Opa, pinguins. Eu venho testando o Wayland desde o início do ano, e a experiência vem sendo boa, porém com alguns pequenos problemas que acredito que nem sejam culpa do Wayland, mas sim dos apps que não se integraram direito. Bom, eu voltei para o X11 esses dias justamente pelo primeiro motivo. O Discord simplesmente se recusa a transmitir tela, até aparece a tela de escolha de tela, mas não adianta de nada. Pelo que entendo, é culpa do XWayland, e sim, eu sei que tem como usar no navegador e outros apps como o Vesktop (basicamente um Discord funcional no Linux, com transmissão com áudio e o extra de plugins), mas por algum motivo a transmissão fica estranha. Comparando com o app em X11, é bem pior. Além disso, eu uso o Discord Reactive Images e simplesmente não funciona fora do app. E para eu, que volta e meia estou transmitindo tela no Discord, foi uma dor de cabeça. Além disso, o Chrome, que parece estar 100% integrado no Wayland, apresentou um único problema que eu achei chatinho, coisa boba: no modo Picture-in-Picture, a mini janela não mantém a proporção, e mesmo sendo algo simples, me atrapalha um pouco. Eu adoro essa função e volta e meia estou ajustando na tela dependendo do que faço, e eu simplesmente não consigo entender esse erro. Sim, isso foi uma mini birra, mas são problemas que nunca somem. No caso do Discord até tem alternativa, mas não ajuda muito, talvez o XWayland Video Bridge, ele já vem no Fedora, mas já que estou na base Ubuntu complica instalar e eu não sei se vai dar certo, vale o teste. Mas então, o que acham do avanço do Wayland? Eu venho curtindo muito, mas esses pequenos problemas me atrapalham. Alguém tem alguma solução para me ajudar com algum desses problemas?
Sobre o compartilhamento de tela, que já tive minha parcela de problemas:
Qual DE você está utilizando? O choque de pacotes distintos de xdg-desktop-portal-*
pode ser um problema.
Os pacotes pipewire
e wireplumber
estão instalados?
A remoção do pacote pulseaudio
e instalação do pacote pipewire-pulse
pode ajudar a resolver a situação.
Ademais, recomendo dar uma olhada no webcord
como opção ao Discord.
Espero que ajude,
Abraço.
Eu to usando o plasma 6, eu já uso pipewire e sim, esses pacotes estão instalador, vou tentar o webcord. Obrigado.
Então você já tentou o habilitar para rodar o navegador nativamente em Wayland, e daí tentar transmitir a tela?
Voce cometeu um erro de interpretação. Eu disse que consigo transmitir no navegador com wayland, mas eu perco o “Discord Reactive Images” que eu uso no obs.
Pessoalmente quando usei plasma o discord funcionava muito bem com o xwayland video bridge, mas no gnome nunca tive um sucesso 100%, se bem que faz um tempo que testei isso já, vou tentar novamente hoje a tarde pra ver como esta e se existe algum outro pacote funcional do discord
Olha, não sei dizer o que mudou, mas depois da atualização de ontem no Tumbleweed a Stream via Discord simplesmente passou a funcionar, não dá mais aquele erro de você ficar escolhendo infinitamente que janela streamar via o XWayland Bridge. Se um dia eu critiquei o Wayland eu não me lembro .
Cade isso no meu arch linux? Sera que finalmente implementaram o xwayland video bridge no sistema? Quando isso chegar aqui eu vou ficar mt feliz mn
Não seria esse pacote?
Estou curtindo e muito o wayland, mas esses problemas com o compartilhamento de tela e principalmente com o Discord está dando muita dor de cabeça.
Não consegui usar o compartilhamento de tela do discord tbm.
Quem ainda tem problemas com discord, recomendo muito fortemente testar o
vesktop
Simplesmente funciona, compartilhamento de tela, e áudio, múltiplas áreas de trabalho, tudo q você poderia querer!
o compartilhamento de tela fica imundo, a qualidade cai muito. de novo eu diria que nao tenho mais problemas com picture in picture e o xwaylandvideobridge ta fulcionando bem, junto ao waydroid wayland esta praticamente perfeito