Mesma /home para usuários diferentes

Olá pessoal tudo bem!
Tenho uma curiosidade e grande oportunidade de aprendizado aqui, na minha casa eu instalei o Linux Mint com 3 usurários (até aqui tudo perfeito). O meu usuário tem TODOS os arquivos que gostaria que os outros usuários acessassem (documentos, fotos, musicas, filmes, downloads) tem como fazer isso?
Quando o os demais usuários no meu computador acessassem as pastas de videos, musicas etc, acessarem o mesmo diretório?
Desculpa se não fui muito claro!!!

2 curtidas

Tem sim, e existem algumas soluções bem fáceis para isso. Uma é simplesmente dar permissão de acesso (leitura e execução) para esses diretórios e para a sua home, dessa forma os outros usuários vão poder acessar os arquivos. Para facilitar ainda pode criar links nas áreas dos outros usuários desses diretórios ou fixar no painel lateral do navegador de arquivos.
Caso você não queira dar permissão para a sua home inteira, uma solução é mover esses arquivos para um diretório genérico (ex.: /arquivos), dar as devidas permissões para esse diretório e usar as mesmas dicas de antes para acessar os arquivos.
Para alterar as permissões basta clicar com o botão direito do mouse no diretório e ir em propriedades. Não é necessário fazer isso para todos os arquivos, e sim para os diretórios.

Sobre usar uma mesma home para vários usuários, isso até é possível, como praticamente tudo no Linux, mas com certeza dará muitos problemas, justamente por causa das permissões dos arquivos e os arquivos de configuração. Não é nada recomendável.

Caso queira mais detalhes de como fazer esses procedimentos é só falar.

Edit: Bem vindo ao fórum!!!

3 curtidas

Esqueci de comentar sobre os grupos, então vou aproveitar para dar um pouco mais de detalhes.
Faça assim:

  1. Procure o programa de gestão de usuários e grupos, entre na aba de grupos e crie um grupo para a sua família (não utilize acentos). Ex.: familia. Basta clicar em “Add” ou “Adicionar” ou algo do tipo, depende da sua distribuição.

  2. Na aba dos usuários, adicione todos os usuários à esse grupo, clicando no botão do grupos e selecionando o grupo recém criado.

  3. Navegue até os diretórios dos arquivos, clique com o botão direito e entre em propriedades. Na aba “permissões”, modifique o “grupo” para o grupo recém criado e clique em “Aplicar permissões aos arquivos contidos na pasta”.

Com a criação desse grupo será possível dar permissão de acesso à apenas esse grupo e seus usuários, e não para todos os usuários. Você continuará sendo dono dos arquivos e poderá alterá-los como bem quiser, sem nenhuma diferença para o que é hoje. Essa mesma solução pode ser usada caso queira usar a solução de um diretório separado para esses arquivos. Nesse caso só terá alguns poucos passos a mais pois para criar esse diretório você deverá executar os comandos como administrador (root). Se precisar de ajuda com isso é só falar.

2 curtidas

Interessante essa ideia de criar um diretório /arquivos, vou fazer isso a noite e postarei aqui no fórum a resposta, muitíssimo obrigado pela ajuda e orientação.

1 curtida

Farei isso hoje a noite e postarei o resultado aqui no fórum, eu uso o Linux Mint 19.2, eu não quero que os demais usuários tenha acesso a TODA /home, apenas nos diretórios “/home/Documentos; /home/Downloads; /home/Musica & /home/Videos/Imagens
Todavia creio que /arquivos e “mapeando” no explorador de arquivos + demais permissões também resolva.
Mais uma vez muitíssimo obrigado.

1 curtida

Eu utilizo a opção de “arquivos” faz um bom tempo no meu desktop, partição formatada como NTFS, pois na época que fiz esta formatação tinha dual-boot W7 por causa da minha filha, dá para redirecionar os diretórios com o xdg-user-dirs-update.

xdg-user-dirs-update --set VIDEOS /algum_lugar_que_conteha_seus_arquivos_de_vídeo
xdg-user-dirs-update --set MUSIC /algum_lugar_que_conteha_seus_arquivos_de_música

E assim sucessivamente, outra opção seria criar uma opção /etc/skel que fizesse esse redirecionamento assim que o usuário fosse criado.

1 curtida

Vou fazer esse teste numa VM e posto o resultado aqui, obrigado, acho que essa também irá me atender.

set VIDEOS
set MUSIC
set DOCUMENTS
set DOWNLOADS
set IMAGE

Escritos exatamente desta forma e em CAIXA ALTA?

Sim, dê uma olhada em /etc/xdg/user-dirs.defaults, o diretório de imagens é definido como PICTURES, pois é um padrão que funciona praticamente com qualquer dispositivo ex: câmeras, smart, tv para efeitos de sincronizaçao, segue a lista de
nomes abaixo.

Eu fiz dessa forma e funcionou exatamente como eu queria, muitíssimo obrigado.

1 curtida

Eu fiz dessa forma que também funcionou, e agradeço bastante, mas a outra solução me atendeu da forma que eu desejava, muitíssimo obrigado pela ajuda, foram mais 2 novos aprendizados no mundo linux.

Que bom, fico feliz em ter ajudado de alguma forma.

1 curtida

Se você quer que todos usuários usem a mesma home, não seria exatamente a mesma coisa se todos utilizadores usassem o mesmo usuário?