Tenho usado o niri como meu compositor Wayland há algum tempo e acho que não consigo mais viver sem o conceito de “scrollable-tiling”. Como nem o niri nem o xwayland-satellite estão nos repositórios oficiais do Debian (trixie), decidi compilá-los a partir do código-fonte usando cargo-deb. Ele gera os pacotes .deb, o que torna o gerenciamento e a instalação dos binários bem mais prático.
Semana passada tentei começar a usar o Hyprland no meu PC e, apesar de ter configurado boa parte das funcionalidades, acabei perdendo a paciência para customizar tudo. Por mais que eu tenha adorado usar um gerenciador de janelas no estilo tiling, acho que não é pra mim ter que montar absolutamente tudo do sistema. Me deu um receio de só perceber que algo está faltando, quando precisar e for urgente.
Acabei voltando pro GNOME mesmo.
Mas a flexibilidade que esses compositores oferecem é incrível. Esses dias vi esse post e fiquei impressionado com o que dá pra fazer no sistema.
É realmente muito bom! Eu conheci ele esse ano, antigamente eu usava Sway pra Wayland compositor, nunca gostei muito do Hyprland, mas o Niri veio pra tomar o lugar de meu favorito.
Eu acho até que outras DEs deveriam copiar essa ideia do scrolling, usar o computador fica mais dinâmico e principalmente para notebooks porque ele tem suporte pra gestos
Com certeza a flexibilidade no tiling é absurda, mas pra quem tá começando pode ser meio desafiador ter que fazer tudo - pra mim já é algo mais automático porquê sei as ferramentas que gosto de usar, além de manter um ambiente mínimo.
Mas se um dia quiser voltar a testar algum desses tiling, dá uma olhada no DankMaterialShell e no Noctalia Shell. Eles tem a proposta de montar um ambiente completo a partir de um desses tilings, é bem prático, tu escolhe qual tiling quer usar por baixo e ele configura tudo
Ficou muito bom seu rice. Instalei estes dias em uma VM sem pretensão de funcionar, funcionou 100%, legalzinho ela, porém me ajudou muito porque resolvi ver como estava o hyprland, e com foot esta rodando 100% em VMware
Ficou muito legal, a barra superior está bem bonita e funcional.
Você se importaria em dar um passo a passo de instalação?
Estou tentando instalar o niri no raspberry pi os (que é um debian minimal), coloco as dependencias, clono o repositório, mas a instalação do niri falha.
Não sou usuária muito avançada e não sei o que estou fazendo de errado (chatgpt também não sabe rsrsr)
Eu nunca usei window managers, mas o niri gerencia as janelas exatamente do jeito que eu uso o sistema (porem gerenciando manualmente).
Então estou muito interessada em testar, mas estou apanhando bastante para instalar no debian. Eu sei que o arch tem os repositórios e em teoria seria mais fácil instalar, porém nunca usei arch e dai vou ter dificuldade em outras coisas.