Meu pc roda linux?

Oi,eu sou novo aqui e queria saber se meu pc roda linux e se nao pode dar algum problema e se eu tenho que fazer alguma alteraçao, aqui esta a config do meu pc(ela e antiga):
Placa mae: intel desktop board d945gcnl (b)
Processador:intel pentium dual core e2160
Ssd kingston de 120gb
Placa de video:GeForce 8400gs 512mb low profile
4gb ram ddr2
Fonte 220w

Sou novo no linux mais tenho um conhecimento basico sobre ele,mais sobre hardware e windows ja tenho um conhecimento medio.
E se vc souberem me falar uma distro boa vai me ajudar.

Única coisa que pode talvez te dar alguma dor de cabeça e a GeForce 8400gs, porem só testando para ter certeza mesmo.
Tente o Linux Mint 22 XFCE deve ficar bacana em sua máquina.

Blz mano vlw vou testar

Escolha uma distribuição leve e otimizada para hardware mais antigo. Algumas boas opções são:

• Lubuntu: Uma versão leve do Ubuntu que usa o ambiente de desktop LXQt.

• Xubuntu: Outra versão do Ubuntu, mas com o ambiente de desktop XFCE, que é um pouco mais leve que o GNOME ou KDE.

• Linux Mint com XFCE: Oferece um bom equilíbrio entre usabilidade e leveza.

1 curtida

Qualquer coisa com LXQT ou então uma distribuição sem SystemD.

Vlw pela ajuda glr vou tentar instalar o mint 22 xfce ou o Lubuntu

Eu iria na lata no Mint XFCE ou Debian com XFCE, único porém é que o Debian precisa de uma curva maior de aprendizado, Mint já é mais out of the box, instalou e sai usando. Realmente não sei como fica a questão da placa de vídeo, 8400GS é bem antiga, não sei como estão os drivers para Linux. Talvez o nouveau sirva pra tarefas básicas.

A placa mais antiga que tenho aqui é uma R9 290, que funciona perfeitamente no Linux e no Windows fica uma **, então provável que sua 8400GS tenha uma sobrevida legal no Linux.

Não recomendo o Ubuntu e nenhuma das suas variantes (ku,xu,lu etc) para maquinas antigas, eles são bem sobrecarregados de coisas.

1 curtida