Meu SSD não aparece para um dualboot com o Windows 11

Boa tarde, todos bem e com saúde? espero que sim.

Pessoal, estou tentando fazer um dualboot Windows 11 e ZorinOS 17, porem na hora da instalação o SSD não aparece, apenas meu HD que uso para guardar meus arquivos e coisas do tipo.

Já desabilitei o Secure Boot na Bios, ja desativei o FastBoot e nada dele aparecer na hora da instalação com a opção de instalar lado a lado com o Windows.

Alguém já passou por isso? se sim, como arrumou? poderiam me ajudar, por favor?

Desde já, meu muito obrigado a todos.

Já viu se ocorre com outra distribuição?

Uefi?

Já sim, testei o PopOS e da a mesma coisa, ele identifica o meu HD onde não esta o Windows, porem o SSD onde é para ser instalado, ele não acha ele.

Sim, usando UEFI, não testei de outro modo ainda, mas será que pode ser isso?

Não

Já viu onde mostra o hd, tem a opção de trocar para ssd?

Já sim, e só fica o HD, ele não da a opção de selecionar o SSD, é como se ele não estivesse no Notebook.

O ssd aparece na bios?

Está conectado direito?

Sim, aparece normal, até porque eu uso ele no meu noteboook, pois uso o Windows, mas uso muito mais pelo motivo da minha esposa não gostar de Linux, mas quero fazer dualboot para fazer as minhas coisas no linux, então ele esta funcionando normal, é um SSD NVME da marca Samsung, Modelo de unidade: SAMSUNG MZALQ256HAJD-000L2.

E quando eu inicio o Zorin pelo pendrive, o Gparted indentifica o SSD, mas na hora da instalação, ele não aparece.

Bom dia rapaz.


Você pode tentar diminuir esse espaço para criar uma nova partição para instalar sua distro mas eu realmente não sei se dá pra fazer dual boot no NVME.
Peço desculpas mas no “nvme” eu tô por fora.

Estranho.

Tem que aparecer..

Tente o processo abaixo

Boot Parameters: During the boot process, you can try adding kernel parameters:

  • nvme_load=YES: This forces the NVMe driver to load.
  • nvme_core.default_ps_max_latency_us=0: This can prevent the NVMe drive from going into a low-power state that might make it undetectable.
  • To add these, you’ll typically need to edit the boot entry (usually by pressing ‘e’ on the Grub menu) and add the parameters to the linux or kernel line

Outro procedimento meio maluco é forçar para aparecer.

Deixe ligado somente o ssd.

Sabe o que é mais estranho, eu testei varias distros e dava a mesma coisa, todas baseadas no Ubuntu, porem agora baixei o proprio Ubuntu para testar, sem pretenção nenhum, e o SSD é identificado na Instalação, que bagulho doido.

Estranho.

Deveria aparecer em todos.

Pode ser a configuração no kernel que passei.

Não sei.

Só testando para ver se funciona.