MeuFiltro: Criei um leitor RSS focado em privacidade para fugir dos algoritmos

Olá, pessoal do Plus!

Gostaria de compartilhar com vocês um projeto pessoal que acabei de “finalizar” (embora um projeto dev nunca termine de verdade, né?): o MeuFiltro.

Sendo usuário de Linux (atualmente no Debian) e entusiasta de tecnologia, eu estava cansado de feeds infinitos e algoritmos de redes sociais decidindo o que eu deveria ler. Queria algo simples, que me devolvesse o controle da informação.

O que é o MeuFiltro? É um leitor de RSS self-hosted construído com Python e Flask. A ideia é centralizar todas as suas fontes de notícias (Tech, Brasil, Crypto, etc.) em um só lugar, sem rastreamento e sem “recomendações” forçadas.

Principais funcionalidades:

• Navegação por Abas: Organize seus feeds como em um navegador.

• Timeline Unificada: Uma aba que agrega tudo o que há de novo cronologicamente.

• Drag & Drop: Dá para reordenar as categorias arrastando-as na tela.

• Sugestões Integradas: Já vem com um catálogo de mais de 40 fontes para facilitar o início.

• Privacidade: Tudo roda localmente e os dados ficam no seu próprio banco SQLite.

• Docker Ready: Acabei de configurar o suporte a Docker para facilitar o deploy de quem quiser testar.

O projeto é open-source e ficaria muito feliz em receber o feedback de vocês, sugestões de melhorias ou até contribuições no código!

Link do Repositório: https://github.com/GentilliDiego/MeuFiltroPara quem quiser rodar via Docker, é só um comando: docker compose up -d.

Espero que seja útil para mais alguém que, como eu, quer uma internet mais limpa e organizada.

Abraços!

9 curtidas

Boa tarde, o link está caindo no google.

Ajustei o link!

1 curtida

Muito bacana, não faz 10 minutos que eu tava pesquisando um reader pra usar no PC

Boa!

depois coloca no Awesome Self-Hosted

Boa, podia inlcuir um resumo com AI !