Meu Android não instala Apk de jeito nenhum

Tenho um Umidigi Bison X10 de 64gb, 4gb de ram. Ele não quer instalar apk de nenhum jeito, já tentei de várias formas, desativei o play protect, ativei as fontes desconhecidas, desativei as sobreposições de todos os apps, tentei com outro apk, outro navegador, tentei com outro app de instalação (App Manager) e nada. Só consigo instalar usando o adb no pc, mas quero instalar diretamente do celular.
Agradeço se puderem ajudar.

1 curtida

E qual exatamente é o problema? Ao clicar no apk, o botão de instalar fica desativado? Tenta apagar os dados do app Instalador de pacotes, se não me engano o nome dele é algo assim

Não, ele aparece tudo, ai ele mostra que tá instalando e quando chega no final ele simplesmente some e não instala nada.

Pode ser um problema de pacote incompatível com a arquitetura do processador do teu celular. Normalmente os celulares que vêm com o Android usam processadores ARM, mas ARM é mais um nome genérico. Existem variantes de Arm. Tenta descobrir qual é a variante do teu telefone e procura apk’s para essa arquitetura.

1 curtida

Processador: 4x 2.0 GHz ARM Cortex-A73 + 4x 2.0 GHz ARM Cortex-A53
Chipset: Helio P60 MediaTek MT6771

Neste caso: certifica-te que estás a baixar apk’s para esse tipo de processador, que é de 32 bits. Quando fores baixar verifica se o apk está para a arquitetura armeabi-v7a ou se é compatível com essa arquitetura.

Se for algum aplicativo modificado, para conseguires instalá-lo terás que, primeiro, se tiveres a aplicação original instalada via Google Play Store, desinstalá-la para então: instalar a versão modificada. Isso acontece, salvo engano, porque os apps da Play Store são assinados e quando há modificações a assinatura se torna inválida.

Se tudo o que eu disse estiver já sendo feito e mesmo assim o erro persistir, há que verificar se não há algum app interceptando as chamadas do instalador. Tipo, verifica as permissões e confere se o Instalador de pacotes (o nativo, do Android) é quem está a processar as instalações.

Nada funcionou, ja coloquei o instalador padrão e continua do mesmo jeito.

:wave:t2:

Uma pergunta: você tem o acesso root do seu aparelho? Digo isso porque o apk pode precisar de acessos especiais e talvez você precisará ganhar o acesso root no Android do seu dispositivo. Pode ser fácil ou muito difícil (trabalhoso), vai depender do fabricante do seu dispositivo.

Mesmo que os apks não precisem de acessos especiais, o fabricante pode ter bloqueado a instalação de apks que ele não quer, e somente com o acesso root seria possível instalar esses apks.

Até porque você consegue instalar por ADB (Android Debug Bridge) ele tem acessos especiais que o usuário comum do Android não tem. Além de que ADB tem ferramentas extras, comandos extras, etc…

Android é uma Distro Linux que tem root como qualquer Distro Linux. Mas no caso do Android, cada fabricante “complica” este acesso do jeito deles. Por exemplo, a Sony era conhecida como uma das fabricantes que apoiavam developers, então ela “facilitava” estes procedimentos no próprio site dela com vídeos e documentação. Era assim quando eu usava o Xperia Play e o Xperia Z3 (Z3 foi o mais fácil de ganhar o root, mas teve um certo trabalho).

Não sei como está a política da Sony hoje, pois eles vivem atualizando as regras do AOSP, Android…

No caso do seu aparelho você teria de ler e pesquisar se o fabricante disponibiliza os manuais ou teria de pesquisar em lugares como o XDA Developers, Android Authority, etc.

Um complemento, meu sistema operacional principal é o Android 11 já tem mais de 10 meses, dispositivo Samsung Galaxy Tab S5e. Tenho um segundo sistema e venho brincando com ele, é um Android 4 x86 32 bit processador Intel Atom Z2420 single core HT, dispositivo Asus Phone K004. Ambos uso como desktop híbrido. Já usei outros aparelhos Android, já ganhei acesso root, já instalei rooms diferentes, várias rooms no mesmo dispositivo dual boot, triple boot, etc…

O Android apesar de ser parecido e ter o mesmo comportamento no frontend, (tela, comandos, aplicativos… “comida pronta na mesa”), no backend (na cozinha, onde prepara-se os pratos a coisa é bem diferente). “Podemos chegar ao resultado de um prato de arroz com feijão, seguindo inúmeras receitas diferentes na cozinha”.

Verificar este detalhe do acesso root :pray:t2:.

:vulcan_salute:t2:

Na verdade é 64 bits, então ele pode instalar apks tanto para arm-v7 quanto arm-v8, dando preferência para o segundo. Mas os apks em quase 100% dos casos já são nessa arquitetura, então ele nem deveria se procurar com isso. Se consegue instalar os apks pelo adb mas não pela GUI do instalador de pacotes a minha única sugestão é que isso provavelmente é um bug bizarro do sistema e ele deveria fazer backup dos arquivos importantes e então fazer a redefinição do sistema (não esquecendo que é necessário entrar com a mesma conta Google logada atualmente) pra ver se resolve

Eu estou tentando fazer root pelo fastboot adb reboot bootloader, mas não estou conseguindo pois o aparelho fica desconectando e conectando do pc, aí quando eu dou o comando fastboot devices no terminal, ele não aparece, aí não consigo dar root, já procurei drivers usb para ele e não mudou nada, continua do mesmo jeito. Será que é algum problema na ROM?

1 curtida

Pode ser também.

:wave:t2:

Talvez possa ser o cabo, porta usb do computador…

É curioso isso e bem notório por aqui com cabos micro USB. Eu tenho duzias deles e quando penso que um está quebrado ele funciona em outro dispositivo.

Tenho uma powerbank que só recarrega com um cabo, os outros cabos que eu tenho não carrega ela, mas funcionam em outros dispositivos, do mesmo jeito, uns sim, uns não.

Possuo 3 dispositivos que usam USB tipo C. Apesar de ser menos cabos isso não acontece.

Mais antigamente tinham cabos USB que só recarregavam, eles não funcionavam com transferência de dados entre dispositivos. Isso era chato na hora de comprar o cabo. O vendedor testava na nossa frente e funcionava, recarregando, mas quando chegavamos em casa, surpresa, não funcionava no PC, ou ficava conectando e desconectando como está acontecendo ae. As vezes dava para perceber quando a porta USB A do cabo tinha 2 ou 4 vias… O Tipo C isso não é para acontecer mais, eu acho :joy:.

Mas enfim, testa com outros cabos se puder ou outras portas USB.

:vulcan_salute:t2:

Agora se caso voce esteja com dificuldade com playstore,tem o Aptoide que é um site de apks pra download direto.Agora tem alguma coisa errada com esses cabos usb ou com o conector de carga.

formata esse celular da um hard reset nele, pra voltar tudo de fabrica, se continuar depois disso tentaria reinstalar a rom dele.