Mesa Driver 20.2.0 é lançado oficialmente

A versão mais recente do Mesa Driver foi lançada, com várias melhorias e correções de bugs (como de costume), e trazendo algumas pequenas novidades.

O anuncio foi feito pelo dev Dylan Baker, em uma lista de anúncios no list.freedesktop, depois de um período em que ele tirou para umas férias, e que agora está de volta ao “escritório” , assim pretendendo lançar releases regulares da série 20.2 do Mesa Driver.

Ele também alertou que é bom esperar o primeiro bug fix release, como o Mesa 20.2.1, para que se possa já ter as famosas “correções e otimizações” no código do projeto.

As novidades vão de suporte para novas extensões do Vulkan, novas GPUs adicionados o seu suporte, como o trabalho feito para suportar o próximo RDNA 2 da AMD (conhecido como gfx10.3, expansão do GLES 3.2 e do OpenGL 4.5 para suportarem o LLVMpipe, além de trabalharem dos drivers Panfrost para as GPUs Mali.

A grande novidade ficou por parte do compilador de shaders ACO (da Valve) e que agora estará ativado por padrão para o driver RADV Vulkan, trazendo uma jogabilidade muito mais suave e uma melhora na taxa dos fps para quem tiver GPUs AMD mais modernas.

Para conferir a lista completa no GitLab do projeto, você pode acessá-la aqui.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

2 Curtidas

Ótima noticia, estaria incluso no kernel 5.8?

Creio q isso vai depender mais da distro do q o Kernel viu.