Meu PC com dual boot está mais lento?

Olá a todos os amigos do fórum. Sou totalmente iniciante no mundo linux então por favor paciência. A pouco conheci os vídeos do Diolinux e por eles conheci o PoP!OS o qual imediatamente me maravilhei. A ideia é migrar para ele no meu PC Gamer principal, mas enquanto me acostumo estou usando no meu notebook Samsung Intel® Core™ i3 6006U, Intel HD 520. Inicialmente instalar o linux de forma avançada foi demorado para mim porque a forma é diferente.
Após instalar a primeira vez o sistema estava bom, lembro que a barra de pesquisa estava rápida e o google chrome abria quase instataneamente. Mas tem um amigo meu que vem sempre aqui em casa jogar lol, e ele joga no notebook, e apesar de conseguir instalar no linux, não fica muito bom então parti na jornada de fazer um dual boot com o windows 10 so para ele jogar o lol.
Então foi mais algum tempo para conseguir instalar o windows 10 com dual boot com o PoPOS, vi na internet que muita gente tem problema com isso, então fiz o seguinte, instalei o windows 10 normal, otimizei ele e ele ficou bom, rápido. No instalador do PoPOS não da para instalar o boot na mesma partição do boot do windows, então baixei uma ferramenta no windows para aumentar a partição do boot, quando concluido o processo a partir dai ja notei uma lentidão anormal no próprio windows. Então voltei no instalador do popos, coloquei a partição /boot na mesma que o windows (que eu tinha aumentado para 3GB), criei o swap com 4GB, criei a partição com uns 400GB para a raiz do pop os, e a outra partição de recuperação do windows eu apaguei porque não podia ter mais de 4 primárias.
Para minha surpresa a gambiarra que eu fiz deu certo, e agora aparece a tela de dual boot, só que quando eu seleciono qualquer um dos sistemas, a partir dai é uma lentidão para mim anormal. O popos não é que fica travando toda hora, mas para mim está mais lento de que quando ele estava só, o google chorme não inicia na mesma velocidade, na verdade até o proprio terminal demora uns 3-5 segundos para iniciar, a pesquisa na maioria das vezes é mais demorada também.
O que eu gostaria de saber dos meus colegas mais experientes, é se essa lentidão é coisa da minha cabeça e se é pra ser assim mesmo de acordo com a configuração do notebook ( Samsung NP300E5LK), ou foi alguma coisa que eu fiz errada, e se tem como eu fazer meu sistema linux ficar mais rápido.
Sei que o texto ficou grande meus amigos, peço perdão, conto com a boa vontade de vocês para me orientar, abraços.

Acho que o problema não foi do dual boot, mas talvez pelo espaço no disco, e pelo disco…

Usa ssd, nvme, hdd…?
Qual é o tamanho do espaço do disco?

Como provavelmente deve saber, os sistemas baseados em linux costumam, em termos de armazenamento, ser mais leves, ocupam em média 6/8 gb, ao contrário do windows que são logo 20gb, ou seja se o disco já for antigo, é normal que demore sempre mais tempo, e também ao fazer algumas formatações, o disco vai perdendo alguma vida útil, resumindo o problema não deve estar na instalação mas no armazenamento. :computer:

Opa, obrigado por responder! Então eu uso hdd padrão de notebook, 5200rpm de 1TB, dividi um espaço igual praticamente entre os dois sistemas, estou pensando em comprar um ssd, acho que é a solução não?

Provavelmente

Não precisava baixar nada, o Windows tem a Ferramenta de Disco pra isso. Será que não está aí o erro?

Swap deve ser colocado no começo do disco por questões de desempenho. 400gb pra Linux também é muito. Faça com 80gb se sentir falta de mais um dia você aumenta, é comum ler sobre essas recomendações.

Vale a pena assistir no seu caso:

1 curtida

Obrigado, vou ver sim amigo!