Recentemente instalei um sistema operacional estilo linux para tentar resgatar um pc extremamente fraco (Roda nem joguinho do Friv esse tijolo) apenas pra usos gerais, mas não gostei do estilo por ser meio complicado, então achei algumas dicas na internet de como fazer um pendrive bootável pelo terminal, mas alguns comandos estão sendo barrados pelo erro “Sistema de arquivos somente para leitura”, preciso muito da ajuda de vcs!
Se eu entendi corretamente, você está tentando criar um pendrive de boot pois quer troca de distro, certo? Bom, você não precisava criar um pendrive bootável pelo terminal, é possível (e recomendado para usuários leigos) que use-se o balenaEtcher. Se a distro que você está usando possuir o gnome disks, ou o Gparted, você pode formatar através deles. Ademais, uma solução “genérica” é formatar pelo terminal também.
1- Com o pendrive espetado e montado, liste os discos do sistema com lsbblk, conforme o print:
2 - Ao identificar seu pendrive, digamos que seja chamado de sdc1, podemos partir para formatar de vez. Imagino que essa unidade de armazenamento externa deva ser maior que 4Gb (mesmo se não for, não há problemas) então vamos com o formato exFAT. Execute os seguintes comandos:
Comando A: sudo umount /dev/sdc1 (desmonta o seu pendrive)
Comand B: sudo mkfs.exfat -n LABEL /dev/sdc1 (onde -n LABEL é o nome que você quer dar a esse disco, por exemplo -n batata)
3 - Opcional: verifique se o pendrive foi formatado com exito: sudo fsck.exfat /dev/sdc1
Obrigado por me responder e ajudar, mas por algum motivo, alguns dos comandos citados por você não são comandos usáveis na minha distro, por exemplo: “sudo mkfs.exfat -n LABEL /dev/sdc1” e “sudo fsck.exfat /dev/sdc1”
Não precisa ir muito longe… Como fornecer boas informações
No terminal mesmo, instala o gparted: sudo apt install gparted, abra-o e mande um print, por favor. Tem que aparecer algo mais ou menos assim:
Ao clicar com o botão direito do mouse no ícone, aparecem as opções, mas todas meio transparentes e inutilizaveis, provavelmente porque o pendrive está apenas no modo leitura, creio eu:
Tenta formatar como ext4, depois do processo todo, tenta formatar como exfat ou fat32. ext4 é formator apenas para Linux, fat32 e exfat é meio que “universal” para pendrive e disco externo