Tenho um microfone da fifine, o fifine ampligame A6v, meu problema é que o PopOs reconhece ele mas não capta nenhum audio. Nesse ponto testei um pouco de tudo e lí varios forums e acho que descobri o que é, testatando o comando “dmesg” ví que toda vez que conecto o mic aparece esta mensagem:
Aparentemente o usb não passa largura de banda o suficiente para o mic, mas não faço ideia de como resolver.
Tenho um dualboot Win11 / PopOS e no win o mic funciona perfeitamente.
Já testei outro mic, um BM800 usb, ele funciona no popOS sem nenhum problema.
Também já testei outra distro, baixei o ubuntu e o mesmo problema surge.
Qual é as specs do seu computador?
Tente conectar na porta USB de maior especificação, uma USB3 de conector azul (tipo a) se for o caso para testar ou numa. Chegou a fazer teste assim? Mudando entre as conexões? Se ele for conector USB-C na base dele e você tiver um cabo USB-C to USB-C e conector USB-C no computador utilize tbm para teste.
Está usando o cabo original que veio com o microfone?
Meu pc não tem entradas usb3, também já testei as portas frontais e traseiras, estou utilizando o cabo original.
as especs do meu pc:
cpu: i5 3330
gpu: gt1030
ram: 8gb ddr3
placa mãe: intel DH61WW
Esse kra resolveu instalando um kernel novo, VC falou q testou outras distros porem se são baseadas no ubuntu devem usar o mesmo kernel testa no último fedora ou endevouros se funcionar olha q versão de kernel eles usam e procura como instalar esse kernel no seu distro.
Olá!
Vendo o post indicado pelo @sparrow há um informação interessante que é sobre uma flag no kernel:
" The solution was to enable flag CONFIG_USB_EHCI_TT_NEWSCHED in Linux kernel."
O que me fez pensar o seguinte, sua placa é um pouco mais antiga e não possui o USB3.0 no entanto há umas configs na BIOS que podem ajudar ou resolver esse problema. Minha tese é de que possivelmente ele está setado para usar USb Legacy pela BIOS e isso limita o controle da controladora USB e o Linux pode respeitar isso de talvez não subir a specs de interface para o USB2.0 e quando o MIC é conectado ele recebe restrição de USB 1.1 de banda e assim não funciona. Daí algumas possibilidades:
Verificar no setup da máquina e usar:
USB Legacy → DISABLE (mudar para disable)
USB EHCI (handoff) → ENABLE
USB xHCI (handoff) → ENABLE (essa não deve existir dado que não tem USB3, mas vai que…)
Daí uma outra dica para dual boot com Linux é desabilitar o fastboot no Windows porque costuma atrapalhar em algumas coisas no Linux. Assim como também o Intel Rapid Start Technology na BIOS se for o caso.
OBS: Alterar configurações na BIOS podem fazer o sistema mudar comportamento e ou até dar zika. Então tire backups e faça sobre sua responsabilidade. Contudo, pode ser algumas modificações de config que vai deixar seu dia a dia mais funcional ai com Linux.
Ainda, caso não queira mudar nada no setup da máquina, talvez a questão de alterar a flag no kernel pode ser que resolva também.
Infelizmente estou sofrendo com mesmo problema, mas acredito que outra alternativa que possa solucionar esse problema, é utilizando uma placa PCI express com portas USB 3.0. É útil para essas placas antigas que não tem USB 3.0, mas ainda vou comprar pra testar se funciona.
Voltei aqui pra dizer que realmente o adaptador PCI express para USB 3.0 funcionou, e isso resolveu meu problema com a largura de banda, só tenho a agradecer pra pelo menos ter reconhecido o problema e resolver, vou deixar o link de onde eu comprei e uma imagem de referência caso o link não pegue.