Meu wifi fica caindo toda hora

Olá a todos, estou tendo problemas com meu wifi realtek RTL8821CE ele fica desconectando toda hora, tem horas que ele fica alguns minutos sem cair e torna a cair denovo a conexão, estou usando o Arch Linux mas o problema persiste em todas as outras distros que instalo, meu notebook é um HP Pavillion 14 ce0000np

1 curtida

Há a possibilidade do problema ser o Power Management do wifi. Esse tipo de configuração é para o Arch Linux.

Execute o comando iwconfig no terminal.

Verifique se o Power Management está on. Caso esteja execute as instruções abaixo.

Verifique a identificação da sua placa wifi na saída do comando iwconfig. Se for wlan0, por exemplo, execute o seguinte comando.

sudo iwconfig wlan0 power off

Esse comando desabilita o powersave, mas ele será reabilitado após a reinicialização do sistema. Teste a sua conexão por um tempo e se o problema for o powersave o funcionamento da conexão ficará estável após a execução do comando. Se o problema for o Power Manager faça os procedimentos abaixo. Caso a queda da conexão continue, não efetue as configurações abaixo.

Para desabilitar o powersave na conexão wifi permanentemente é necessário habilitar um serviço através do Sistemd.

Execute o comando abaixo no terminal.

nano offpowersave.service

Insira o seguinte conteúdo no arquivo. Se o seu wifi não for wlan0, modifique o nome do dispositivo na linha ExecStart.

[Unit]
Description=Desabilitar o powersave 

[Service]
Type=oneshot
ExecStart=/sbin/iwconfig wlan0 power off

[Install]
WantedBy=multi-user.target

CRTL + O salva o aquivo.
CRTL+X sai do editor de texto.

Mova o arquivo para a pasta do systemd.

sudo mv offpowersave.service /etc/systemd/system

Habilite o serviço.

sudo systemctl enable offpowersave.service

Reinicie a sua máquina.

Para verificar o status do serviço:

systemctl status offpowersave.service

Execute o iwconfig e verifique se o powersave está off.

Se você quiser desabilitar o serviço criado anteriormente execute o comando abaixo no terminal:

sudo systemctl disable offpowersave.service

Se quiser exclua o arquivo offpowersave.service na pasta /etc/systemd/system. Não exclua o arquivo sem desabilitar o serviço.

1 curtida

aqui tem o tutorial pro ubuntu: How to install the Realtek RTL8821CE driver – Ethical hacking and penetration testing sendo que vc pode instalar o pacote indicado diretamente pelo apt, que faz parte dos repositórios daquele:

$ sudo apt install -y rtl8821ce-dkms

boa sorte. espero que resolva.

1 curtida

Fiz o procedimento rodei o comando

sudo iwconfig wlan0 power off

Continua a queda de conexao

https://aur.archlinux.org/packages/rtl8821ce-dkms-git

https://wiki.archlinux.org/title/Network_configuration/Wireless#rtl8821ce

Essa indicação está no link que o @acvsilva compartilhou.

Não sei se funciona. Pode ser que ajude a resolver o problema. Sugiro pesquisar mais sobre esse recurso. No Telegram existe o grupo Arch Linux Brasil. Pode ser que alguém no grupo saiba alguma solução ou já tenha aplicado essas recomendações nos sites que compartilhamos com você.

1 curtida

Eu estava pesquisando aqui agora e consegui resolver o problema da desconexão através desses comandos:

yay -Sy --noconfirm rtl8821ce-dkms-git

sudo modprobe 8821ce

Depois eu reiniciei e ficou normal

3 curtidas

Uso o Arch Linux, fiz o procedimento parecido e instalei pelos repositórios do AUR, usei os comandos:

sudo modprobe 8821ce

Depois eu reiniciei e ficou normal

1 curtida

Depois que eu apliquei esses comandos

sudo modprobe 8821ce

eu repeti os comandos que vc passou e a internet estabilizou aqui, obrigado

2 curtidas

tirante o furo que cometi, achando que usava debian-based, fico feliz em ajudar. bom saber que o tutorial tinha instruções pro arch. tudo de bom p vc. foi um prazer. :stuck_out_tongue_winking_eye:

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.