Eu fiz um servidor com o ubuntu server e coloquei o nextcloud.
Ai parece que o nextcloud só esta reconhecendo 85,4 Gb sendo que que o HD que esta na maquina é de 500 Gb
Opa, tudo bem?
Você poderia explicar o processo que você usou para fazer a instalação e como está particionado o seu servidor? Isso deve nos ajudaria a entender o que está ocorrendo.
Eu basicamente fui acompanhando o seu vídeo de como instalar o ubuntu server, e quanto chegou na parte de partição deixei usando o disco inteiro (automático/padrão).
Não o que ele está reconhecendo, pelo visto ele tá reconhecendo certo. Ele tá mostrando o espaço livre que é de 85,4 GB, é quanto sobra do de espaço, o resto tá ocupado, no caso cerca de 414,6 GB.
Mas eu acabei de faze ele, e só coloquei no máximo 20M de aquivo para testa.
Eu estudando melhor aqui no Diolinux plus, achei um tópico (Como fornecer boas informações) que me vez perceber, que quanto o sistema fez as parições, ele deixou um pedaço de fora, sem uso (desmontado) ; Tem alguma forma de por meio de código de altera o tamanho das partições ou refaze-las sem ter que formatar? Por conta de ser um servido sem interface de vídeo,fora texto.
Segue uma parte do comando: inxi -F --filter
Drives:
Local Storage: total: 465.76 GiB used: 7.84 GiB (1.7%)
ID-1: /dev/sda vendor: Seagate model: ST3500418AS size: 465.76 GiB
Partition:
ID-1: / size: 97.87 GiB used: 7.72 GiB (7.9%) fs: ext4 dev: /dev/dm-0
ID-2: /boot size: 1.9 GiB used: 126.7 MiB (6.5%) fs: ext4 dev: /dev/sda2
Swap:
ID-1: swap-1 type: file size: 3.83 GiB used: 0 KiB (0.0%) file: /swap.img
O comando “duf” vai ajudar a gente ver as suas partições de forma bem clara, dando um visual numa tabela semelhante a esse abaixo.
Você poderia fazer gerar essas informações e mandar um screenshot assim pra gente, por favor?
sudo apt install duf
Caso você ainda não tenha instalado o app, acho que não vem por padrão no Ubuntu.
Formatar o seu disco não é problema depois disso, da para fazer via interface ou via terminal, e aí depois é só ir nas configurações do Nextcloud e adicionar ele como armazenamento.
Se você decidir juntar tudo numa partição só, é possível também, mas precisa ser feito usando um livependrive, para garantir que os dados não seja corrompidos. o Gparted que vem no modo live do Ubuntu é excente para isso.
Aqui a foto, não tinha ideá desse comando; mas eu não entendi muito bem qual interface?
Formatar o seu disco não é problema depois disso, da para fazer via interface ou via terminal,
Nunca mexi com servidor, muito menos com partição em linha de comando. Se tiver interface aceito.
Onde tem (/) é sua partição raiz, onde ficam as pastas do sistema e sua pasta home, já que você não separou sua home, é praticamente onde fica tudo. Ela só está com 97.9G de tamanho - 7.7G usados e só restou 85.1G livres - é possível redimensionar sua partição raiz usando um live de qualquer distribuição, nele você vai procurar por um programa chamado gparted, ele é intuitivo e gráfico, no seu caso você vai procurar pela opção “Redimensionar/Mover”. Você pode usar o live do Linux Mint, Ubuntu…
Mas tem como usa ele para Redimensiona o servidor através da rede? ou tenho que tirar o Hd do servidor e colocar na minha maquina como secundário? estou um pouco confuso
Você coloca no seu servidor um pendrive com uma distribuição live e dá boot, quando o sistema Linux Mint ou Ubuntu entrar você procura por Gparted, nele clique com o botão direito sobre a partição que quer redimensionar e escolha Redimensionar/Mover
Como se eu quisesse instalar outra distribuição linux, só que eu uso só o modo live sem instalar?
Exatamente! No live você pode fazer muita coisa, particionar, navegar na internet, acessar seus arquivos, instalar programas nele… Usa-se ele como se tivesse usando um sistema operacional instalado normalmente.
Obrigado, funcionou, tive um pouco de dificuldade com particionamento mas conseguir , não e sempre que se faz isso e esqueci algumas coisas, preciso estuda mais
, mas foi. Eu vou começa a treina partição em maquina virtual para futuras ocasiões.
obrigado
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.