Meu sistema por não instala em meu HD

Eu recentemente tentei atualizar o Ubuntu, porém ocorreram alguns erros e precisei formatar.

Optei por utilizar o Mint, criei um pen drive bootavel e realizei o processo normalmente. Porém, após a instalação, eu reinicio normalmente, porém ao dar boot no meu HD, simplesmente não ocorre nada…

Acredito que o problema é que meu HD não dá boot.

Vocês poderiam me ajudar? Desde já agradeço a atenção.

Obs:sou leigo em relação a tecnologia.

Todo HD que funciona na MOBO dão boot. Se ele não estiver com defeito.
Vou te contar uma historia.

Eu quando fui instalar meu sistema atual eu usei um pendrive com imagem de ISO danificada, instalava mas quando ia dar boot pelo SSD o boot falhava, tentei varias vezes e sempre falhava o boot da instalação, e por fim fiz uma nova imagem de uma nova ISO no pendrive e o boot da instalação funciono, estou usando agora o tal sistema.

Ent cara, já troquei a iso e msm assim n vai, acho q por algum motivo a bios n permite o boot…
Talvez seja secure boot, mas tenho opção pra desativar.

Algum erro é apresentado ou fica só a tela preta?

Já olhou na BIOS a ordem do boot? Talvez o HD não esteja como o primeiro a dar boot.

Entra nas configurações da sua BIOS e na parte de Boot olha se o HD está como primeiro na ordem de boot. Se não tiver, coloque-o e salve as configurações. Aí verifique se vai iniciar.

Mano, pior que ele está kkkkk

Na verdade aparece…

Quando eu abro o menu de boot sem o pen drive, aparece o nome do meu HD e failed.

Somente isso…

Antigamente eu utilizava o Ubuntu 18.04, porém atualizei ele pela interface gráfica (algo que dizem não ser apropriado kkkk), e ocorreu tudo bem, até que quando fui testar a nova versão, meu teclado não funcionava na tela de bloqueio :+1:.Porém no GRUB e BIOS funcionava, e pessoas já tiveram esse mesmo problema, porém com um comando no grub aqui e ali resolviam, mas no meu caso não.