Mesclar partições existemtes NTFS com EXT4

Boa tarde a todos. Já utilizo Linux e Windows em DualBoot há algum tempo, mas tá difícil com um SSD de 240Gb. Praticamente já resolvi minha depedência do Windows, então quero apagar a partição NTFS do Windows de 100gb e juntar com a partição EXT4 do Ubuntu 22.04 (atualizei esses dias) de preferência sem perder os dados da partição Linux, deixando apenas uma partição e removendo o Windows da minha vida. Sei que devo usar um Live USB com o GParted, mas pesquisei e não encontrei muito bem o que fazer depois que o sistema iniciar. Acredito que o passo a passo seja esse:

1. Iniciar pelo Live USB

2. Abrir o gparted

3. Excluir a partição NTFS

4. Daí pra frente não sei mais o que fazer com o novo espaço não alocado.

É possível adicionar esse espaço excluindo a partição NTFS sem perder dados da EXT4 (sei que não há garantia de que não haja perda de dados). Se sim, como fazer a partir do passo 3?

Os dados da NTFS, são da NTFS. Os dados da EXT4, são da EXT4. Os dados são perdidos na exclusão do sistema de arquivos (NTFS, EXT4 ou qualquer outra). E se houver dados no que era um sistema de arquivos (partição) os dados são simplesmente ELIMINADOS. Para juntar o espaço no que era antes um sistema, a partição remanescente poderá, só então, expandir-se para lacuna do sistema removido…

Copie os dados para um outro lugar, como um HD externo.

Esteja ciente que este processo é delicado, um backup externo é imprescindível…

1 curtida

Eu queria saber o passo a passo pra juntar o espaço não alocado da partição NTFS excluída com o da EXT4. Mas tive foi que formatar tudo, agora estou penando é pra fazer o PlayOnLinux funcionar direito (não consegue achar outras versões do Wine).

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.