Meu pc desligou perto do fim da atualização do Ubuntu 20.04 [resolvido]

Olá pessoal. Para não ter que instalar o sistema do zero e ter que reinstalar todos os programas e mais fazer algumas modificações, eu resolvi atualizar o Ubuntu 18.04 para a nova LTS via terminal. Mas aconteceu que quando estava perto do fim, o computador desligou por falta de energia. Eu queria saber se é possível continuar a atualização da onde parou. Eu nem consigo mais reiniciar o sistema; daí queria saber se dá para fazer alguma coisa utilizando alguma outra imagem iso em modo live, como quando a gente quer recuperar o grub…

Não tem como só reinstalando.
É por isso que alguns usuários fazem shell script de pos-instalação do sistema assim cria o script e torna tudo automático so tomar um chã e ficar no youtube enquanto o script faz todo o trabalho.

2 curtidas

Puxa. Então me ■■■■. Valeu…

Dá para salvar sim. Não é tão simples, mas dá.
Porém, se no sistema não tinha nada de “importante”, que não tenha como recuperar, recomendo a reinstalação mesmo. Se não, eu tento te explicar como fazer isso de entrar pelo sessão Live para recuperar as coisas.

2 curtidas

Po então explica de uma vez assim vai ajudar outras pessoas.

Se puder passar a dica, serei grato. Queria tentar para ver. Se não der certo, aí eu parto para a instalação limpa.

Quando você diz que não consegue iniciar eu entende que não da nem boot por ventura o boot acontece?

Fica travado na tela roxa sem nada.

Se você apertar “Ctrl Alt F3”, vai para um terminal?

Não aparece as opções de boot. Fica só roxa mesmo travada. Aparece uma primeira vez, fica preta e depois volta a tela roxa e disso não sai. Não tentei essa opção ctrl alt F3, mas vou tentar para ver.

Liga e deixa aparecer a tela roxa. Depois aperte “Ctrl Alt F3”. Isso deverá te levar para uma tela preta com um terminal. Se isso acontecer é muito mais fácil resolver o problema. Executando os comandos abaixo deve resolver (em ordem):

sudo apt update
sudo dpkg --configure -a
sudo apt install -f
sudo apt dist-upgrade -y
sudo apt full-upgrade -y

Depois reinicie e veja se funcionou.

Bruno, eu dei Ctrl Alt F3 e apareceu uma tela preta com libkomd: ERROR …/libkomod/libkomd-config c:656 komd-config-parse: /etc/modprobe/ Como ficou travado nisso, apartei Esc e aí começou journal failed error sem parar, como para corrigir os erros, mas quando dava uma pequena parada com o tempo de sete segundos voltava a lista de novo mesma coisa rápido, nem dava para ler direito o que dizia.

Ok.
Eu estou supondo que:

  1. A instalação foi feita usando apenas um partição. (/home, /var, … Todos juntos.)
  2. Que o tipo da partição é ext4

Obs.:

Faça o seguinte então:

  1. Faça o boot de alguma ISO e entre na sessão Live (de experimentação). Depois configure a rede e o teclado (opcional).

  2. Abra um terminal, execute o comando abaixo e procure a partição em que está instalado o Ubuntu.
    sudo fdisk -l
    ex.: Neste caso a partição em que está o sistema é o /dev/sda4.

  3. Execute os comandos abaixo para montar os diretórios do sistema no diretório /mnt (em ordem):
    cd /
    sudo mount -t ext4 /dev/sda4 /mnt
    sudo mount -t proc proc /mnt/proc
    sudo mount -t sysfs sys /mnt/sys
    sudo mount -o bind /dev /mnt/dev

  4. Depois entre no sistema com o comando:
    sudo chroot /mnt /bin/bash

  5. Teste para ver se o sistema está conectado à internet executando o comando para atualizar o apt:
    sudo apt update.

  6. Se funcionar ótimo. Se não, saia do sistema usando o comando exit e depois execute o comando abaixo para copiar o arquivo “resolv.conf” do sistema base (live) para o sistema existente, e depois execute os passos 4 e 5 novamente.
    sudo cp -L /etc/resolv.conf /mnt/etc/resolv.conf

  7. Se tudo der certo, deverá aparecer algo como:
    Obs.: Na imagem mostra o resultado já após o exit. Não faça isso enquanto não terminar de recuperar o sistema. Ou, se fizer, reexecute o comando chroot como já explicado.

  8. Execute os comandos para reconfigurar, atualizar e instalar os pacotes do sistema:
    Obs.: Preste atenção nas saídas dos comandos para verificar se ocorreu algum erro.
    sudo apt update
    sudo dpkg --configure -a
    sudo apt install -f
    sudo apt dist-upgrade -y
    sudo apt full-upgrade -y
    sudo grub-install
    sudo update-grub

  9. Saia do sistema:
    exit

  10. Desmonte os diretórios:
    sudo umount /mnt/proc
    sudo umount /mnt/sys
    sudo umount /mnt/dev
    sudo umount /mnt

  11. Reinicie o computador e veja se deu tudo certo.

3 curtidas

Valeu, Bruno. Essa dica que tu deu resolveu o problema. E pode ser bastante útil para quem tiver o mesmo problema. Até apareceram alguns erros ( libkomd: ERROR apareceu muito do começo ao fim), e na hora de instalar o grub, apareceu erro tanto no sudo upgrade que estava completando a instalação que não tinha acabado, quanto quando eu dei sudo update grub-install. Tentei outras alternativas e não funcionou. Mas o sistema esta inicializando, então acho que ele esta utilizando o grub que já tinha. Depois da inicialização tive problemas com travamentos. Acho que incompatibilidade com o Unity7 que ainda uso. Daí mudei para o Gnome e está funcionando normal.

1 curtida

Blz! Que bom!
E qual procedimento que você usou? O “Ctrl Alt F3” ou o Chroot?
Deixa marcado o que você usou como solução porque ai fica mais fácil para outros usuários acharem.
Vlw!

1 curtida

O chroot do tutorial que você passou para fazer via live cd. Deu tudo certo os comandos. Só deu erro na hora do grub, mas nem precisava instalar o grub porque o sistema esta inicializando normal.

1 curtida

Bruno estou fazendo esses passos aqui, com isso eu perco tudo oq tenho gravado ?!

Hey! @Gustavo_Meneghetti, não, os passos que falei apenas reconfiguram os pacotes que por algum motivo não foram configurados, e depois atualiza todos os pacotes. O único comando mais “sensível” é o penúltimo (dist-upgrade), que vai forçar a atualização para uma nova versão (que atualmente é a 20.10). Mas é só prestar atenção nas mensagens que vão aparecer, e verificar para qual versão irá atualizar. Caso não seja a que você queira, basta cancelar.

Mas você não comentou o que está te fazendo utilizar esse método. Foi uma atualização travada no meio, como os outros casos?

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.