Microfone da webcam (notebook) não funciona no Linux Mint

Olá pessoal, recentemente instalei o linux mint em uma máquina que veio com o KeepOS. Porém tenho tido alguns problemas, inicialmente o brilho da tela e a webcam não funcionavam, instalei o drive de vídeo e passou a funcionar. Entretanto o microfone da webcam continua sem funcionar. Já testei alguns tutoriais que encontrei em alguns fóruns da internet e nada até o momento.

Alguém consegue me ajudar?

Audio:
Device-1: AMD driver: snd_hda_intel
Device-2: AMD Raven/Raven2/FireFlight/Renoir Audio Processor driver: N/A
Device-3: AMD Family 17h HD Audio driver: snd_hda_intel
Sound Server-1: ALSA v: k5.15.0-112-generic running: yes
Sound Server-2: PulseAudio v: 15.99.1 running: yes
Sound Server-3: PipeWire v: 0.3.48 running: yes

Mais informações:
ALC 256

1 curtida

Olá!

Uma ferramenta útil para selecionar qual a dispositivo de áudio deve ser utilizado e ainda qual porta seja entrada ou saída é o PulseAudio Volume Control.

Na loja de apps você deve conseguir encontrá-lo fácil.

Caso queira ir direto pelo terminal, você pode instalar usando:

sudo apt install pavucontrol

Com este app aberto você vai na aba de entradas/input e lá terá possivelmente listado as opções a qual pode capturar o áudio. Detalhe importante que a webcam integrada em notebook muitas vezes pode utilizar a entrada de mic via plug p2 stereo ou p2 combo (tipo de celular) para capturar o áudio com melhor qualidade.

Para saber se há algum mic que possa capturar basta ir falando e ver se na barra de sinal logo abaixo em cada um dos os itens/dispositivos de entrada selecionáveis ele detecta som e então clicar para que naquele seja utilizado como fonte de captura.

Outro ponto é que na aba de Configuração você tem a listas dos dispositivos que podem capturar e/ou reproduzir áudio. E para cada dispositivo você tem como verificar o perfil em que ele deve ser utilizado. Nisso irá controlar as opções de canais entrada e saída que cada dispositivo possui. O normal em notebooks é você utilizar o perfil de entrada stereo e saída stereo e ou full duplex (significia entrada e saída stereo habilitadas conjuntamente).

Boa tarde, @aarProTech. Obrigado pela disposição em ajudar.

Já havia feito todas essas coisas, fiz novamente com base no seu tutorial e continua sem captar som do microfone da webcam.

Será que não é nenhum problema de drive? Pois a webcam e o brilho da tela também não estavam funcionando, depois que instalei o drive de vídeo, voltaram a funcionar.

Mais informações:

Family 17h (Modelos 10h-1fh) HD Audio Controller

É bastante incomum problema de driver para webcam via USB (interno).

No entanto, para abrangirmos melhor, há um tópico por aqui no fórum que se chama como conseguir ou apresentar informações úteis do seu hardware. Com isso teremos uma visão mais completa. Dentre elas o comando “lsusb” via terminal também já é uma saída imediata para mostrar se ele detecta e como a webcam interna. E também qual é o notebook; marca/modelo.

OBS: costuma variar o modo como as distro dispõe o nome de dispositivos e verifique se há uma distinção entre “internal mic” que é o microfone do notebook (não haverá um microfone tipo “webcam mic” a não ser que seja uma espetada tipo um Logitech que tem a camera e mic conjunto) e outra analog audio in ou entrada de audio analógico ou similar.

Opa, na real, fica apenas “analog input”, conforme é possível conferir no print abaixo:

Quanto as configurações de hardware:

Graphics:
  Device-1: AMD driver: amdgpu v: 6.3.6
  Device-2: IMC Networks USB2.0 HD UVC WebCam type: USB driver: uvcvideo
  Display: x11 server: X.Org v: 1.21.1.4 driver: X: loaded: amdgpu,ati
    unloaded: fbdev,modesetting,vesa gpu: amdgpu resolution: 1920x1080~60Hz
  OpenGL: renderer: AMD Radeon Graphics (raphael_mendocino LLVM 17.0.4 DRM
    3.56 5.15.0-112-generic)
    v: 4.6 Mesa 23.3.0-devel
Audio:
  Device-1: AMD driver: snd_hda_intel
  Device-2: AMD Raven/Raven2/FireFlight/Renoir Audio Processor driver: N/A
  Device-3: AMD Family 17h HD Audio driver: snd_hda_intel
  Sound Server-1: ALSA v: k5.15.0-112-generic running: yes
  Sound Server-2: PulseAudio v: 15.99.1 running: yes
  Sound Server-3: PipeWire v: 0.3.48 running: yes

2 curtidas

Certo.

O analog input significa que ele está pronto para capturar pela plug de analógico. O seu note é do que tem apenas um plug? Se sim, para testar, espete um phone de celular que tem 4 vias e veja se o mic pasa a gravar.

A outra coisa é você printar a tela de propriedades mostrando quais opções você pode utilizar. E na lista suspensa podermos ver os modos.

Veja só:

. Minha Webcam esta com mic desligado;
. Meu Family 17h é a placa de som interna do mini pc e coloquei apenas para sair som;
. o HD-Audio Generic é a saída HDMI que também desliguei.

Assim quando clico ali na lista suspensa posso mudar os profiles ou modo em que o dispositivo deve ficar conforme necessidade. No seu notebook deve esta o Analog Stereo Duplex, o HD-Audio (relacionado ao HDMI) e deve existir mais um relacionado ao microfone interno. Esse que precisa estar ativo com um perfil de entrada de mic para que apareça na aba de “Input Devices ou Dispositivos de Entrada”.

No meu caso, por exemplo, como não tem nada com perfil para ele habilitar entrada não haverá device de gravação disponível quando eu clicar na aba “Input Devices”

Mas se eu mudo nos dispositivo para ele abrir os canais de entrada, ficam:

Dessa forma eu posso capturar o som da webcam externa e também do plug p2 do mini-pc. Porém, como pode ver na foto, o Family 17h é que está marcado para ser o padrão e em geral os apps vão colocar ele em evidência para receber o áudio.

Daí, agora é ver quais possibilidades ai na aba propriedade/configuração para ver se há algum outro além do entrada analógica pelo plug p2.

Conectei um fone (de celular - não tenho outro que tenha microfone) para tentar gravar o áudio, mas nem sinal de áudio.

Quanto a tela de configuração, não aparece nenhuma opção relacionada ao microfone interno.

A função de ativar e desativar o mic (fn+f9) também não funciona.

Também não é detectado pelo alsamixer.
image

Mais informações:

Modelo da webcam: USB2.0 HD UVC WebCam: USB2.

1 curtida

Verifique se o dispositivo é reconhecido Primeiro, verifique se o sistema reconhece o microfone da webcam. Abra um terminal e digite:

arecord -l

Isso listará todos os dispositivos de captura de áudio disponíveis. Verifique se o microfone da webcam está na lista.Verifique os níveis de volume. Às vezes, o microfone pode estar mudo ou com o volume muito baixo. Para ajustar isso, use o alsamixer:

No terminal, digite:

alsamixer

Use as teclas de seta para navegar até o microfone da webcam. Certifique-se de que o microfone não está mudo (normalmente indicado por “MM”).
Se estiver, pressione M para ativá-lo.Ajuste o volume do microfone.
Veja também cidadão, a configuração do PulseAudio, verifique as configurações do PulseAudio: Abra o terminal e digite:

pactl list sources short

Isso mostrará uma lista de dispositivos de entrada. Verifique se o microfone da webcam aparece na lista. Se aparecer, certifique-se de que está definido como o dispositivo de entrada padrão:

pactl set-default-source <nome_do_dispositivo>Substitua <nome_do_dispositivo> pelo nome do dispositivo listado no passo anterior.

Verifique também cidadão,as permissões, porquê em algumas distribuições, as permissões para o microfone podem estar bloqueadas.

Para verificar, vá para:

Configurações do sistema > Som > Entrada e veja se o microfone está selecionado e se o volume está ajustado corretamente.
Instale pacotes adicionais, porquê em alguns casos alguns pacotes adicionais podem ajudar a gerenciar o áudio no Linux Mint:

Abra um terminal e instale o pavucontrol (controle de volume do PulseAudio):

sudo apt-get install pavucontrol

Após a instalação, abra o pavucontrol e vá para a aba “Entradas”.
Verifique se o microfone da webcam está listado e ajustado corretamente.

Reinicie os serviços de áudio,note bem você, cidadão, às vezes, reiniciar os serviços de áudio pode resolver problemas persistentes.
No terminal, digite:

systemctl --user restart pulseaudio
systemctl --user restart pipewire

Atualize o Kernel, porquê também,em alguns casos, atualizar o kernel pode resolver problemas de hardware.
Para atualizar o kernel no Linux Mint, siga esses passos:

Abra o “Atualizador de Atualizações”. Clique em “Visualizar > Kernel do Linux”. Instale a versão mais recente do kernel estável.

Verifique também os logs,pois se nada disso funcionar, pode ser útil verificar os logs do sistema para mensagens de erro relacionadas ao áudio.

No terminal, digite:

dmesg | grep snd

Isso mostrará mensagens relacionadas ao driver de som. Você pode procurar por mensagens de erro que possam dar mais pistas sobre o problema. Bom,meus conhecimentos no Linux mint é um pouco limitado,Eu uso muito Arch Linux, mint eu usei pouco. Espero ter contribuído para seu questionamento.

1 curtida

Obrigado pela disposição em ajudar @AquaDev_Shasta

Na realidade, acho que o driver de microfone não está funcionando, pois a tecla fn + f9 para ativar o microfone, não está funcionando. Embora eu já tenha testado a tecla f9 na bios e funciona normalmente.

A versão do Kernel mais estável no linux mint 21.3 é o kernel Linux 5.15, com suporte até abril de 2027, depois disso tem a versão 6.5.0-41, mas com suporte apenas até agosto de 2024.

Inclusive encontrei no site do dio linux a seguinte avaliação dessa versão do linux que estou utilizando.

Focado em estabilidade, o kernel padrão do Linux Mint é antigo, não suportando certos componentes mais recentes, se isso for um problema para você, pode optar pela versão Edge, que durante a publicação, continua na edição 21.2.

Por fim, só tenho uma dúvida: Atualizar o kernel, pode danificar o hardware do meu computador?

Desde já, agradeço pela atenção de todos.

1 curtida

@AquaDev_Shasta consegui resolver o problema atualizando o kernel. Porém agora, surge um outro problema, nesse novo kernel, o mint não reconhece a placa wireless do notebook (e como esse notebook não tem entrada para cabo de rede), se eu utilizar essa versão do kernel, eu fico sem acesso a internet.

Na versão anterior do Kernel, o sistema utiliza um driver alternativo.
image

1 curtida

Consegui resolver, inclusive o problema da internet.

Instalei a versão “Edge” do Linux Mint 21.3 Virginia (Cinnamon) e todos os hardwares funcionaram corretamente. De fato, era um problema de hardware, uma vez que as versões mais estáveis do Mint não funcionam tão bem com Hardwares modernos.

Agradeço a todos que dispuseram de seu tempo na tentativa de me ajudar a resolver esse problema.

Em especial ao @AquaDev_Shasta que apontou para a questão do Kernel que de fato, era o problema. Embora, não tenha sido resolvido simplesmente com a atualização, mas com uma iso compatível.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.