Apesar de ser a melhor opção para certas tarefas, as placas de vídeo da NVIDIA não oferecem, por padrão, a melhor experiência para usuário Linux. Seu driver tem código fechado, por isso, não está presente em diversas distros, demandado alguns passos extras para habilitá-lo. Enquanto isso, o usuário depende do Noveau, driver feito por engenharia reversa, consideravelmente desatualizado, subutilizando principalmente placas mais recentes.
Isso acontece porque o Noveau está presente no Mesa, uma suíte de drivers gráficos abertos adotada pela maioria das distros Linux. Por lá, também encontramos, por exemplo, drivers oficiais da Intel e AMD.
Enquanto a NVIDIA mantiver, mesmo que parte do código de seu driver fechado, a suíte Mesa dependerá dos esforços da comunidade, que utiliza de engenharia reversa, para se manter compatível com placas da marca.
A partir do recém lançado Mesa 23.3, foi incluído o NVK, um driver com melhor compatibilidade com placas GeForce mais recentes, como a série RTX, incluindo suporte a Vulkan, por ora, na versão 1.0. Dessa forma, usuários NVIDIA terão uma experiência de instalação mais agradável em distros Linux que manterem a suíte gráfica atualizada. De toda forma, quem quiser aproveitar todo o potencial, ainda precisa instalar o driver proprietário.