Microfone escutando sons do pc (POPOS)

Tenho usado PopOs 20.04 e percebi que meu microfone pega o áudio de qualquer aplicação no sistema. Se eu escuto música, ele pega também e outras pessoas conseguem escutar a música e vice-versa (não está com monitor áudio). Eu consegui “resolver” adicionando noise-cancel, mas eu perco qualidade de som ao adicionar ele como entrada de áudio. Já tentei procurar por aí e em alguns fóruns, mas não achei nada parecido. Estou pensando que é minha placa mãe, por algum motivo. E não, não é o microfone, comprei um novo somente para testar isso…

Alguém já passou por algo parecido?

Olá!

Isso ocorre o tempo todo?
Em qualquer aplicação numa vídeo chamada ou coisa similar? Como você disse que “as pessoas” escutam então é em conexão via internet?

Nunca ocorreu aqui algo do tipo por aqui então primeiro é preciso entender seu cenário.
Pode tirar screenshot de todas as telas do pulseaudio volume control para vermos as informações botões selecionados, perfil e coisas do tipo…

Então, ocorre em todo cenário.

Segue o video com o exemplo: Video

Como você pode ver pelo video, ele sempre retorna o áudio do pc, mesmo ele estando desligado. Acontece em qualquer aplicação, em qualquer cenário. Esse computador é novo, placa mãe é uma A320m + Athon 3000g. Não testei no windows ainda, mas provavelmente não irá dar esse problema.

Estou entre o problema ser na placa mãe ou ser na distro ou na própria VM.

Saída do meu lspci -k

00:00.0 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2 Root Complex
Subsystem: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2 Root Complex
00:00.2 IOMMU: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2 IOMMU
Subsystem: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2 IOMMU
00:01.0 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 00h-1fh) PCIe Dummy Host Bridge
00:01.2 PCI bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2 PCIe GPP Bridge [6:0]
Kernel driver in use: pcieport
00:01.6 PCI bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2 PCIe GPP Bridge [6:0]
Kernel driver in use: pcieport
00:08.0 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 00h-1fh) PCIe Dummy Host Bridge
00:08.1 PCI bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2 Internal PCIe GPP Bridge 0 to Bus A
Kernel driver in use: pcieport
00:08.2 PCI bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2 Internal PCIe GPP Bridge 0 to Bus B
Kernel driver in use: pcieport
00:14.0 SMBus: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] FCH SMBus Controller (rev 61)
Subsystem: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] FCH SMBus Controller
Kernel driver in use: piix4_smbus
Kernel modules: i2c_piix4, sp5100_tco
00:14.3 ISA bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] FCH LPC Bridge (rev 51)
Subsystem: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] FCH LPC Bridge
00:18.0 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2 Device 24: Function 0
00:18.1 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2 Device 24: Function 1
00:18.2 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2 Device 24: Function 2
00:18.3 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2 Device 24: Function 3
Kernel driver in use: k10temp
Kernel modules: k10temp
00:18.4 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2 Device 24: Function 4
00:18.5 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2 Device 24: Function 5
00:18.6 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2 Device 24: Function 6
00:18.7 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2 Device 24: Function 7
01:00.0 USB controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Device 43bc (rev 02)
Subsystem: ASMedia Technology Inc. Device 1142
Kernel driver in use: xhci_hcd
Kernel modules: xhci_pci
01:00.1 SATA controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Device 43b8 (rev 02)
Subsystem: ASMedia Technology Inc. Device 1062
Kernel driver in use: ahci
Kernel modules: ahci
01:00.2 PCI bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Device 43b3 (rev 02)
DeviceName: Broadcom 5762
Kernel driver in use: pcieport
02:04.0 PCI bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] 300 Series Chipset PCIe Port (rev 02)
Kernel driver in use: pcieport
04:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 0c)
Subsystem: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168 PCI Express Gigabit Ethernet controller
Kernel driver in use: r8169
Kernel modules: r8169
05:00.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] Picasso (rev cc)
Subsystem: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] Picasso
Kernel driver in use: amdgpu
Kernel modules: amdgpu
05:00.2 Encryption controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 10h-1fh) Platform Security Processor
Subsystem: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 10h-1fh) Platform Security Processor
Kernel driver in use: ccp
Kernel modules: ccp
05:00.3 USB controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven USB 3.1
Subsystem: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven USB 3.1
Kernel driver in use: xhci_hcd
Kernel modules: xhci_pci
05:00.4 USB controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven USB 3.1
Subsystem: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven USB 3.1
Kernel driver in use: xhci_hcd
Kernel modules: xhci_pci
05:00.5 Multimedia controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2/FireFlight/Renoir Audio Processor
Subsystem: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2/FireFlight/Renoir Audio Processor
Kernel driver in use: snd_pci_acp3x
Kernel modules: snd_pci_acp3x, snd_rn_pci_acp3x
05:00.6 Audio device: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 10h-1fh) HD Audio Controller
Subsystem: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 10h-1fh) HD Audio Controller
Kernel driver in use: snd_hda_intel
Kernel modules: snd_hda_intel
06:00.0 SATA controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] FCH SATA Controller [AHCI mode] (rev 61)
Subsystem: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] FCH SATA Controller [AHCI mode]
Kernel driver in use: ahci
Kernel modules: ahci

Consegue reupar esse vídeo num link do google drive ou dropbox?

Qual é o modelo do microfone? Dependendo, isso é um problema dele em si.
Já vi relatos de gente (incluindo eu) reclamando do mesmo problema com o HyperX Cloud Stinger, mas o som do sistema fica relativamente baixo mas audível, só sendo resolvido com cancelamento de ruído.

É um Logitech G332. Mas acredito que não seja esse problema, pois eu tenho outro microfone aqui (de mesa) e ele também ocorre o mesmo problema. Eu testei isso do cancelamento de ruído, ele realmente “resolve”, mas eu perco muita qualidade de áudio.

https://drive.google.com/file/d/1MeUl10BAY0eAY-hX3eA9sHvST3XsOXC2/

Aqui

Vi o vídeo.

Se funcionar normal no Windows então poderia ja descartar problema de hardware.
Agora, faz o mesmo procedimento com o pavucontrol aberto pra ver como esta o roteamento do som.
Vai passando pelas abas para entendermos quem esta mandando audio para quem.
Você chegou a instalar algo de loopback de audio?
Esse seu microfone ele é um USB? P2? que tipo conexão está usando? via uma interface?

Porque no OBS se você apenas especificar entrada default ele recebe o que o sistema selecionar como item de input. E captar mic e som do pc ao mesmo tempo teria que ser ele jogando a saida do desktop como um loopback para o input do mic.
Enfim, tem que ver em tempo real como esta a “mesa de som” do pulse audio enquanto esta rodando os programas e gravando.

Não, não cheguei a fazer nada de loopback de áudio. Assim que instalei o sistema vi esse problema (quando estava com outro microfone), eu atualizei o popos para 21.04 agora pouco, temendo que poderia ser alguma coisa ligada a versão, mas continua.

Este headset ele é P2, estou usando ele ligado diretamente na entrada da placa mãe.

Video do pavucontrol: https://drive.google.com/file/d/1Q2ZDzmQPZPhCBi3BNqRDOmSftd8cKmon/view

Hum…

Algumas questões para testar.

No OBS, remova o audio do desktop. Mesmo que ele esteja mutado no painel pois se nas propriedade avançadas dele estiver para monitorar e sair ao mesmo tempo pode ser que mute o playback mas grava a saída… vale tentar.
Ainda no OBS va nas opções avançadas de audio do MIC e veja se está “muted” ou se esta monitor only ou monitor e output Deixa apenas no muted com isso você verá que o som chega pelo vumeter no OBS, mas não terá o som da sua voz, no entanto ele vai gravar na saída de vídeo e você confere no vídeo.
Para confirmar, no OBS, clique sobre o MIC/AUX e vá em propriedades e veja se esta de fato apontando para o Rear MIC…

No pulseaudio control faça o seguinte:
Na aba Recording veja se ao clicar no OBS Mic/AUX aparece exclusivamente opção “rear microfone” e coloque nesta.

Desculpe a demora para responder, estive um pouco ocupado.

Nesse meio tempo, instalei windows para testar, vi em alguns fóruns e até no YouTube sobre modelos de headset parecidos com o meu, um deles é o HyperX Stinger. Segundo a galera, ocorre isso nesses modelos de fone pela forma que foi construído e etc…

No windows ocorre, só que de um forma totalmente reduzida, habilitando redução de ruído nativamente no windows, o problema some 100%.

Decidi reinstalar novamente Linux, usando agora Manjaro. Ativei redução de ruído e tudo mais, só que por incrível que pareça o microfone ficou ainda mais lixo com redução de ruído. O que é super bizarro, pois no windows meu áudio sai perfeitamente limpo e ótimo.

Estou começando a achar que é algum problema de compatibilidade entre meu computador e o kernel Linux.

Eu sempre utilizei distros baseadas em Linux e isso NUNCA me ocorreu. É super chato ter que recorrer ao windows para essas tarefas… Como faço reunião todos os dias e todo tempo, não posso ter o desgosto de ficar com o microfone horrível. Também como sou programador, é horrível usar PowerShell do windows pra compilar qualquer coisa.

Eai! Beleza?

Entendi a situação.
Olha, se há uma questão de Design do Headset então não haverá 100% de solução e sim amenização com o que você constatou no Windows.
Que bom pelo Windows deu certo, seria ainda mais feito caso não desse certo uma vez que o sistema tem uma infinidade a mais de recurso financeiro para justamente ser melhor em qualquer situação sem precisar que o usuário faça intervenção… mas mesmo assim nem sempre isso é verdade, rs.
Bom, quanto ao “Kernel Linux” tenho uma ideia que vale a pena tentar!

Instale o Ubuntu Studio que é voltado para produção multimedia, portanto tem alguns patchs de melhoria. Faça o teste e veja como comporta se resolve ou atenua sem comprometer qualidade. E se ainda não ficar tão legal, há ainda uma questão que pode fazer para testar Kernel, use o Xanmod kernel da versão Cacule. Basta acessar xanmod.org e ver as instruções para usar o esse Kernel que possui melhorias frente ao Kernel padrão.

Talvez com isso tenha uma funcionalidade melhor em Linux a ponto de se manter com ele.
Outra coisa que você pode verificar é ao invés de usar algum comando de cancelamento de ruído, usar apenas o desabilitar o auto ganho para o headset.

Digo isso porque como você utiliza programas de video conferenceria pode haver “conflito” uma vez que você forçou habilitar cancelamento e programas como zoom e cia utilizam também cancelamento e auto ganho e etc. Para melhor debugar talvez desabilitar os efeitos nos programas e deixar osistema no padrão para confirmar, ou também verificar desabilitar os efeitos em tudo e manualmente você controlar ganho e etc.

Tenho a mesma placa e tenho o “mesmo problema”, no windows voce instala um driver que separa o Desktop Audio do Microfone. O kernel linux junta os dois, isso em qualquer sistema estou atualmente usando pop os e ele faz a mesma coisa. Não é um problema em si só uma configuração que o kernel linux faz juntando o desktop áudio com o microfone do headset, pelo que lembro ele faz isso com adaptadores de p2 (audio e microfone) também, tem sim como configurar no arquivo do pulseaudio, porém agora não lembro como.

image


Este driver que estou falando é um driver da realtek que faz com que falei.

Olá!

É uma questão intrigante esse comportamento. Já usei headsets em vários notes inclusive no meu aqui, que no momento é um Pop!_OS também, e nunca ocorreu essa questão do juntar áudio. Não creio que isso seja um padrão do kernel em si. A não ser que seja uma questão específica de requisito da placa e ao identificá-la carrega presets do pulseaudio a fazem forçar utilizar o áudio nesse formato conjunto.

Observando que apesar da placa mãe ser AMD, verifiquei que as controladoras de audio utilizam o driver padrão da intel o Intel HDA e tanto para os módulos quanto drivers do kernel. Então teoricamente deveria trabalhar exatamente igual o que acontece na minha aqui que é uma controladora Intel com HDA.

Daí, resta saber se o pulseaudio está enxergando isso desse mesmo modo e usando.
Porque como relatado pelo @gio_exited a mesma coisa do áudio acontece no Windows porém com menor escala de incomodo e é facilmente suprimido com o auto cancelador do sistema.
Ou seja, pode não ser nada nem no kernel e nem no pulse áudio e sim um problema da própria engenharia ou headset em si que e que nos sistemas Linux que não vem otimizado especificamente para áudio o problema fica ainda mais perceptível.

1 curtida

Depois manda aqui a saída completa após o comando via terminal:

pactl list cards

Valeu!

Opa! Parece que foi resolvido por hora aqui.

Eu tentei algumas formas de reduzir o ruído e etc… Aí eu tentei esse comando: pactl load-module module-echo-cancel aec_method=webrtc sink_properties=device.description="Noise_Reduction" aec_args="analog_gain_control=0\ digital_gain_control=0"

E ele supriu e melhorou muito meu áudio/microfone. Como ele cria dois canais de áudio novas, não estou mais com retorno, pelo menos até agora eu não percebi. E um ótimo plus é que eu não tive problemas de perda de qualidade de áudio, me parece funcionando 100% como deveria.

Screenshot_20210920_145219

2 curtidas

Esqueci de mencionar, eu removi os seguintes pacotes: sudo pacman -Rdd manjaro-pulse pulseaudio-alsa pulseaudio-bluetooth pulseaudio-ctl pulseaudio-equalizer pulseaudio-jack pulseaudio-lirc pulseaudio-rtp pulseaudio-zeroconf

e instalei: sudo pacman -S manjaro-pipewire.

Eu fiz isso pois estava tendo problemas de áudio não funcionando. Isso resolveu todos os outros problemas até agora.