Oi,eu sou novo aqui e queria saber se meu pc roda linux e se nao pode dar algum problema e se eu tenho que fazer alguma alteraçao, aqui esta a config do meu pc(ela e antiga):
Placa mae: intel desktop board d945gcnl (b)
Processador:intel pentium dual core e2160
Ssd kingston de 120gb
Placa de video:GeForce 8400gs 512mb low profile
4gb ram ddr2
Fonte 220w
Sou novo no linux mais tenho um conhecimento basico sobre ele,mais sobre hardware e windows ja tenho um conhecimento medio.
E se vc souberem me falar uma distro boa vai me ajudar.
Única coisa que pode talvez te dar alguma dor de cabeça e a GeForce 8400gs, porem só testando para ter certeza mesmo.
Tente o Linux Mint 22 XFCE deve ficar bacana em sua máquina.
Eu iria na lata no Mint XFCE ou Debian com XFCE, único porém é que o Debian precisa de uma curva maior de aprendizado, Mint já é mais out of the box, instalou e sai usando. Realmente não sei como fica a questão da placa de vídeo, 8400GS é bem antiga, não sei como estão os drivers para Linux. Talvez o nouveau sirva pra tarefas básicas.
A placa mais antiga que tenho aqui é uma R9 290, que funciona perfeitamente no Linux e no Windows fica uma **, então provável que sua 8400GS tenha uma sobrevida legal no Linux.
Não recomendo o Ubuntu e nenhuma das suas variantes (ku,xu,lu etc) para maquinas antigas, eles são bem sobrecarregados de coisas.
Eu seguiria a lógica, quando comecei a testar as distros tive essas dúvidas, descobri muita coisa e acabei por entender que opensuse, debian e mint podem ser usadas em qualquer configuração depende apenas de qual versão instalar de início, o problema ai são as atualizações e para qual fim vc irá usar esse pc?
Mas se for para o dia a dia pega a dica do pessoal e vai de mint, pois e mais intuitivo e amigável para iniciantes! Eu uso o OpenSUSE tumbleweed que também é muito bonito e intuitivo, so que e um pouco mais pesado por conta do plasma!
O grande gargalo é a memória, esse é o principal fator que obriga procurar distros “light”. Eu iria sugerir procurar memória no Mercado Livre, mas parece que essa MB não aceita mais memória. Ajuste suas expectativas…
Pois é… comecei a escrever sugerindo v. tentar chegare a 8GB * mas depois vi que essa MB só aceitaria 2 GB - mas v. mencionou 4GB… aí reduzi meu comentário.
São 4GB instalados E RECONHECIDOS pelo SO? Possivelmente, a MB era “capada” para 2GB, e isso foi superado em uma revisão posterior da BIOS, e por isso você tem agora os 4 GB.
A dúvida, será que aceita 8GB? Se você conseguisse de algum modo testar éssa placa com 8 GB… se der certo, seria A sugestão de upgrade para você conseguir rodar Linux sem problema: 8GB ao invés de 4GB fariam TODA a diferença.
uma das minhas máquinas é um Core2Duo de 2007 com MB intel com 8 GB, que até hoje ele roda Ubuntu 20.04 muito bem, e mesmo o Windows 10 também roda bem satisfatoriamente - claro que ajustando as expectativas.
A MB e o processador estavam parados desde 2018, no ano passado de bobeira resolvi testá-los. A performance com 3GB (a memória original) foi tão satisfatoria, que achei que valia a pena comprar um SSD e dois pentes de 4GB (total 8GB) no Mercado Livre. Hoje esse micro é usado para browser e para projetos de eletrônica (gravação de firmware de microcontroladores, etc).
Eu estava jogando a 30 fps no windows 11 agora mesmo estou intalando o mint 22 xfce eu estava querendo mudar para o linux pq o windows estava dando uns erros e eu usava o mint no meu notebook que queimou e eu gostava muito dele