Meu PC com dual boot está mais lento?

Olá a todos os amigos do fórum. Sou totalmente iniciante no mundo linux então por favor paciência. A pouco conheci os vídeos do Diolinux e por eles conheci o PoP!OS o qual imediatamente me maravilhei. A ideia é migrar para ele no meu PC Gamer principal, mas enquanto me acostumo estou usando no meu notebook Samsung Intel® Core™ i3 6006U, Intel HD 520. Inicialmente instalar o linux de forma avançada foi demorado para mim porque a forma é diferente.
Após instalar a primeira vez o sistema estava bom, lembro que a barra de pesquisa estava rápida e o google chrome abria quase instataneamente. Mas tem um amigo meu que vem sempre aqui em casa jogar lol, e ele joga no notebook, e apesar de conseguir instalar no linux, não fica muito bom então parti na jornada de fazer um dual boot com o windows 10 so para ele jogar o lol.
Então foi mais algum tempo para conseguir instalar o windows 10 com dual boot com o PoPOS, vi na internet que muita gente tem problema com isso, então fiz o seguinte, instalei o windows 10 normal, otimizei ele e ele ficou bom, rápido. No instalador do PoPOS não da para instalar o boot na mesma partição do boot do windows, então baixei uma ferramenta no windows para aumentar a partição do boot, quando concluido o processo a partir dai ja notei uma lentidão anormal no próprio windows. Então voltei no instalador do popos, coloquei a partição /boot na mesma que o windows (que eu tinha aumentado para 3GB), criei o swap com 4GB, criei a partição com uns 400GB para a raiz do pop os, e a outra partição de recuperação do windows eu apaguei porque não podia ter mais de 4 primárias.