Meu pc aparece a mensagem boot failure detected

Olá, uso o pop os em dual boot com Windows 11 a pouco tempo, meu pc tem costume de mostrar a mensagem boot failure detected, mas não tem nada errado, fiz a instalação dos sistemas operacionais de forma correta, essa mensagem ocorre muito mais quando uso linux, como ja usei zorin e apareceu muitas vezes, agora estou com pop, e continua, quando uso Windows 11 ela aparece em menor quantidade, quero usar linux, mas esse erro me preocupa

Isso é problema que aparece antes do carregamento do sistema operacional… Causas comuns são que a BIOS não consegue iniciar:

1. A memória RAM
  2. O CPU
  3. Incompatibilidade de alguma placa pci express.

Não sei se você alterou a configuração, mas pela sua dúvida não parece ser que você tenha mexido em timings de memória ou overclock de cpu, nem mesmo que tenha placas adicionais no computador. Isso leva a uma segunda consideração que seria problema de hardware. Itens que você pode investigar (desligue sempre completamente o computador antes de mexer dentro, e toque primeiro na carcaça metálica antes de tocar nas placas/memórias!!!)

• Tem placas pci express instaladas? Desinstale e instale novamente
  • Verifique as memórias:
    • Teste as memórias (memtest)
    • Desencaixe e encaixe novamente, teste-as
    • Se vc tem dois pentes, retire um (veja no manual a posição ideal), teste. Se deu OK, troque pelo outro e faça o teste.
    • Se você tem 4 pentes e são diferentes (ou mesmo iguais comprados meses depois), veja que há posição específica para eles, no manual deve explicar se elas devem ficar as diferentes juntas, ou diferentes espaçadas.
  • Se vc tem placas pci-express adicionais, talvez tenha que fazer alguma configuração específica na BIOS.
  • Se o horário do computador fica errado no boot, pode ser apenas a bateria da placa que acabou. Isso pode trazer essa mensagem para trazer as configurações de fábrica. Substitua a bateria se for o caso.

Ah, eu tinha isso do computador as vezes não ligar, apitar. Daí eu desligava, esperava um pouco, religava e funcionava. Foi depois que eu aumentei a quantidade de RAM de 2 para 4 pentes. Eu tinha colocado errado, simplesmente adicionado as novas, ficando intercalado as antigas/novas (ficavam mais bonitas). O correto era que os pentes ficassem dois antigos e dois novos. Depois que alterei ele funcionou. Diminuí a voltagem delas (pois as duas anteriores funcionavam tranquilamente com undervolt) mas, apesar de iniciar o computador, elas não passavam no teste de stress de memória. Deixei na voltagem padrão e nunca mais deu problema.

Valeu pelas dicas, vou tentar fazer, uso xmp que tem pré-definido pra usar, tenho a impressão que quando o xmp não esta ativo ! Isso não acontece, pode ser erro nas memorias rams

Acho que pode ser algo desse tipo, tenho 2 memorias rams, obrigado, vou testar aqui

A minha maquina, por alguma razão que não faço ideia ela começa a parar de ligar, e quando eu removo a pilha CR2032 da placa mãe e espero um tempo para as configuração da UEFI sumir e então insiro a pilha novamente e então eu tento ligar e o problema é resolvido, não sei se é seu caso, mas comigo funciona.

1 curtida