Microsoft 365 no Debian 12

Boa tarde,

Tenho uma licença original do Microsoft 365 (antigo Office) e gostaria de instalá-lo no meu Debian 12. É possível?

Infelizmente não, você só vai conseguir instalar um Office antigo (lá pro 2009 ou 2013) via wine. Também possuo a assinatura, mas a única maneira de usar é através dos apps web, a melhor opção para o Linux é buscar alternativas (já que a Microsoft não tem interesse em portar o Office para o Linux).

• Office 365 Online
  • Google Docs
  • Libre Office
  • WPS Office
  • FreeOffice
  • OnlyOffice
    etc.

O dio fez um vídeo interessante sobre as alternativas ao 365: MS Office 365: Qual suíte alternativa é mais compatível? - Diolinux

Outra alternativa seria criar uma máquina virtual com Windows pra rodar o Office.
Se teu interesse é sincronizar o OneDrive, tem esse tópico onde discutimos as melhores maneiras de fazê-lo (já que não tem cliente nativo do OneDrive para Linux também).

1 curtida

o melhor q vc pode fazer é instalar uma maquina virtual windows
eu normalmente uso o virtmanger, mas tu pode usar qqr um.

A microsoft compila esses apps de um jeito q fica basicamente impossivel rodar via wine, é proposital, afinal o numero de empresas q ficam no windows apenas pelo pacote office é enorme

3 curtidas

Boa tarde! Eu tenho ele instalado e ativado aqui, mas foi por meio do Crossover. Funciona bem, nota 8/10. Caso você precise editar aquivos/documentos gerados nele (que é o meu caso) você não vai ter problemas de compatibilidade. Mas para uso como única opção de suíte office eu não recomendo, isso porque ele apresenta alguns momentos de instabilidade, por isso permaneci usando o Libreoffice para o meu trabalho cotidiano, uso o MS apenas para casos pontuais.

Caso você pretenda instalar no crossover sugiro fazê-lo em sessão do xorg. A versão que eu tenho aqui não funciona com o Wayland, quando tento ele abre a janela mas fica congelado e com as cores em escala de cinza.

Que eu saiba o crossover é uma interface para o wine como tantas outras (lutris e bottles a exemplo). Sabe por que é possível instalar com ele e não com as mais convencionais?

De fato, quando está rodando, no monitor de sistema aparece basicamente o wine e processos relacionados.
Infelizmente não vou saber te falar o que o script dele faz que os outros não, para a instalação não precisei saber “nada demais”, é basicamente next, next, finish, até certo ponto parecido com o que o playonlinux oferecia para rodar o Office 2007 (Mas nele eu não consegui instalar o 365).

Esse software (crossover) é pago, né?

@freeQ acabei fazendo isso para testar, criei aqui uma VM do Windows 10 no virtualbox, tirei praticamente todos os apps e programas que vem com o sistema (deixei só o basico pra funcionar), desativei todos os serviços desnecessários do Windows e de terceiros, ou seja eu “capei” ele o máximo possível, e instalei meu office. Não é o melhor dos mundos, mas tá funcionando legal pra mim.

Ainda criei um atalho da VM e joguei no meu painel de aplicativos com um ícone do office, ficou bem intuitivo. Quando chegar em casa eu tiro um print (ou se der faço um vídeo) e posto aqui pra galera ver funcionando.

Valeu pela dica.

@ricardotristao Caramba, até o ícone na barra de tarefas fica certinho. Você comprou esse CrossOver?

@brunot Sim, é pago.
Jonas, eu ganhei uma licença dele.
@anon18465395 Ainda sobre o “segredo” do crossover, eu abri as informações na página de instalação, e diz que “Crossover irá instalar ‘Microsoft Office 365’ numa nova Garrafa Windows 7 32-bit chamada 'Microsoft_Office_365’” talvez configurando o wine/winetricks diretamente seja possível fazer a instalação, mas me falta conhecimento técnico pra testar isso.

Se alguém com conhecimento técnico conseguisse essa receita pra rodar o Office 365 liso assim no Wine, ia ser coisa linda.

1 curtida

pq a empresa que faz ele, faz paths próprios contornando tais situações

Para quem tem a opção de rodar uma máquina virtual, existe também essa solução que o Dio mostrou lá em 2020 que talvez ajude a deixar as coisas mais integradas (depois que tudo estiver configurado). No começo do vídeo ele diz que é possível, por exemplo, abrir arquivos docx no word com o botão direito no Nautilus.
Abc!

2 curtidas

Tou vendo que é de 3 anos atrás, será que ainda funciona?

Respondendo minha propria duvida, parece que eles mudaram o desenvolvimento pra esse repositório: GitHub - winapps-org/winapps: The winapps main project, forked from https://github.com/Fmstrat/winapps/

Pessoal, só trazendo um retorno, entrei de cabeça nesse vídeo que o @ricardotristao mandou, infelizmente esse repositório do github foi descontinuado, mas como postei acima, eles mudaram pra um novo repositório via fork. Segui todo o passo a passo pra tentar fazer funcionar, mas nada. Acredito que por estar usando Fedora 39 com Wayland, e me parece que esse Winapps não suporta ainda, somente X11.

Então em alguns issues de lá, vi o pessoal recomendando o Cassoary: Cassowary - Github, e com eles consegui fazer funcionar, é praticamente a mesma ideia do Winapps, mas eles tem suporte pro Wayland e funcionou aqui no Fedora. Tem algumas limitações, mas pra minha necessidade que era só rodar o Excel/Word no Linux, tá funcionando beleza.

1 curtida

Eu estava analisando todo o conteúdo dos links passados, e pelo que eu entendi vai ter uma maquina virtual ligada o tempo todo enquanto meu PC estiver ligado, pra quando eu chamar os apps do Windows eles executarem, é isso?

Se for, não sobrecarrega o PC com uma coisa que não precisaria ficar o tempo todo ligado?

Sim, basicamente isso. Mas é uma máquina virtual que é configurada pra usar no mínimo 1gb de RAM e no máximo 4gb de RAM, por isso que você tem que criar ela seguindo todos os parâmetros no github. Então vai depender de quanta memória tu tem disponível ai pra uso, pra mim pelo menos é tranquilo pelo que vai me adiantar.
Agora já adianto, como são projetos que tão sem suporte já há algum tempo, tem vários bugzinhos chatos, tou vendo se me adapto.