Olá, pessoal do Plus!
Gostaria de compartilhar com vocês um projeto pessoal que acabei de “finalizar” (embora um projeto dev nunca termine de verdade, né?): o MeuFiltro.
Sendo usuário de Linux (atualmente no Debian) e entusiasta de tecnologia, eu estava cansado de feeds infinitos e algoritmos de redes sociais decidindo o que eu deveria ler. Queria algo simples, que me devolvesse o controle da informação.
O que é o MeuFiltro? É um leitor de RSS self-hosted construído com Python e Flask. A ideia é centralizar todas as suas fontes de notícias (Tech, Brasil, Crypto, etc.) em um só lugar, sem rastreamento e sem “recomendações” forçadas.
Principais funcionalidades:
-
Navegação por Abas: Organize seus feeds como em um navegador.
-
Timeline Unificada: Uma aba que agrega tudo o que há de novo cronologicamente.
-
Drag & Drop: Dá para reordenar as categorias arrastando-as na tela.
-
Sugestões Integradas: Já vem com um catálogo de mais de 40 fontes para facilitar o início.
-
Privacidade: Tudo roda localmente e os dados ficam no seu próprio banco SQLite.
-
Docker Ready: Acabei de configurar o suporte a Docker para facilitar o deploy de quem quiser testar.
O projeto é open-source e ficaria muito feliz em receber o feedback de vocês, sugestões de melhorias ou até contribuições no código!
Link do Repositório: https://github.com/GentilliDiego/MeuFiltroPara quem quiser rodar via Docker, é só um comando: docker compose up -d.
Espero que seja útil para mais alguém que, como eu, quer uma internet mais limpa e organizada.
Abraços!