Meu pc roda linux?

Oi,eu sou novo aqui e queria saber se meu pc roda linux e se nao pode dar algum problema e se eu tenho que fazer alguma alteraçao, aqui esta a config do meu pc(ela e antiga):
Placa mae: intel desktop board d945gcnl (b)
Processador:intel pentium dual core e2160
Ssd kingston de 120gb
Placa de video:GeForce 8400gs 512mb low profile
4gb ram ddr2
Fonte 220w

Sou novo no linux mais tenho um conhecimento basico sobre ele,mais sobre hardware e windows ja tenho um conhecimento medio.
E se vc souberem me falar uma distro boa vai me ajudar.

Única coisa que pode talvez te dar alguma dor de cabeça e a GeForce 8400gs, porem só testando para ter certeza mesmo.
Tente o Linux Mint 22 XFCE deve ficar bacana em sua máquina.

Blz mano vlw vou testar

Escolha uma distribuição leve e otimizada para hardware mais antigo. Algumas boas opções são:

• Lubuntu: Uma versão leve do Ubuntu que usa o ambiente de desktop LXQt.

• Xubuntu: Outra versão do Ubuntu, mas com o ambiente de desktop XFCE, que é um pouco mais leve que o GNOME ou KDE.

• Linux Mint com XFCE: Oferece um bom equilíbrio entre usabilidade e leveza.

1 curtida

Qualquer coisa com LXQT ou então uma distribuição sem SystemD.

Vlw pela ajuda glr vou tentar instalar o mint 22 xfce ou o Lubuntu

Eu iria na lata no Mint XFCE ou Debian com XFCE, único porém é que o Debian precisa de uma curva maior de aprendizado, Mint já é mais out of the box, instalou e sai usando. Realmente não sei como fica a questão da placa de vídeo, 8400GS é bem antiga, não sei como estão os drivers para Linux. Talvez o nouveau sirva pra tarefas básicas.

A placa mais antiga que tenho aqui é uma R9 290, que funciona perfeitamente no Linux e no Windows fica uma **, então provável que sua 8400GS tenha uma sobrevida legal no Linux.

Não recomendo o Ubuntu e nenhuma das suas variantes (ku,xu,lu etc) para maquinas antigas, eles são bem sobrecarregados de coisas.

1 curtida

Eu seguiria a lógica, quando comecei a testar as distros tive essas dúvidas, descobri muita coisa e acabei por entender que opensuse, debian e mint podem ser usadas em qualquer configuração depende apenas de qual versão instalar de início, o problema ai são as atualizações e para qual fim vc irá usar esse pc?
Mas se for para o dia a dia pega a dica do pessoal e vai de mint, pois e mais intuitivo e amigável para iniciantes! Eu uso o OpenSUSE tumbleweed que também é muito bonito e intuitivo, so que e um pouco mais pesado por conta do plasma!

Sempre pode instalar outros DE durante a instalação completa de 4…Gb

O grande gargalo é a memória, esse é o principal fator que obriga procurar distros “light”. Eu iria sugerir procurar memória no Mercado Livre, mas parece que essa MB não aceita mais memória. Ajuste suas expectativas…

Vou dar uma olhada aqui

No site da intel fala que ela aguenta so 2gb de memoria e eu to com 4gb

Pois é… comecei a escrever sugerindo v. tentar chegare a 8GB * mas depois vi que essa MB só aceitaria 2 GB - mas v. mencionou 4GB… aí reduzi meu comentário.

São 4GB instalados E RECONHECIDOS pelo SO? Possivelmente, a MB era “capada” para 2GB, e isso foi superado em uma revisão posterior da BIOS, e por isso você tem agora os 4 GB.

A dúvida, será que aceita 8GB? Se você conseguisse de algum modo testar éssa placa com 8 GB… se der certo, seria A sugestão de upgrade para você conseguir rodar Linux sem problema: 8GB ao invés de 4GB fariam TODA a diferença.

• uma das minhas máquinas é um Core2Duo de 2007 com MB intel com 8 GB, que até hoje ele roda Ubuntu 20.04 muito bem, e mesmo o Windows 10 também roda bem satisfatoriamente - claro que ajustando as expectativas.
    A MB e o processador estavam parados desde 2018, no ano passado de bobeira resolvi testá-los. A performance com 3GB (a memória original) foi tão satisfatoria, que achei que valia a pena comprar um SSD e dois pentes de 4GB (total 8GB) no Mercado Livre. Hoje esse micro é usado para browser e para projetos de eletrônica (gravação de firmware de microcontroladores, etc).

Aqui ta como 3.25 gb utilizavel

Gente existe tlauncher para linux,porque eu jogo minecraft nesse pc(nao sei como mais roda entre 20 e 40 fps)

sobre rodar ou não eu te garanto que roda, mas, escolha um linux leve, Ubuntu não é tão leve mas para um iniciante é muito boa!

Eu estava jogando a 30 fps no windows 11 agora mesmo estou intalando o mint 22 xfce eu estava querendo mudar para o linux pq o windows estava dando uns erros e eu usava o mint no meu notebook que queimou e eu gostava muito dele

Gente eu instalaei o linux e agora esta numa tela “no bootable device” o que eu faço?

Como foi feita a instalação e com qual programa o pendrive bootavel foi criado?

Instalei pelo site do linux mint e usei rufus