Olá, pessoal! Então… Eu comprei um microfone (Arcano Am-black-1) que é muito bom e serviria perfeitamente para os meus objetivos, mas estou bastante decepcionado. O que se passa é que ele está muito baixo, mas muito mesmo. Pra se ter uma ideia, mesmo com o volume de captação no 100%, ele ainda continua baixo - sendo que já vi a galera com ele no Youtube usando no volume 60%/70% perfeitamente… Eu só consigo um resultado interessante quando pego o áudio e arrumo no Audacity, mas é broxante ter de fazer correção de volume toda hora porque o microfone não capta bem.
Quando testo outros microfones (um de um fone de ouvido baratinho e o do próprio notebook) isso não acontece, o volume captado fica ótimo, e com o volume de captação em 50%…
Alguém tem alguma suposição do que pode estar acontecendo com esse bendito microfone?
Arcano é tenso, nem site os caras tem. Microfones baratos são complicados. Ele é o MC001 da Alctron, só que o original não tem conectividade USB e precisa de uma interface com Phantom Power (48v) pra empurrar ele. Esse clone (acredito) pode ter sido mal convertido pra USB. No site vi constava o aviso de volume baixo:
E no Linux (sou novo nesse mundo) não tem a opção de ganho no sinal do microfone pra ajudar, só volume de entrada. Talvez exista algum programa aí pra contornar isso, alguma forma.
Encontrei esse fórum com possível solução, pelo menos há ali algumas sugestões pra contornar o problema no Mint. Desabilitar o PulseAudio no caso - e não sei o que é, rs. Melhor aguardar a turma mais experiente no Mint.