Meu programa no Code Blocks Não Roda

Olá, eu fiz meu primeiro programa no Code Blocks mas ele não executa, eu salvo e clico em “Build and Run” e não acontece nada, nem o cmd abre.

Por favor espero que possam me ajudar

O Código:

#include <stdio.h>

int main () {
            printf ("Olá Mundo");
            return 0;
        }

Prints:

Capturar

OBS: Eu tentei executar o código em um compilador online e funcionou normalmente:

Baixou o CodeBlocks no Software Manager ou diretamente do site? Quando baixei pelo primeiro tive este problema.

Para efeito de tutorial, segue um vídeo do Bóson Treinamentos(muito recomendado) para dar um norte de como instalar.

Parece um problema do Code::Blocks, eu recomendo simplemente não usar ele, no Linux vale muito mais a pena (e é muito mais comum) usar o compilador diretamente e só usar um editor de texto qualquer (Vim, Emacs, VSCode, Atom, etc) pra editar o código, e no WIndows… oof, a Microsoft se recusa a dar qualquer suporte a linguagem então é melhor usar ou uasr LInux, ou instalar o WSL ou um port do GCC (como MingW ou CygWin) e fazer basicamente o msm que no Linux.

1 curtida

Eu baixei ele diretamente no site

Entendi, mas realmente eu prefiro o Windows, se eu não conseguir resolver vou baixar outro compilador

Olá, você poderia utilizar o Visual Studio fornecido pela Microsoft. Eu trabalhei e estudei por um tempo utilizando o mesmo no Windows não tive problemas, só precisa selecionar e montar o seu ambiente com ele selecionando o que você precisa.

Em alguns casos pode demorar para montar o ambiente ainda mais se a velocidade de download de seu link for um pouco ruim.

Outra opção seria testar o WSL, rodar uma distro linux como um subsistema.

Caso queira saber mais sobre as alternativas do GCC deixarei um link de ajuda:

Espero ter lhe ajudado, até mais!

Dá uma olhada no vídeo que te mandei, pode ajudar; destarte, programar em C/C++ no GNU/Linux é super interessante, não acho que deva trocar pelo Windows.

Outro ponto: qual erro aparece no debug/search?

Se for o debug/search que estou pensando eles estão em branco sem nada

qnd você executa não aparece nada?
o gcc e o g++ já estão instalados, correto?

é isso, dê uma olhada no vídeo, pode clarear um pouco.

Outra coisa que eu faço: uso o xed(text editor) com o formato de C e depois executo pelo terminal.

Quando eu executo não aparece nada, nesse print aí eu já tinha tentado executar varias vez e não aparece nada.

Eu não sei oque e gcc e g++
vou dar uma olhada no video

Você precisa instalar um compilador. No caso, existe uma versão do Codeblocks que vem com um compilador: