Olá a todos os amigos do fórum. Sou totalmente iniciante no mundo linux então por favor paciência. A pouco conheci os vídeos do Diolinux e por eles conheci o PoP!OS o qual imediatamente me maravilhei. A ideia é migrar para ele no meu PC Gamer principal, mas enquanto me acostumo estou usando no meu notebook Samsung Intel® Core™ i3 6006U, Intel HD 520. Inicialmente instalar o linux de forma avançada foi demorado para mim porque a forma é diferente.
Após instalar a primeira vez o sistema estava bom, lembro que a barra de pesquisa estava rápida e o google chrome abria quase instataneamente. Mas tem um amigo meu que vem sempre aqui em casa jogar lol, e ele joga no notebook, e apesar de conseguir instalar no linux, não fica muito bom então parti na jornada de fazer um dual boot com o windows 10 so para ele jogar o lol.
Então foi mais algum tempo para conseguir instalar o windows 10 com dual boot com o PoPOS, vi na internet que muita gente tem problema com isso, então fiz o seguinte, instalei o windows 10 normal, otimizei ele e ele ficou bom, rápido. No instalador do PoPOS não da para instalar o boot na mesma partição do boot do windows, então baixei uma ferramenta no windows para aumentar a partição do boot, quando concluido o processo a partir dai ja notei uma lentidão anormal no próprio windows. Então voltei no instalador do popos, coloquei a partição /boot na mesma que o windows (que eu tinha aumentado para 3GB), criei o swap com 4GB, criei a partição com uns 400GB para a raiz do pop os, e a outra partição de recuperação do windows eu apaguei porque não podia ter mais de 4 primárias.
Para minha surpresa a gambiarra que eu fiz deu certo, e agora aparece a tela de dual boot, só que quando eu seleciono qualquer um dos sistemas, a partir dai é uma lentidão para mim anormal. O popos não é que fica travando toda hora, mas para mim está mais lento de que quando ele estava só, o google chorme não inicia na mesma velocidade, na verdade até o proprio terminal demora uns 3-5 segundos para iniciar, a pesquisa na maioria das vezes é mais demorada também.
O que eu gostaria de saber dos meus colegas mais experientes, é se essa lentidão é coisa da minha cabeça e se é pra ser assim mesmo de acordo com a configuração do notebook ( Samsung NP300E5LK), ou foi alguma coisa que eu fiz errada, e se tem como eu fazer meu sistema linux ficar mais rápido.
Sei que o texto ficou grande meus amigos, peço perdão, conto com a boa vontade de vocês para me orientar, abraços.
Acho que o problema não foi do dual boot, mas talvez pelo espaço no disco, e pelo disco…
Usa ssd, nvme, hdd…?
Qual é o tamanho do espaço do disco?
Como provavelmente deve saber, os sistemas baseados em linux costumam, em termos de armazenamento, ser mais leves, ocupam em média 6/8 gb, ao contrário do windows que são logo 20gb, ou seja se o disco já for antigo, é normal que demore sempre mais tempo, e também ao fazer algumas formatações, o disco vai perdendo alguma vida útil, resumindo o problema não deve estar na instalação mas no armazenamento.
Opa, obrigado por responder! Então eu uso hdd padrão de notebook, 5200rpm de 1TB, dividi um espaço igual praticamente entre os dois sistemas, estou pensando em comprar um ssd, acho que é a solução não?
Provavelmente
Não precisava baixar nada, o Windows tem a Ferramenta de Disco pra isso. Será que não está aí o erro?
Swap deve ser colocado no começo do disco por questões de desempenho. 400gb pra Linux também é muito. Faça com 80gb se sentir falta de mais um dia você aumenta, é comum ler sobre essas recomendações.
Vale a pena assistir no seu caso:
Obrigado, vou ver sim amigo!