Meu headset não esta pegando o microfone no Archlinux

Não sou de usar microfone do headset (fortrek h2 pro), mas agora que precisei percebi que ele não pega, então queria saber como faz para ele pegar aqui no archlinux. pesquisei no google porem o que achei não entendi nada. Tenho que baixar algum drive ou programa para funcionar o mic???
image

Um colega aqui no fórum postou hoje algo a respeito, no caso dele com outra distro, mas pode ser a solução é foi como eu resolvi no meu Acer Nitro 5 no Pop_OS 22.04.

Tive este problema com meu Acer nitro 5 e passei bastante raiva para resolver, porém a resolução foi simples e não precisei baixar nenhum software.

Acessar o diretório /etc/modprobe.d/alsa-base.conf e adicionar a última linha do arquivo:
options snd-hda-intel model=,dell-headset-multi
Depois salve e veja se deu certo. Para editar, eu usei o editor de texto nano, passando o comando:
$ sudo nano /etc/modprobe.d/alsa-base.conf
Após isso, dei CTRL+X, salvei o arquivo e sai. Reinicie o sistema e veja se funcionou. No meu caso funcionou, porém caso não funcione ao reiniciar, tente trocar a última linha adicionada por esta:

options snd-hda-intel model=dell-headset-multi

Lembrnado que ao reiniciar, você iniciar o sistema sem o fone inserido, insira e teste se funciona. Se tiver funcionado ele vai abrir uma tela perguntando se você deseja usar o headset como somente fone, como fone com microfone ou como somente microfone. Espero que tenha ajudado.

1 curtida

Obrigado por responder, mas o problema não se encontra mais, não sei explicar o pq, pois eu formatei meu archlinux e baixei o kernel xanmod, então não sei se foi a formatação ou alguma depedencia do kernel ou compatibilidade, realmente não faço ideia