Resolvi modificar o arquivo padrão do i3 com algumas opções a mais e comentários meus sobre as configurações. Espero que ajude alguém. É uma singela contribuição para usuários e futuros usuários do i3wm. Foram algumas coisas que aprendi lendo a documentação e configurando meu i3.
Tem uma boa quantidade de coisas que ainda irei adicionar. Então achei mais fácil upar no github, porque acessando pelo link que deixei aqui o arquivo sempre estará atualizado.
Qualquer sugestão é muito bem-vinda. Se encontrar algum erro ou informação equivocada, sinta-se à vontade para indicar que eu corrijo.
Segue o link: i3 config comentado por mim
Obs: É melhor, quem se interessar, baixar o arquivo. Eu acho a interface do github web bem ruim para leitura.
P:S: to usando o sway tem quase uma semana. Todos os atalhos desse arquivo (com exceção de dois) estão funcionando perfeitamente. Então, quem usa sway pode usar esse arquivo também. Só o dmenu (substitui pelo bemenu) e outros programas que não são nativos do wayland podem não funcionar direito. Sei que existe algum pacote que ajuda nisso, não lembro o nome dele agora.