MiCheckExif - Visualize e Remova Exif de Imagens

MiCheckExif é um software para visualizar os dados exif de imagens, como também remover o exif utilizando o exiftool.

Requer: libimage-exiftool-perl

Baixe em: Site Oficial

1 curtida

Obrigado pela dica, @mugomes !

Lembro, apenas, que existem inúmeros usos para os “dados Exif”.

Para mim (questão pessoal), o mais comum é renomear as fotos que baixo do meu celular. – Elas vêm nomeadas pela “data em que baixei para o PC”… em formato Unix!

Coisas do software que uso para baixá-las. – Felizmente, encontrei um software (Android) que preserva, pelo menos, a data + hora em que foram fotografadas. – Aí, eu uso este comando:

---------------------------------------
renomear fotos pela data original:

find . -iname \*jpg -exec exiv2 -v -t -r '%Y-%m-%d_%H-%M-%S_Rm' rename {} \;
---------------------------------------

Um exemplo – executando o comando CLI dentro do Dolphin (KDE):

(A data aparece picotada, no painel direito do Dolphin).

E, ei-la – renomeada pela data em que a foto foi feita: – “2025-03-26_12-26-32_Rm-luminaria-Area-Verde.jpg”:

O software “chamado” por esse comando CLI é “exiv2”. – Neste momento, estou fora do Arch (onde executei o comando) – mas tenho o registro de sua instalação no PCLinuxOS, anteontem:

$ rpm -qa --last | grep exiv
exiv2-0.28.7-1pclos2025.x86_64                Mon 22 Sep 2025 09:20:13 PM -03
lib64gexiv2_2-0.14.6-1pclos2025.x86_64        Mon 22 Sep 2025 03:30:47 PM -03
lib64exiv2_28-0.28.7-1pclos2025.x86_64        Wed 17 Sep 2025 10:41:11 AM -03
lib64kexiv2qt6_0-25.08.1-1pclos2025.x86_64    Sat 13 Sep 2025 03:53:34 AM -03
libkexiv2-25.08.1-1pclos2025.x86_64           Sat 13 Sep 2025 03:53:33 AM -03
lib64exiv2_27-0.27.5-1pclos2021.x86_64        Thu 16 Dec 2021 10:03:15 AM -03

Eu tinha muito mais “dados Exif” antigamente – quando baixava fotos do celular e da câmera Sony por outros meios – mas ultimamente, o “Android” tem dificultado trazê-los para o PC… supostamente, para “proteger minha privacidade”.

Portanto, esses dados já são removidos por padrão – por mais que eu tente preservá-los – ao baixar fotos do Android (não tenho mais minha velha câmera Sony).

Com mais dados, eu podia usá-los para muitas coisas – que hoje me fazem falta.

Por exemplo, houve uma época em que fiz muitas “reportagens” com base nos dados Exif dos fotógrafos oficiais das obras do PAC:

… e isso me dava muito mais informações – “reais” – do que os press-releases oficiais, que costumam trazer mais conversa fiada do que dados concretos.

1 curtida

Sim, é verdade, os metadados EXIF têm muitos usos válidos, como organização de acervos, catalogação de fotos, preservação de informações técnicas, entre outras.

A proposta do meu software não é desmerecer essas aplicações, mas oferecer a opção de remover os dados quando o foco é privacidade, segurança ou anonimização.

Ou seja, ele é útil para quem precisa compartilhar imagens sem expor dados pessoais, de localização ou do equipamento utilizado.

1 curtida

Salve, @mugomes

Como o que eu preciso é “o contrário”, acabei não clicado no link, e não tinha percebido que foi você quem desenvolveu.

Boa iniciativa! Parabéns.

Sim, com certeza, esse aspecto da privacidade de dados é muito importante. – Inclusive, deve ser por isso que o “Galeria” do meu Redmi remove dados Exif, antes de permitir que o KDE Connect mande as fotos pro meu PC.

Por exemplo, eu sempre desabilito a “localização”, para tudo, no meu celular – embora eu saiba que, se o CSI quiser, vai conseguir me encontrar pelo GPS, ha ha. – Mas um dia, no ano passado, mexi em alguma coisa (no meu antigo Xiaomi), sem perceber, e as fotos começaram a vir com Latitude e Longitude. Isso é chato, porque se eu publicasse uma daquelas fotos, essa informação poderia se tornar pública, para qualquer pé-de-chinelo da região. Aí, é dar mole demais.

Mas, tirando dados GPS, o resto do Exif me interessa. – Meu “Galeria” remove dados Exif. – Tentei o “Files”, e também remove os Exif. – Por fim, descobri o “Gerenciador de Arquivos”, que mantém dados Exif:

1 curtida

Valeu pelo retorno e pelas palavras!

Realmente, a questão da privacidade é central e faz sentido que apps como a Galeria do seu Redmi já removam os EXIF automaticamente para evitar exposição de dados sensíveis, como localização.

No meu caso, como você comentou que o restante dos metadados te interessa, achei bem interessante notar essa diferença entre aplicativos. Isso me deu a ideia de evoluir o MiCheckExif para permitir que o usuário escolha quais dados remover (por exemplo, apenas GPS), em vez de simplesmente apagar tudo de uma vez. Acho que assim fica um meio-termo entre preservar a privacidade e manter informações úteis no arquivo.

1 curtida

Ótima ideia, @mugomes !

Não cheguei a comentar isso com todos os detalhes, mas você captou com perfeição!

Aplicativos “de massa” tendem a tratar usuários como “massa incapaz” de saber o que quer.

Um App que devolva ao usuário o poder de decisão – sobre o que quer, e o que não quer – talvez tenha capacidade de chamar a atenção e, quem sabe, cair no gosto de um grande número de usuários.

Perdi a conta de quantas horas gastei, tentando encontrar as configurações necessárias – dentro do SO, e dentro de cada App específico – sem nenhum sucesso.

O universo Android é um labirinto inextricável. – O simples fato de oferecer opções simples e claras, talvez seja “matador”.

Tenho 2 ideias “separadas” – que não sei se poderão ser úteis ao teu trabalho – mas vou dizer, e você decide:

1. O simples fato de “baixar a foto para o PC” não é o maior dos perigos. – Eu posso querer todos os dados, para meu uso.

2. O maior perigo é na hora de compartilhar: – O que eu quero ter, pode não ser o que eu quero publicar.

Então, (acho que) existe espaço para 2 tipos de App:

1. Um tipo de App que dê ao usuário a liberdade de escolher os dados a serem removidos ou mantidos – na hora de baixar do Android para o PC

2. Um tipo de App que dê ao usuário a liberdade de escolher os dados a serem removidos ou mantidos – na hora de compartilhar fotos por email, redes sociais etc.

Digo “tipo de App”, porque vejo espaço para vários Apps – mas talvez baste 1 App, desde que ele se coloque “no caminho”, filtrando tudo, para todos os outros.

Exemplo: – Perdi um tempão, tentando configurar o KDE Connect – e depois descobri que a escolha estava em um “nível mais baixo”, ou seja: – Usar o “Galeria”, ou o “Files”, ou o “Gerenciador de Arquivos”.

(E nenhum dos 3 me deu essa liberdade de escolha! – Cada um deles, parece ter “decidido”, sem perguntar ao usuário. – Cada um, parece que age de um jeito, e quem não gostar, escolha outro App).

Mas tudo isso que estou falando, é só o ponto de vista de um “usuário leigo” – pois não entendo nada de TI, desenvolvimento, código, linguagens etc.

Dentro da minha pobre ignorância, a questão não seria de “rodar um App” para “retirar” dados Exif das fotos – mas “se interpor” (entre a foto e outros Apps) na hora de compartilhá-las. – Seria, então, um “Gerenciador de Arquivos”, ou um “Galeria”, ou um “Files”, para selecionar as fotos e filtrar os dados, antes do usuário enviá-las para um App de email, rede social etc.

O usuário teria de entender isso: – Selecionar pelo “App Matador” – em vez de apenas abrir outro App e pedir que esse outro App…

Em suma… é só uma “ideia” – de leigo (talvez, ideia de jerico, ha ha).

Vamos dizer que a pessoa não usa o “App Matador”, para depois enviar a foto para o Facebook, Xwitter, Gmail.

Em vez disso, o usuário abre o App do Facebook, ou do Xwitter, ou do Gmail, ou qualquer outro – e tenta selecionar as fotos usando os recursos de cada um deles: – Existe um modo de garantir que o “App Matador” se interponha e faça a filtragem, neste caso?

No “Linux”, eu até poderia tentar pesquisar como é que as coisas funcionam (apesar de eu não ser TI) – mas em “Android”, não tenho nem coragem de tentar entender.

Caso tudo isso seja possível, só posso dar mais algumas “ideias”:

• Que o usuário possa configurar “tipos de casos”, uma vez – e confiar que essas configurações continuarão funcionando, para cada “tipo de caso”:

• Baixar fotos do celular para o PC, é um caso
    • Mandar fotos do celular para Gmail, upload em geral (Gmail, Blogger, qualquer coisa via Browser online), redes sociais etc.

Aí, o usuário poderia configurar “baixar fotos para o PC”, para nunca eliminar dados Exif – ou, só alguns dados Exif que ele escolher – e “enviar fotos”, para sempre eliminar todos os dados Exif, ou pelo menos, eliminar os dados mais críticos.