
Uma histórinha/analogia:
Android OS é como se fosse um Castelo e a Google a Rainha deste Castelo, e nós usuários e apps, somos como os suditos, funcionários que moramos neste Castelo. Nós só temos permissões para acessar/ir em certos cômodos, porém não em todos, dificultando assim, procurar algum pertence que perdemos pelo Castelo. Talvez um ladrão (hacker do mau), ou algum funcionário (outros apps) com permissões mais avançadas, podem ter, levado para algum cômodo o pertence que perdemos. Como nós não temos acesso a estes cômodos com níveis de permissão/privilégio maiores que o nosso, o trabalho de procurar o pertence perdido fica muito mais difícil, pois teriamos de pedir ajuda para funcionários (outros apps) de níveis superiores, oque pode estar contra as regras da Rainha e do Castelo. (End User License Agreement, políticas e condições de uso e outras regras de que aceitamos ao usar o smartphone com o Android OS).
Esta explicação que eu imaginei
, irá condizer melhor com o ultimo passo.
Para começar a tentarmos encontrar o problema, eu iria primeiro nas configurações onde ficam as opções de página principal do OperaGX para ver se este “dummy link” estejá por lá.
Depois eu iria para o link onde o OperaGX guarda suas configurações mais avançadas… Não sei ao certo como chegar nele e se o Opera tem estes tipos de links. No Firefox, por exemplo o link é “about:config”. Pode ser que algum malware alterou algo por lá.
Então eu prosseguiria para onde ficam as configurações do OperaGX no diretório onde ficam os apps do Android e tentaria procurar por este .hmtl. Mais uma vez usando o Firefox como exemplo, dependendo de como está configurado o about:config tem uma pasta que usamos para configurar todo o navegador chamada de chrome (não se confunda com Google Chrome). Talvez algum malware criou este dummy html e está forçando o OperaGX a ler ele.
Mais um passo, eu desinstalaria todo o OperaGX, eliminaria a pasta dele no diretório do apps do Android e reinstalaria do 0.
Este dummy .html pode ser perigoso, pois ele pode estar te direcionando silenciosamente para algum servidor com más intenções, que pode estar coletando tudo que você faz no OperaGX e pior no smartphone, ganhando acesso das cameras, microfones, dados bancários, memória interna, quando você estiver conectado com a Internet.
Por fim, ultimo passo, formataria todo o smartphone, que eu fortemente recomendaria. De acordo com a analogia que eu imaginei, isso signifca que o malware pode ter instalado este dummy .html e programado o OperaGX para ler ele em um cômodo que nós não temos nível/privilégios de acesso, sendo assim formatar seria a opção mais segura e eficiente para evitar futuras dores de cabeça.
