Comprei um fone bluetooth Philips modelo TAUH 202 com microfone embutido. No Zorin OS 16 Core, o fone é reconhecido sem problemas, mas o microfone não é. Testei no Windows 10 no mesmo PC e tudo funcionou, então eliminei a possibilidade de ser defeito. O site da Philips não disponibiliza drivers. Alguém tem uma sugestão do que posso fazer?
Olá @Presto tudo bem contigo?
Utilizar fones e headsets bluetooth nas distros Linux ainda é “complicado” algumas vezes e vai depender não apenas do seu hardware, mas também de instalar alguns pacotes extras. O microfone nem sequer aparece no painel de controle do Gnome?
Se o mic nem aparece, possivelmente será necessário instalar alguns pacotes extras para que o microfone do headset seja reconhecido, em particular recomendo verificar se os pacotes libgnome-bluetooth13 e pulseaudio-module-bluetooth estão instalados.
No meu caso, o microfone do meu headset é detectado corretamente, mas o som muda para mono automaticamente quando tento utilizá-lo. Não encontrei nenhuma maneira de manter o som estéreo enquanto se utiliza o microfone.
sudo apt install libgnome-bluetooth pulseaudio-module-bluetooth
O fórum do Zorin OS tem muitos tópicos sobre questões relacionadas com bluetooth, já deu uma conferida por
lá?
Salve, Eddie! Tudo certo, e aí?
É, ele nem aparece no painel de controle. Tentei instalar os dois pacotes que você mencionou, e os dois já estavam instalados e na versão mais recente.
Não tinha tentado no fórum do Zorin não, vou olhar lá agora. Obrigado!
EDIT: no fórum do Zorin achei essa postagem, que linkava pra esse tutorial. Problema resolvido.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.