Mesa digitalizadora(Deco Fun) não funciona no Pop!_OS 24.04 LTS

Instalei o Pop Os na minha máquina mas o driver oficial da minha mesa digitalizadora não funciona, tentei arrastar o ponteiro do mouse e clicar com a mesa digitalizadora mas não funciona, testei o driver oficial e o OpenTabletDriver, quando chego com a ponta da caneta perto da mesa digitalizadora o led dela acende o que dá a entender que a mesa digitalizadora funciona normalmente, já usei a mesa em outras distribuições com Xorg anteriormente e funcionava bem, estou tentando fazer funcionar no Pop OS porque é a primeira distro com Wayland que funciona bem no meu PC(tirando esse problema claro), não cheguei a testar minha mesa digitalizadora em outras distros com Wayland por que sempre crashavam muito antes de eu ter disposição pra testar a mesa, então não posso afirmar se Wayland tem algo haver com esse problema, mas uma coisa que todas as distros que usei essa mesa tinham em comum, é que elas usavam Xorg.

Pelo pouco que você falou, tem duas possibilidades:

• O driver só presta mesmo com Xorg, e você terá de usar Debian + alguma DE com X11 para poder ter paz, sabendo que futuramente terá de ir pro XLibre caso não consiga fazer funcionar em Wayland;
  • O driver não funciona específicamente no Pop!_OS.

Como você não nos informou qual é o seu hardware (rode o comando fastfetch ou neofetch no terminal, tire um print e mande) são somente essas as duas coisas que me vêm a mente.

Particularmente, não sei quanto tempo o X11/Xorg irá durar, e se o XLibre continuará existindo com quase todo mundo entrando no trênzinho da alegria do Wayland. Eu acredito que no futuro os programas em si só terão suporte ao Wayland, e quem não usar vai ficar de fora. E do systemd também. Vai aumentar de Gnu/Linux para Systemd/Gnu/Linux/Wayland. Sendo assim, desejo sorte e que consiga achar uma forma de fazer funcionar no Wayland.

Sugiro testar outra distro, talvez Fedora com Plasma Wayland, se tiver drivers disponíveis para sua mesa digitalizadora. Ou, baixar um sistema Debian com algum ambiente de trabalho que seja não-wayland (MATE, Cinnamon, Xfce).

Ah, tem mais uma coisa. O ambiente de trabalho (desktop environment) que vem no Pop!_OS 24.04 foi recentemente construído do zero usando uma linguagem de programação alternativa chamada Rust que tem sido tanto louvada quanto criticada, e não posso garantir que isso não vá atrapalhar nos drivers. Eu testei o COSMIC (a nova DE do Pop) por aqui e não gostei da workflow, e ainda tem o problema de os indicadores dos sliders ficarem fora do lugar. Talvez esteja melhor na versão 26.04.

Em distros mais amigáveis como Linux Mint não chegou a testar?

Opa amigo, obrigado pelo tempo, mas troquei pro Fedora Workstation 43 e tá funcionando de boa, significa que provavelmente o problema é com o Pop_OS mesmo já que o Fedora 43 também usa Wayland por padrão, vou ficar de Fedora mesmo até eles arrumarem esse problema.