Meu teclado (em especial o numpad) está apresentando um comportamento estranho

Não sei o que está acontecendo, eu não instalei nada nos últimos dias, só atualizei o sistema como sempre faço, mas hoje quando liguei o computador, vi o sistema apresentar um comportamento estranho no teclado. Uso MX Linux KDE

• NumPad “2” retorna “2,” (note a vírgula)

• NumPad “3” retorna “53”

• NumPad “5” retorna “53”

• NumPad “6” retorna “+6”

• NumPad “8” retorna “8]”

• NumPad “9” retorna “-9”

• NumPad “/” retorna “/[”

• NumPad “*” retorna “*”, mas deleta o caractere seguinte como se tivesse digitado “*” e então ter apertado no botão Delete

• NumPad “-” retorna “-9”

• NumPad “+” retorna “+6”

• NumPad “,” retorna “2,”

• “[” retorna “/[”

• O botão Delete tem o mesmo comportamento do botão “*”

Parece problema de hardware, fui tentar um instalador de Windows (estou sem liveUSB para Linux no momento) e deu o mesmíssimo problema :scream: Será que tem alguma solução, alguma gambiarra que eu possa fazer?

Da última vez que algo parecido aconteceu por aqui, era por que estava com Numlock ligado em um teclado onde não tem numpad. Se desligar o numlock, como fica? (Tente religar)

Verifique se o Scroll lock também de repente não está ligado.

1 curtida

Assim que levantei hoje de manhã, liguei o notebook para ver se o problema persistia e o teclado voltou ao normal. :partying_face::tada:

Não sei por que esse problema aconteceu, não derrubei nada no teclado, pra resolver o problema tentei as teclas NumLock e até mesmo Fn Lock e nada, não tenho nenhum teclado externo que poderia afetar o teclado padrão de alguma forma (uso apenas o do notebook).

Pelo menos pude ver que é algo independente do sistema operacional, pois o problema ocorreu mesmo no processo de instalação de outro sistema operacional completamente diferente! Formatei meu sistema pra nada e agora estou tendo que refazer todo o meu MX Linux…

Não sei se esse problema vai voltar, pode ter sido um susto que nunca mais vai ocorrer de novo bem como pode reaparecer quando eu voltar do trabalho no fim da tarde. De qualquer forma, vou ver se compro um teclado USB para estar preparado quando isso ocorrer, pois pareceu ou um problema físico ou no máximo um problema de BIOS (meu notebook nem tem BIOS…).

Acho que se pode dizer que Informática é Esoterismo. Acontecem problemas do mais absoluto nada e que somem da mesma forma :u

• Verifique se o layout do teclado está correto em Configurações do Sistema > Dispositivos de Entrada > Teclado.

• Teste o teclado em um sistema Live USB Linux para verificar se é problema do sistema ou hardware.

• Execute sudo dpkg-reconfigure console-setup no terminal para reconfigurar o teclado.

• Verifique e ajuste o NumLock corretamente, se necessário.

• Desative as “Teclas de Aderência” em Configurações do Sistema > Acessibilidade > Teclado.

• Reinstale os pacotes de teclado com sudo apt-get --reinstall install x11-xserver-utils console-setup.

• Se o problema persistir no Windows, tente atualizar ou reinstalar os drivers do teclado.

3 curtidas