Hoje quando eu tava usando o PC tive que reiniciar devido ao gerenciador de atualizações mais depois que o PC terminou de reiniciar eu voltei para continuar meu trabalho de escola e quando eu olho para a tela de login, tava totalmente diferente até o wallpaper tava o padrão sendo que eu tinha definido um wallpaper. E quando eu fiz o login logo percebi que o Linux era o Ubuntu e não o mint como está instalado, e eu confirmai que o Linux mint ainda é a distro instalada, se alguém souber como eu faço para voltar para o mint normal sem ter que formatar o pc por favor me fala.
Bem provável vc ter adicionado repositórios do Ubuntu no seu Mint seguindo inadvertidamente algum tutorial para Ubuntu só pq funciona. Agora vc vai ter que encontrar e remover eles de sua source lits, remover os PPAs, e sincronizar os repositórios novamente.
Como o colega aí em cima disse, é nisso que dá sair adicionando PPAs em qualquer distro de base Ubuntu. Os PPAs são feitos para funcionarem no Ubuntu, e nem nele há a garantia de funcionamento. Provavelmente algum pacote de algum PPA pediu uma dependência que puxa outra, e assim você acabou com o GNOME no seu sistema. Vai ter que editar o /etc/apt/sources.list
e remover todos os repositórios que não são do Mint, sincronizá-los, remover os pacotes do GNOME (tomando cuidado porque alguns deles integram o Cinnamon do Mint) e, possivelmente, reinstalar o LightDM, já que o GDM deve ter subido no lugar dele.
Os PPAs em si não são um problema, já que o Mint usa os repositórios do Ubuntu diretamente, ou seja, o Mint é praticamente uma flavour do Ubuntu. Aliás, o Mint tem uma ferramenta gráfica para o usuário adicionar e remover PPAs.
Se algum PPA foi o causador do problema, então provavelmente ele é ruim, ou o usuário instalou algo que não devia ter sido instalado.
Os PPas são problemas, pois são feitos para Ubuntu, e se por algum motivo em uma atualização um script alterar o /etc/os-release ele vai informar como Ubuntu e não Mint.
O Mint nos primordios sim era apenas uma cópia do Ubuntu, apesar de usar o Ubuntu como base hj em dia ele tem bem mais pacotes propios que apenas uma cópia do Ubuntu, e muitos tutoriais feits para Ubuntu precisam de correções quando aplicados ao Mint.
São problemas se eles não forem confiáveis e/ou se os pacotes dele forem mal empacotados. Os PPAs funcionam “sem problemas” em qualquer distro que use os repositórios do Ubuntu, tanto é que o Linux Mint tem uma ferramenta gráfica para gerenciamento de PPAs.
Além disso, não é normal um PPA puxar o Gnome modificado do Ubuntu como dependência de algum outro pacote. Eu acredito que o amigo instalou algo que não devia sem saber.
O problema está no script então. O conteúdo do /etc/os-release não deve ser modificado.
Veja o repositório do Linux Mint:
http://packages.linuxmint.com/list.php?release=victoria
Como você pode ver, quase todos os pacotes são relacionados a temas, DEs que a distro suporta e apps próprios do Mint. O que está por debaixo do capô do Mint vem dos repositórios do Ubuntu, e é por isso que eu duvido que você encontre um .deb que rode no Ubuntu, mas não rode no Mint.
Eu não disse que não roda, eu disse que os tutoriais precisam de ajustes/correções pois existe modificações entre distros. Exemplo bem comum? O DNSCRYPT que no tuto roda tanto em Debisn como Ubuntu, mas em cada distro os os mantenedores dos pacotes usam uma porta diferente, e quem não tem um pouco mais de habilidade e apenas segue tutoriais, vai ficar perdido sem saber o que está ocorrendo.
Talvez vc por não ter usado o Mint po 3 ou 4 anos vendo ele crescer, não tenha passado pelos problemas de dia-a-dia que só que usa passa. Hj estou firme no Fedora, mas iniciei no mundo Linux com distros como Debian Ubuntu e alguns anos no Mint.
Nem tudo tudo que se aplica ao Debian também se aplica ao Ubuntu porque o Ubuntu não é Debian. A relação Debian-Ubuntu é diferente da relação Ubuntu-Mint.
Sabe qual a grande diferença entre o Ubuntu e o Linux Mint?
Somente o arquivo /etc/lsb-release. O Linux Mint tenta sempre manter esse arquivo atualizado com a informação do sistema ser um Linux Mint, mas pode ocorrer que algum programa do repositório tenha requisitado instalar o pacote de versionamento do Ubuntu, o qual modificou o arquivo /etc/lsb-release. Se você instalou o pacote ubuntu-desktop, obviamente o versionamento do Ubuntu também será instalado.
A alguns anos atrás, quando usei o Linux Mint, alguns softwares em Python que eu utilizava não rodavam no Linux Mint, pois eles exigiam rodar no Ubuntu! Pra resolver o problema, eu mesmo editei o /etc/lsb-release. Depois disso, decidi que pra mim não valia a pena se aventurar em remasterizações.
Se o cara remover todos os repositórios do Ubuntu em /etc/apt/sources.list ou /etc/apt/sources.list.d/ provavelmente o sistema dele vai deixar de receber as atualizações, já que o Linux Mint usa os repositórios do Ubuntu para oferecer as coisas principais.
O conteúdo da sources.list do Mint 21 é composto por um único repositório do Mint e o restante tudo do Ubuntu.
Concordo plenamente com você.
O Ubuntu importa os pacotes do Debian e trabalha em cima deles para lançar uma versão do sistema. O Ubuntu vai obter pacotes, atualizações e tudo o que precisar para funcionar nos servidores da Canonical, não nos servidores do Debian.
Já o Mint é o resultado de uma remasterização do Ubuntu. Pega a ISO, remove o que não se quer, adiciona os pacotes próprios e os temas, fecha a ISO e tá lançado o novo “Linux Mint”. Quando o Mint necessitar de recursos que eles não desenvolvem e não empacotam, será dos servidores do Ubuntu que virão esses recursos.
Por isso, o Ubuntu e o Debian mantém bem mais diferenças do que o Ubuntu e o Mint. Dá pra dizer que o Mint é o Ubuntu personalizado por terceiros que compartilham essas personalizações para outros usuários.
Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.