Meu notebook trava muito com o linux

Boa tarde, sou iniciante no mundo Linux, essa semana que passou instalei o Linux mint xfce no meu notebook antigo com um i3 2328M, 8GB RAM e um SSD Sata de 480GB, porém ele fica travando muito, não consigo abrir os app, as vezes reinicia sozinho e fica aparecendo várias palavras com erro, pra voltar tenho que desligar no botão do notebook, e ele da boot mas continua com os travamento, então mudei a distro para o Zorin os 17.1 instalei, fiz as partições, usei de boa, porém no dia seguinte voltou a fazer tudo de novo, não sei se instalei errado ou se meu notebook é ultrapassado demais, mas preciso de um HELP PLS

Isso apareceu (imagem ) após reinicia sozinho e não sai disso

Mano, esse tipo de erro se deve por má instalação. Tinha algo importante na biblioteca? Pois tenho certeza que vc precisará reinstalar a distribuição novamente.

2 curtidas

Seu SSD tem muitos anos? Já apresentou algum problema, antes?

Use o Zorin, rodando direto pelo pendrive.
Pela loja, instale um app chamado GSmartControl e faça um teste extendido no seu SSD.

3 curtidas

Realmente há algo de errado com seu Hardware, usei o ZorinOS lite em outro pc bem mais fraco, um netbook com Celeron e funcionou sem os problemas que você comentou.

Primeiro, verifique o que o @wmassis falou sobre o seu SSD, pode ser ele o problema!

Aproveite e teste o Zorin Pelo Pendrive, abrindos apps e fazendo seu uso, só pra verificar se ocorre os mesmos erros

5 curtidas

deve ter sido má instalaçao, amigo. na primeira vez que instalei linux mint tambem travava muito, meu notebook esquentava demais, eu usava de boa e do nada a tela congelava. reinstalei e dessa vez os problemas pararam.

2 curtidas

O SSD é novo, comprei ele justamente pra usar no Linux

1 curtida

Hardware?
Configurações da BIOS?

O mesmo problema em 2 distros — Mint e Zorin — recomenda procurar a causa fora delas.

Ou então, em alguma coisa que as 2 fazem errado (por padrão) — relacionada ao hardware.

3 curtidas

Na Bios, Secure Boot e TPM estão desativados?

Como mencionado pelos demais colegas, já ocorreu comigo de uma instalação não dar certo e uma nova instalação resolver. Apesar de que, no seu caso, já são 2 instalações.

2 curtidas

Como sou iniciante, não fiz nada sobre BIOS, secure Boot e TPM, essas opções estão na BIOS?

vou colocar meu HD com windows pra baixar outras distro pra testar, pq não consigo acessar BIOS e nem baixar nada, pq o navegador fica parando de funcionar.

Não sei se tem alguma problema mas lembrei agr, quando fiz as partições eu criei um /Boot e uma /efi, tem problema?

Faça verificação do seu hardware com o Gnome Disk Utility.

1 curtida

Sim. Você pode acessar a Bios logo depois de ligar o computador e antes de carregar o sistema, geralmente, apertando a tecla “Delete”, repetidamente. Algumas Bios usam outras teclas.

1 curtida

Quais configurações fazer aí?

Vê se consegue achar alguma configuração relacionada ao secure boot e TPM. Ou, tente uma forma diferente de fazer um pendrive bootável. No pior dos casos, é seu SSD mesmo.

A sua Bios não mostra várias opções. Não aparece nem mesmo o Secure Boot.
Veja se, fazendo como no vídeo abaixo, outras opções aparecem.

Mesmo sendo um SSD novo, devido à mensagem de erro que apareceu, seria interessante fazer o teste que mencionei mais acima.

3 curtidas

O novo SSD pode ter vindo com defeito. Ou algum outro componente, como efeito imprevisível e indesejado do processo de instalação do SSD.

1 curtida

Fiz o teste e não encontrou erro.

Eu reinstalei a distro, até agora tudo de boa, fiz diferente da última vez que instalei, na hora das participação eu tinha colocado da outra vez, /Boot e /Boot/efi segundo um vídeo que tinha visto, dessa vez fiz igual o Diolinux mostra, até agora tá de boa

2 curtidas

Ótimo. Que bom que deu certo.

1 curtida

Obrigado pessoal pelas dicas, e por se disponibilizares para ajudar a resolver meu problema, meus sinceros agradecimento

2 curtidas