Microfone não é identificado no Debian

Ótimo dia a todos, pessoal!

Fiz a instalação do Debian com o GNOME num novo disco no meu PC. Está simplesmente sensacional! Um problema, entretanto, não consegui resolver: ele não reconhece meu microfone Blue Yeti que é um plug & play e funciona normalmente em outros sistemas que também uso, como o Ubuntu, Neon, Elementary, Windows e o próprio Debian.

Pesquisei um tanto sobre o assunto e fiz a tentativa de desinstalar o pulseaudio e instalar o pipewire. O problema, contudo, prossegue. O sistema reconhece o fone de ouvido para saída e apenas o microfone da câmera como entrada (que tem qualidade inutilizável!). Diferentemente do comportamento verificado nos demais sistemas, não lista o dispositivo nas configurações.

Alguém tem uma luz para esse cenário?

Abraço,

Vagner Rodrigues

1 curtida

Olá!

Não sabendo o modelo do Blue Yeti, acredito que seja via USB, se sim, ao plugá-lo rode o comando “lsusb” para identificar se ele é listado como dispositivo reconhecido.
Se sim, ele aparece, então o problema pode estar em configuração do servidor de audio. Também vale instalar o PulseAudio volume control para ter um visão melhor de mixer e devices ao acessar a aba configurações.

Se não aparece listado como um item USB então no caso específico dessa masterização do Debian pode não estar carregando algum item que o mic precisa para ser utilizado.

Aqui no fórum tem vários tópicos com problemas basicamente iguais que vai ver várias possibilidades de comandos para ir rastreando item a item. Detectar o dispositivo, puxar as configurações específicas do dispositivo, etc.

1 curtida