explorer. No entanto, o novo navegador da Microsoft, posteriormente renomeado para Edge, não teve sucesso imediato, passando por diversas reformulações para se adequar as demandas do mercado.
O futuro do Internet Explorer no Windows 10 está no Microsoft Edge
Em 5 de fevereiro de 2021 a Microsoft anunciou o término do suporte para o Microsoft Edge Legacy e desde então, vem trabalhando constantemente na versão do Edge que usa a base Chromium, como pode ser lido nesse artigo: Microsoft vai usar o projeto do Chromium como base para fazer o Edge.
Uma vez que a Microsoft já conseguiu deixar o Edge totalmente compatível com as páginas e aplicativos herdados baseados no IE, não faz mais sentido manter os dois navegadores, alguma das razões apontadas são:
- Compatibilidade aprimorada
- Produtividade otimizada
- Melhor segurança do navegador
Leia as razões na íntegra por esse link: The future of Internet Explorer on Windows 10 is in Microsoft Edge | Windows Experience Blog
Data anunciada para o fim do suporte
O Internet Explorer será desativado em 15 de junho de 2022, em pouco mais de um ano não haverá mais suporte ao navegador. Atualizações de segurança e novas funcionalidades não estarão disponíveis para o navegador, que possui mais de 25 anos de existência.
A aposentadoria do Explorer (lançado em 1995) não é surpreendente, pois em agosto do ano passado a Microsoft anunciou que seus serviços (Team, Office 365) e aplicativos serão incompatíveis com o navegador.
Passos para ativar o modo de compatibilidade com o IE no Edge
Esse recurso, na presente data, está disponível somente na versão para o Windows, não sendo possível ativar em versão para Linux.
Para ativar:
1 - Clique em […] (canto superior direito) e escolha Configurações:
2 - Em Navegador padrão, marque a opção Permitir que os sites sejam recarregados no modo Internet Explorer:
Será solicitado que reinicie o navegador:
Pode parecer besteira para alguns, porém existem páginas que até hoje não carregam fora do IE:
Com a compatibilidade habilitada, basta ir em […] (canto superior direito) → Mais Ferramentas → Recarregar no modo Internet Explorer:
Com isso o Edge mostrará um ícone de compatibilidade do IE e exibirá uma faixa informativa:
Emulação ou compatibilidade?
Posso afirmar que os sistemas que utilizo voltados para o IE funcionam bem no Edge e ainda posso desfrutar de coisas que não estão presentes no antigo navegador, como corretor ortográfico, por exemplo. Porém, fica a dúvida:
Será que o Edge usa a base do IE para emular compatibilidade e, por isso, funciona corretamente no Windows? Ou o Edge de fato conseguia implementar essa compatibilidade?
Caso use o IE presente no Windows, pode ser um problema para ter essa portabilidade em distribuições Linux, por não terem o IE instalado.
Links Interessantes
- The future of Internet Explorer on Windows 10 is in Microsoft Edge
- Microsoft 365 apps say farewell to Internet Explorer 11 and Windows 10 sunsets Microsoft Edge Legacy
- Novo Microsoft Edge, baseado no Chromium, pode estar chegando ao Linux
- Microsoft vai usar o projeto do Chromium como base para fazer o Edge