Boa tarde, sou iniciante no mundo Linux, essa semana que passou instalei o Linux mint xfce no meu notebook antigo com um i3 2328M, 8GB RAM e um SSD Sata de 480GB, porém ele fica travando muito, não consigo abrir os app, as vezes reinicia sozinho e fica aparecendo várias palavras com erro, pra voltar tenho que desligar no botão do notebook, e ele da boot mas continua com os travamento, então mudei a distro para o Zorin os 17.1 instalei, fiz as partições, usei de boa, porém no dia seguinte voltou a fazer tudo de novo, não sei se instalei errado ou se meu notebook é ultrapassado demais, mas preciso de um HELP PLS
Mano, esse tipo de erro se deve por má instalação. Tinha algo importante na biblioteca? Pois tenho certeza que vc precisará reinstalar a distribuição novamente.
Realmente há algo de errado com seu Hardware, usei o ZorinOS lite em outro pc bem mais fraco, um netbook com Celeron e funcionou sem os problemas que você comentou.
Primeiro, verifique o que o @wmassis falou sobre o seu SSD, pode ser ele o problema!
Aproveite e teste o Zorin Pelo Pendrive, abrindos apps e fazendo seu uso, só pra verificar se ocorre os mesmos erros
deve ter sido má instalaçao, amigo. na primeira vez que instalei linux mint tambem travava muito, meu notebook esquentava demais, eu usava de boa e do nada a tela congelava. reinstalei e dessa vez os problemas pararam.
Como mencionado pelos demais colegas, já ocorreu comigo de uma instalação não dar certo e uma nova instalação resolver. Apesar de que, no seu caso, já são 2 instalações.
Como sou iniciante, não fiz nada sobre BIOS, secure Boot e TPM, essas opções estão na BIOS?
vou colocar meu HD com windows pra baixar outras distro pra testar, pq não consigo acessar BIOS e nem baixar nada, pq o navegador fica parando de funcionar.
Não sei se tem alguma problema mas lembrei agr, quando fiz as partições eu criei um /Boot e uma /efi, tem problema?
Sim. Você pode acessar a Bios logo depois de ligar o computador e antes de carregar o sistema, geralmente, apertando a tecla “Delete”, repetidamente. Algumas Bios usam outras teclas.
Vê se consegue achar alguma configuração relacionada ao secure boot e TPM. Ou, tente uma forma diferente de fazer um pendrive bootável. No pior dos casos, é seu SSD mesmo.
Eu reinstalei a distro, até agora tudo de boa, fiz diferente da última vez que instalei, na hora das participação eu tinha colocado da outra vez, /Boot e /Boot/efi segundo um vídeo que tinha visto, dessa vez fiz igual o Diolinux mostra, até agora tá de boa