Meu linux mint se tornou linux ubuntu apois eu reiniciar o pc

Hoje quando eu tava usando o PC tive que reiniciar devido ao gerenciador de atualizações mais depois que o PC terminou de reiniciar eu voltei para continuar meu trabalho de escola e quando eu olho para a tela de login, tava totalmente diferente até o wallpaper tava o padrão sendo que eu tinha definido um wallpaper. E quando eu fiz o login logo percebi que o Linux era o Ubuntu e não o mint como está instalado, e eu confirmai que o Linux mint ainda é a distro instalada, se alguém souber como eu faço para voltar para o mint normal sem ter que formatar o pc por favor me fala.

Bem provável vc ter adicionado repositórios do Ubuntu no seu Mint seguindo inadvertidamente algum tutorial para Ubuntu só pq funciona. Agora vc vai ter que encontrar e remover eles de sua source lits, remover os PPAs, e sincronizar os repositórios novamente.

2 curtidas

Como o colega aí em cima disse, é nisso que dá sair adicionando PPAs em qualquer distro de base Ubuntu. Os PPAs são feitos para funcionarem no Ubuntu, e nem nele há a garantia de funcionamento. Provavelmente algum pacote de algum PPA pediu uma dependência que puxa outra, e assim você acabou com o GNOME no seu sistema. Vai ter que editar o /etc/apt/sources.list e remover todos os repositórios que não são do Mint, sincronizá-los, remover os pacotes do GNOME (tomando cuidado porque alguns deles integram o Cinnamon do Mint) e, possivelmente, reinstalar o LightDM, já que o GDM deve ter subido no lugar dele.

2 curtidas

Os PPAs em si não são um problema, já que o Mint usa os repositórios do Ubuntu diretamente, ou seja, o Mint é praticamente uma flavour do Ubuntu. Aliás, o Mint tem uma ferramenta gráfica para o usuário adicionar e remover PPAs.

Se algum PPA foi o causador do problema, então provavelmente ele é ruim, ou o usuário instalou algo que não devia ter sido instalado.

1 curtida

Os PPas são problemas, pois são feitos para Ubuntu, e se por algum motivo em uma atualização um script alterar o /etc/os-release ele vai informar como Ubuntu e não Mint.

O Mint nos primordios sim era apenas uma cópia do Ubuntu, apesar de usar o Ubuntu como base hj em dia ele tem bem mais pacotes propios que apenas uma cópia do Ubuntu, e muitos tutoriais feits para Ubuntu precisam de correções quando aplicados ao Mint.

2 curtidas

São problemas se eles não forem confiáveis e/ou se os pacotes dele forem mal empacotados. Os PPAs funcionam “sem problemas” em qualquer distro que use os repositórios do Ubuntu, tanto é que o Linux Mint tem uma ferramenta gráfica para gerenciamento de PPAs.

Além disso, não é normal um PPA puxar o Gnome modificado do Ubuntu como dependência de algum outro pacote. Eu acredito que o amigo instalou algo que não devia sem saber.

O problema está no script então. O conteúdo do /etc/os-release não deve ser modificado.

Veja o repositório do Linux Mint:
http://packages.linuxmint.com/list.php?release=victoria

Como você pode ver, quase todos os pacotes são relacionados a temas, DEs que a distro suporta e apps próprios do Mint. O que está por debaixo do capô do Mint vem dos repositórios do Ubuntu, e é por isso que eu duvido que você encontre um .deb que rode no Ubuntu, mas não rode no Mint.

1 curtida

Eu não disse que não roda, eu disse que os tutoriais precisam de ajustes/correções pois existe modificações entre distros. Exemplo bem comum? O DNSCRYPT que no tuto roda tanto em Debisn como Ubuntu, mas em cada distro os os mantenedores dos pacotes usam uma porta diferente, e quem não tem um pouco mais de habilidade e apenas segue tutoriais, vai ficar perdido sem saber o que está ocorrendo.

Talvez vc por não ter usado o Mint po 3 ou 4 anos vendo ele crescer, não tenha passado pelos problemas de dia-a-dia que só que usa passa. Hj estou firme no Fedora, mas iniciei no mundo Linux com distros como Debian Ubuntu e alguns anos no Mint.

1 curtida

Nem tudo tudo que se aplica ao Debian também se aplica ao Ubuntu porque o Ubuntu não é Debian. A relação Debian-Ubuntu é diferente da relação Ubuntu-Mint.

1 curtida

Sabe qual a grande diferença entre o Ubuntu e o Linux Mint?
Somente o arquivo /etc/lsb-release. O Linux Mint tenta sempre manter esse arquivo atualizado com a informação do sistema ser um Linux Mint, mas pode ocorrer que algum programa do repositório tenha requisitado instalar o pacote de versionamento do Ubuntu, o qual modificou o arquivo /etc/lsb-release. Se você instalou o pacote ubuntu-desktop, obviamente o versionamento do Ubuntu também será instalado.
A alguns anos atrás, quando usei o Linux Mint, alguns softwares em Python que eu utilizava não rodavam no Linux Mint, pois eles exigiam rodar no Ubuntu! Pra resolver o problema, eu mesmo editei o /etc/lsb-release. Depois disso, decidi que pra mim não valia a pena se aventurar em remasterizações.

2 curtidas

Se o cara remover todos os repositórios do Ubuntu em /etc/apt/sources.list ou /etc/apt/sources.list.d/ provavelmente o sistema dele vai deixar de receber as atualizações, já que o Linux Mint usa os repositórios do Ubuntu para oferecer as coisas principais.

O conteúdo da sources.list do Mint 21 é composto por um único repositório do Mint e o restante tudo do Ubuntu.

3 curtidas

Concordo plenamente com você.
O Ubuntu importa os pacotes do Debian e trabalha em cima deles para lançar uma versão do sistema. O Ubuntu vai obter pacotes, atualizações e tudo o que precisar para funcionar nos servidores da Canonical, não nos servidores do Debian.
Já o Mint é o resultado de uma remasterização do Ubuntu. Pega a ISO, remove o que não se quer, adiciona os pacotes próprios e os temas, fecha a ISO e tá lançado o novo “Linux Mint”. Quando o Mint necessitar de recursos que eles não desenvolvem e não empacotam, será dos servidores do Ubuntu que virão esses recursos.
Por isso, o Ubuntu e o Debian mantém bem mais diferenças do que o Ubuntu e o Mint. Dá pra dizer que o Mint é o Ubuntu personalizado por terceiros que compartilham essas personalizações para outros usuários.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.